Sarna Em Gatos: Tratamento Caseiro

Tempo de leitura: 9 minutos

sarna em gatos tratamento caseiro
Sarna em gatos: tratamento caseiro

Índice da Matéria “Sarna em Gatos: Tratamento Caseiro”

  1. Sarna em gatos: tratamento caseiro
  2. Tratamento de sarna em gatos – Entenda o que é Sarna
  3. Como detectar os Sintomas para um futuro tratamento de sarna em gatos
  4. Sarna em gatos: tratamento caseiro – Tipos de sarnas
  5. Sarna em gatos: tratamento caseiro – Aplique o Remédio caseiro para Sarna em gatos
  6. Sarna em gatos: tratamento caseiro – Funciona?

Sarna em gatos: tratamento caseiro

Quando o assunto é sarna em gatos tratamento caseiro é o que muita gente procura e também nos pergunta. Por isso trataremos aqui como tratar sarna em gatos.

É fato que a sarna é uma das doenças mais comuns que o seu gato pode sofrer. E, antes de começarmos a falar do tratamento de sarna em gatos, é importante que você saiba o que é a sarna.

Tome cuidado, pois seu gato pode ter pego algo parecido e o tratamento pode ser outro. Por isso, independente de qualquer coisa, tenha em mente de que esse é um artigo para se informar, mas é de extrema importância que você consulte um médico veterinário, pois somente ele conseguirá detectar o problema com precisão e também receitar o tratamento de sarna em gatos adequado, ok ?

Hoje aqui nesse artigo vamos ajudar você como descobrir se seu gato está com sarna e mostrar também o melhor tratamento caseiro para sarna em gatos enquanto você ainda não conseguir levar seu bichano ao especialista. Vamos lá?

Para ficar mais fácil, vou fazer um passo a passo sobre tratamento para sarna em gatos:


Tratamento de sarna em gatos – Entenda o que é Sarna

tratamento de sarna em gatos
Tratamento de sarna em gatos

É uma doença, na qual os ácaros acabam se instalando na pele do gato com sarna, e chegam a provocar infecções muito irritantes e incômodas, além de sintomas como coceira, urticária, descamação da pele, e mais alguns outros. É um problema epidérmico muito contagioso e esses ácaros podem acabar se propagando entre os animais com bastante facilidade.

Até se você tiver mais de um animal, é importante ficar atento, pois se ele estiver com sarna, as chances de transmitir para o outro animalzinho é bem grande.

Por este motivo, no caso de sarna em gatos tratamento rápido e o quanto antes é realmente recomendável, pois assim conseguiremos garantir o seu bem-estar, felicidade e saúde, além de prevenir que ele acabe contagiando outro bichinho. E saiba que para sarna em gatos tratamento caseiro pode ser eficaz como uma medida de emergência.


Como detectar os Sintomas para um futuro tratamento de sarna em gatos

Gato com sarna: sintomas e tratamento para sarna em gatos
Gato com sarna: sintomas e tratamento para sarna em gatos

Os sintomas de um gato com sarna são fáceis de reconhecer e provocarão mal-estar em seu bichano. Caso seu felino esteja com sarna, você vai que ele se coça e também esfrega suas orelhas de forma constante para tentar evitar o incômodo e se aliviar.

Além de observar o comportamento e reações dele, tente observe também se a pele do felino está com alguma diferença.

Em todo caso de gato com sarna o sintoma principal é a coceira exagerada, principalmente na cabeça e nas orelhas, lembrando que as partes quentes do animal são as mais atingidas, mas não é o único sintoma, veja quais são os outros sintomas da sarna em gatos:

  • Queda de pelo: pela quantidade de coceira e ainda lembrando que a doença atinge a derme do animal, é comum a perda de pelo nos locais que mais ataca a sarna;
  • Feridas: devida a grande quantidade de coceiras que o animal tem, inicia uma onda de feridas e crostas pelas áreas mais afetadas pela sarna. É um grande indício de que será necessário um tratamento de sarna em gatos;
  • Vermelhidão: novamente lembrando que é uma doença grave que atinge a derme, causando uma irritabilidade onde ficará vermelho, como se estivesse coma alergias;
  • Inquietude: devido ao incomodo que a doença causa é perceptível que o animal não fique acomodado em nenhuma posição, estando o gato com sarna o tempo todo inquieto.

Sarna em gatos tratamento caseiro – Tipos de sarnas

Dos tipos mais frequentes de sarnas em gatos a mais fácil de encontrar é a notoédrica, que atinge unicamente os felinos.

Mas é comum também encontrarmos a sarna otodéctica, queiletielose e demodécia (mais costumeira em cães, mas pode contagiar gatos que vivam com cachorros que estão contagiados com esse tipo de sarna).

(Só um addendum extra aqui. Nesse artigo explicamos como que no caso de sarna em gatos tratamento caseiro pode ser usado. Mas nós também damos diversas outras dicas exclusivas de saúde em nossa lista VIP de e-mails. Vale a pena conferir…)

Conteúdo VIP

Sarna Em Gatos: Tratamento Caseiro

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Sabendo agora os tipos de sarna, vamos ao tratamento para sarna em gatos.

Sarna em gatos tratamento caseiro – Aplique o Remédio caseiro para Sarna em gatos

remédio para sarna em gatos
Remédio para sarna em gatos

É importante que você comece a combater a sarna o quanto antes, para que seu animal sofra menos. Vou elencar abaixo uma série de tratamentos caseiros para sarna em gatos que podem servir de alternativa enquanto por qualquer motivo você ainda não tiver conseguido levar o gato com sarna ao veterinário: 

  • Vinagre branco: é bastante eficiente na cura para a sarna em gatos por conta do seu teor ácido. Isso irá ajudar a acabar se livrando do restante dos ácaros no ouvido do animal. É um ótimo tratamento caseiro para sarna em gatos.
  • Óleo de milho: é um tratamento de sarna em gatos que vai atuar contra os ácaros de maneira eficaz, ajudando assim a amenizar a coceira. As propriedades do óleo de milho são ótimas para combater a sarna, você deve pegar o óleo e fazer uma massagem em seu felino. Dentro das primeiras semanas vai perceber um grande diferença.
  • Azeite de Oliva: ele irá hidratar e também reduzir bem os comichões e desconfortos nas áreas afetadas do gato com sarna. Deve-se observar quais são as zonas mais sofreram danos e efetuar a aplicação de algumas gotas de azeite de oliva nesses locais. Após fazer isso deve-se massagear o local, assim fará com que a substância penetre melhor na pele.
  • Shampoo especializado: A compra de cosméticos especializados pode prevenir e diminuir os sintomas da sarna no seu felino;
  • Óleos calmantes: devido a irritação na pele, esses óleos podem desacelerar o efeito da doença e ajuda na proteção da pele do animal, podendo ser substituído pelo ácido bórico (também possui propriedades antisséptica);
  • Sabão antibacteriana: o sabão vai eliminar as bactérias causadoras da sarna no gato, mas ressaltando que não em 100%, pode ser substituído por vinagre principalmente o branco e o de maça.

Observação importante sobre o tratamento de sarna em gatos e remédio para sarna em gatos

Lembre-se de não misturar os tratamento de sarna em gatos. Caso você o faça tente fazer com um espaco de uns dois dias. No caso do bichano vir a ter sarna novamente, é melhor que você aplique constantemente um dos tratamentos caseiros para sarna em gatos que foram supracitados.

Assim fica mais difícil do bichano contrair sarna novamente.

Entendido todos os tópicos sobre como tratar sarna em gatos, já falamos também sobre remédio para sarna em gatos, então vamos a conclusão que podemos tirar de tudo isso.

⇒ Leia também:  Como Educar Um Gato

Sarna em gatos tratamento caseiro – Funciona?

Como tratar sarna em gatos
Como tratar sarna em gatos

Será que no caso de sarna em gatos tratamento caseiro pode ser eficaz? Ele realmente pode nos ajudar, mas é bom não dependermos só disso. É só fazermos a seguinte analogia: isso é a mesma coisa que tratarmos uma gripe sem remédios, ou ainda se diagnosticar sem médico.

Para deixar mais explicado, se fosse uma criança com uma doença qualquer, você levaria no médico ou usaria o que a vizinha diz que é bom?

A resposta e óbvia, mas ainda existem muitas pessoas que não fazem um acompanhamento veterinário em seus felinos.

No caso de sarnas em gato tratamento caseiro pode ser usado como uma ajuda enquanto o veterinário não dá o diagnóstico, depois ele deve avaliar o que deve ser implementado como tratamento, com ele inclusive podendo recomendar algo do que citamos aqui.

Lembrando que um animal precisa de muito cuidado, e é muito importante que nós, donos de gatos, saibamos os sintomas das principais doenças e males que afetam os nossos bichanos.

Somente dessa forma podemos identificar doenças e outros males cedo, conseguindo dar o tratamento correto e evitando assim a morte desnecessária dos nossos filhinhos de 4 patas que amamos tanto, certo? 😉

Para saber como prevenir doenças, saber como identificar as principais doenças e sintomas dos felinos e também como evitar um erro terrível cometido por diversos donos de gatos, recomendo que clique aqui e assista ao vídeo que explica tudo isso, e também fará com que seu gato tenha mais saúde para viver uma vida longa ao seu lado.

Conclusão

No mais, com relação a sarnas em gato tratamento caseiro deve ser usado nos termos que explicamos aqui. O melhor é buscar uma orientação veterinária para tratar o gato com sarna e também saber qual remédio para sarna em gatos é o mais adequado ao tratamento do animal.

 

1 comentário


  1. Bom dia!
    Estou fazendo o tratamento com vinagre branco já faz uma semana e foi ótimo optei por esse tratamento por que o gato é de rua e eu já havia pago para castrar e quando a veterinária me falou desse problema não tinha mais dinheiro para comprar o remédio que ela havia passado. Muito obrigada pela matéria ajudou bastante e o gato está muito melhor.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *