Sinais Básicos De Que Seu Gato Está Saudável – Quais São Eles?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você consegue identificar quais são os sinais básicos de que seu gato está saudável? Neste artigo você saberá quais são e o que significam.

Sinais básicos de que seu gato está saudável - Quais são eles?

Sinais básicos de que seu gato está saudável, veja quais são eles?

Sinais Básicos De Que Seu Gato Está Saudável – Quais São Eles?

Ter paixão por gatos não é para qualquer um, apesar de muitas pessoas terem gatos. Afinal, os gatos precisam do nosso amor, de segurança, carinho, espaço, comida e água fresca, vistas periódicas ao veterinário e de compreensão.

Veja também: Como Ter Um Gato Ter 14 Vidas?

É imprescindível entender os gatos para saber quais são os sinais básicos de que seu gato está saudável. Há sinais simples que denotam saúde nos felinos e, sinais que indicam que seu gato precisa de mais observação, talvez até de um médico veterinário.

Caso você seja um recém-pai de gato ou ainda não tenha noção desses sinais. Esse artigo vai elucidar cada um deles para que você possa fazer uma análise e observar seu gato mais de perto.

Orelhas e focinho limpos

As orelhas do seu gato não devem apresentar sujeiras, machucados, odores ou desgastes na pele ou no pelo.

Sinais Básicos De Que Seu Gato Está Saudável – Quais São Eles?

Os gatos são extremamente limpos e para tanto, não podem apresentar sujeiras nessas áreas. Porque isso é sinal de que algo está errado, desde pulgas ou até mesmo otite – leia mais nesse artigo.

Como disse acima, os gatos são limpos. Por isso os focinhos também devem estar limpos. O focinho de um gato saudável não deve apresentar machucados e desgastes.

Se os gatos apresentarem espirros ou corrimentos em excesso é sinal de que precisa de um veterinário, procure um de emergência.

Olhos brilhantes

Os gatos têm os olhos mais lindos do reino animal, mais lindos que os nossos olhos. Eles devem estar sempre alertas e não podem demonstrar sombras e manchas na parte colorida.

Sinais Básicos De Que Seu Gato Está Saudável – Quais São Eles?

Em razão disso o excesso de secreções ou sujeira em volta dos olhos podem ser sinais ruins. Além do mais, a terceira pálpebra não pode ficar visível de forma alguma.

Peso Ideal

Os gatos, assim como nós, devem estar no peso ideal. Porque estar obeso ou abaixo do peso pode ser prejudicial à saúde ou indicar que há alguma doença.

Sinais Básicos De Que Seu Gato Está Saudável – Quais São Eles?

Portanto, você precisa conversar com o veterinário de sua confiança sobre o peso ideal para o seu gato.

Ele deve ver informações sobre idade e porte, posteriormente indicará qual a melhor dieta para seu gato manter o peso ideal. Veja aqui qual é a melhor alimentação para o seu gato.

Pele e pelo saudável

Idealmente os gatos devem apresentar pelos brilhantes e macios, pois isso é um sinal de saúde e nutrição.

Sinais Básicos De Que Seu Gato Está Saudável – Quais São Eles?

Por isso, você deve verificar se tem sarnas, manchas vermelhas, falhas na pelagem ou sinais de carrapatos e pulgas.

Batimentos cardíacos e temperatura corporal

A temperatura corporal de um gato adulto deve estar na média de 37°C. Enquanto os batimentos cardíacos precisam obrigatoriamente variar entre 110 e 240 por minuto.

Bom apetite

Os hábitos alimentares de um gato dizem muito sobre a sua saúde. Porque isso permite que você saiba qual quantidade de ração que seu gato come diariamente. Assim, quando houver excesso ou perda de apetite você saberá, o mesmo acontece com a água. (Veja aqui os 6 sinais que indicam que seu gato precisa beber mais água)

Sinais Básicos De Que Seu Gato Está Saudável – Quais São Eles?

Rotina e comportamentos dentro do padrão

Verifique se seu gato está urinando e defecando regularmente, tenha a base do seu tempo de cochilo, observe se ele está brincando e observando a vida externa. Então, se tudo estiver normal, ótimo. Seu gato está saudável.

Pulo do gato

Você conhece seu gato e sabe que um gato saudável é feliz, alerta e brincalhão. Portanto qualquer mudança no seu comportamento pode significar um problema de saúde.

Além disso, recomendo que faça check-up de ano em ano, para ter certeza de como anda a saúde do seu gato.

Sinais Básicos De Que Seu Gato Está Saudável – Quais São Eles?

Aliás, você sabia que pode estar causando 7 doenças em seu gato? Existem 7 doenças de gato que são causadas pelos donos, mesmo sem saber o que está acontecendo.

Veja essa apresentação para saber como evitar que essas doenças acometam seus gatos.

Clique em Share e compartilhe este post em seu Facebook e deixe seu comentário.

Obrigada por ter lido e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *