Vermes De Gatos Passam Para Humanos?

Tempo de leitura: 4 minutos

vermes gatos passam humanosAfinal, vermes de gatos passam para humanos? Nesse artigo você verá se existe a possibilidade de verme de gato em humanos

Índice da Matéria ‘Vermes De Gatos Passam Para Humanos?’

  1. Verme de gato em humanos
    1. Verme de gato em humanos: Lombriga
    2. Verme de gato em humanos: Ancilostomíase
    3. Vermes de gatos que passam para humanos: Teníase
    4. Verme de gato que passa para humanos: Dirofilariose

Os gatos podem transmitir doenças para os humanos e essas doenças são chamadas de zoonoses.

Para evitar com que elas aconteçam, é fundamental que o responsável tenha uma rotina de cuidados com seu gato, para evitar com que elas ocorram.

Diversas zoonoses estão presentes, hoje, vamos comentar especificamente a respeito dos vermes de gatos que podem passar para humanos, pois é muito comum as pessoas pesquisarem por termos aqui no site como “vermes gatos passam humanos”, “Verme de gato em humanos” ou “verme de gato passa para humanos”, então resolvemos falar sobre o assunto.

Dentre os vermes de gatos que podem passar para humanos estão presentes a lombriga, tênia e dirofilariose ganhando destaque como os mais conhecidos.

  • As verminoses podem ser fatais, tanto para humanos quanto para gatos.
  • Vale lembrar que esses tipos de vermes, não são adquiridos apenas pelo contato com os gatos.

Conteúdo VIP

Vermes De Gatos Passam Para Humanos?

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Verme de gato em humanos

Vamos comentar a respeito sobre alguns dos vermes de gato que podem passar para humanos. Todas as doenças podem ser prevenidas com a questão de higiene e cuidados básicos, vamos conferir?

Verme de gato em humanos: Lombriga

As lombrigas são responsáveis por ocasionar distúrbios no sistema digestivo, principalmente na porção do intestino, onde elas se reproduzem e realizam a infestação.

Para o responsável ser contaminado, ele precisa ingerir as fezes contaminadas com os ovos das lombrigas. Com a ingestão os vermes começam a se multiplicar e os sinais clínicos começam a aparecer.

  • A doença é mais comum de ser vista em crianças, que principalmente brincam em locais públicos e acabam levando as mãos sujas para a boca.

Leia Também: Como Fazer Seu Gato Viver Até Duas Vezes Mais Tempo

Verme de gato em humanos: Ancilostomíase

A doença faz com que esse nematódeos eliminem suas larvas pelas fezes dos gatos, a infestação acontece principalmente no intestino delgado. A contaminação para os humanos ocorre pelas fezes, quando o contato da pele é feito no local contaminado com fezes.

  • A doença ocasiona lesões na pele, sendo conhecida principalmente por larva migrans cutânea.

Vermes de gatos que passam para humanos: Teníase

Você sabia que a tênia pode ser transmitida até pelas pulgas? A infecção pelas tênias ocorre quando o gato ingere o conteúdo contaminado com os ovos do verme. Eles começam a se multiplicar no intestino e então o quadro da doença começa.

  • A teníase também é mais comum de ocorrer em crianças, principalmente pelo não cuidado ao levar as mãos sujas para a boca.

Leia Também: Afinal, Qual é A Melhor Ração Para Gatos?

Verme de gato que passa para humanos: Dirofilariose

A dirofilariose é conhecida como o verme do coração, ela ocorre principalmente em áreas que contenham praia.

A doença se inicia com a picada de um mosquito hospedeiro, que tem o parasita dentro de si. Os humanos nesse caso não são contaminados de maneira direta, porque é necessária a ação do mosquito para realizar a contaminação.

Para evitar a presença de vermes no seu gato, é muito importante realizar a vermifugação, que deve ser feita de maneira periódica.

Outra medida preventiva é que o seu gato não tenha contato com outros animais que estejam contaminados. E até mesmo em ambientes contaminados, como parques, praças, terrenos vazios e praias.

E acima de tudo, você responsável deve ter cuidado, principalmente ao manusear as fezes do seu gato ou até mesmo ao entrar em contato com ambientes que possam estar possivelmente contaminados.

É muito importante tomar todos os cuidados possíveis com a saúde do seu gato, isso tanto pelo bem estar do dono quanto pelo bem estar dos nossos filhinhos de 4 patas.

Além de tudo que vimos aqui também é importante se atentar a outros aspectos. Por exemplo, sabia que existem diversas doenças que nós mesmos causamos em nossos gatos sem querer?

Veja esse vídeo para saber quais são as 07 principais doenças em gatos causadas pelos donos sem querer e como evitar que isso aconteça.

Bem, espero que esse artigo tenha ajudado a todos que pesquisam por termos como “Verme de gato em humanos“, “vermes gatos passam humanos“, “verme de gato passa para humanos” e “vermes de gatos podem passar para humanos“.

O que mais você gostaria de ver aqui no site? Deixe nos comentários ou nos mande um e-mail!

Abraço!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *