Rotina De Cuidados Com Seu Gato

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

Assim como nós, os nossos bichanos precisam ter uma rotina de cuidados necessários, para serem saudáveis por muito tempo e também para prevenir qualquer tipo de emergência.

Alguns desses cuidados muitos de vocês já devem ter noção, que inclui consultas no médico veterinário, vacinação, controle de parasita, consulta com especialistas, alimentação adequada e também, proteção contra qualquer acidente.

Se você quer saber se está fazendo tudo certo, ou se deseja mudar alguns cuidados da rotina do seu bichano, continue lendo!

Por que preciso levar meu gato ao veterinário?

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

A resposta é muito simples, quando os gatos atingem a idade adulta, é fundamental que eles realizem um exame completo, para saber se sua saúde está em dia, pelo menos uma vez ao ano.

É normal que os gatos filhotes realizem idas mais rotineiras ao veterinário, devido aos protocolos de vacinação e controle parasitário, esse processo dura até mais ou menos os 4 meses de idade.

Quando o gato se torna um paciente geriátrico, as idas necessitam ser mais frequentes, duas vezes ao ano! O seu gato terá a faixa de idade entre 8 e 9 anos, é muito importante essa frequência porque:

  • Gatos mais idosos são mais predispostos a terem doenças e quanto antes forem identificadas, melhor será para fornecer o tratamento adequado

E não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças levar o seu bichano ao veterinário, é provável que ele peça exames básicos como de sangue, ultrassom e exames para monitorar o coração.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Sinais de que seu gato pode estar doente

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

Você como tutor, conhece o seu gato melhor do que qualquer pessoa, isso indica que você tem a capacidade de observar se ele está tendo comportamentos normais ou não.

Para te ajudar, aqui vai uma lista de comportamentos que pode indicar que seu bichano não está tão bem:

  • Redução da alimentação
  • Atividade reduzida
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Urinais com mais ou menos frequência
  • Tosse e espirros
  • Secreção nos olhos, ouvidos ou nariz
  • Perda excessiva de pelos
  • Coceira em excesso
  • Emagrecimento
  • Claudicação
  • Rigidez

Caso você perceba qualquer um desses sinais e se eles estiverem muito exuberantes, não deixe de consultar o seu veterinário.

Assista também a esse vídeo completo clicando aqui para conferir 7 doenças que é comum que os próprios donos estejam causando em seu gato sem querer e como evitar que isso aconteça.

Protocolo de vacinação em gatos

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

A vacinação é essencial para estimular o sistema imunológico contra uma infecção, antes de ter a exposição à doença.

E podemos garantir, os gatos estão sujeitos a terem várias enfermidades como panleucopenia e herpesvírus, entre outras doenças!

O protocolo de vacinação inicialmente é preciso fazer a primeira, segunda e terceira dose, após isso, o seu bichano fará um reforço anual. Porque após um ano o gato já consegue criar mais imunidade durante esse período.

Vale lembrar, sempre consulte o médico veterinário para escolher o melhor protocolo de vacinação, dependendo da região, as vacinas podem ser diferentes. A nossa dica extra de cuidado é:

  • Cuidado com as vacinas nacionais, infelizmente muitas não são armazenadas corretamente e qualquer um pode vende-las. Consulte o médico veterinário.
  • Cuidado extra com a aplicação de vacinas, ela deve sempre ser feita por um profissional – médico veterinário; porque podem ocorrer formação de tumores quando a vacina é aplicada de forma incorreta

Controle de parasitas

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

A lista de parasitas internos e externos que podem infectar os bichanos é bem grande, eles interferem na absorção de nutrientes essenciais, fazendo com que o gato se sinta prostrado, além de provocar grande desconforto.

O controle parasitário também é simples, podendo ser feito com vermífugo e com o auxílio do Médico Veterinário, para escolher o melhor protocolo para o seu bichano.

Higiene bucal dos gatos

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

Nossos bichanos também precisam estar com a saúde bucal em dia, afinal, os dentes são fundamentais para a alimentação.

E você, pode ajudar a manter os dentes e a gengiva do seu bichano em boas condições, fornecendo alimentos de qualidade e também, escovando os dentes, com uma dedeira e também pode associar outros produtos de limpeza para evitar a formação de placas.

Existem veterinários que são especialistas na área de odontologia, eles também podem verificar como estão as condições da boca do seu gato.

Vale lembrar, todos os cuidados são ótimos, porque a formação da placa, posteriormente forma o cálculo dentário que progride para inflamação da gengiva, fazendo com que os dentes fiquem mais moles e todo esse processo é dolorido e incomoda muito na hora de se alimentar.

Para complementar esse tópico leia também os artigos Os Dentes do Gato e Como Evitar Doenças Bucais? e Mau Hálito Em Gatos – Causas E Como Evitar A Halitose.

Higiene geral dos gatos

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

Cuidados diários com a escovação são bem importantes, porque é comum que os gatos acabem soltando bastante pelo, se a escovação é rotineira, essa frequência reduz.

Além de que, a escovação faz com que o seu gato ingira menos pelo, que predispõe a formação das indesejáveis bolas de pelo.

As orelhas do seu gato devem ser verificadas rotineiramente quanto à limpeza. Se sujeira e cera se acumularem nos ouvidos, eles podem abrigar organismos que podem levar à infecção. 

Seu veterinário pode limpar as orelhas do seu gato com segurança e também, te ensinar como ela deve ser feita de forma correta. 

Gatos saudáveis ​​raramente precisam de banho. No entanto, se for necessário tomar banho, somente xampus para animais aprovados para uso em gatos devem ser usados.

Os gatos podem ter riscos domésticos?

Rotina De Cuidados Com Seu Gato

Sim e diversos riscos podem estar presentes na sua casa e talvez você nem saiba! Acidentes domésticos acontecem bastante.

O mais comum de pensarmos são as varandas ou janelas, principalmente para aqueles que moram em apartamentos ou casa com vários andares, elas precisam ser teladas, para evitar riscos de quedas!

            Os outros perigos são:

Todos esses produtos devem ser mantidos em locais que o seu gato não tenha acesso!

E caso ele acabe entrando em contato com qualquer uma dessas substâncias, tire uma foto ou leve o produto junto com você ao veterinário.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *