Remédios Caseiros Para Vômitos Em Gatos

Os gatos não costumam vomitar facilmente, então quando isso ocorre acaba gerando preocupação em seus tutores.

Por exemplo, o vômito pode estar associado a alguma mudança na dieta, alergia alimentar ou alguma doença sistêmica.

Comer muito rápido também faz com que seu gato vomite – nesse caso, é chamado de regurgitação, porque o alimento não foi digerido. E, é claro, existem bolas de pelo que também podem ser vomitadas.

Por fim, em casos mais sérios, o vômito pode acontecer em casos de envenenamento. Culpados não faltam, né?

Caso o seu gatinho esteja vomitando muito, é uma boa ideia consultar o seu veterinário para garantir que não haja problemas de saúde.

Porque, como comentamos, não é normal um gato vomitar, eles não possuem essa tendência, exceto quando se trata de bolas de pelo.

De qualquer maneira, é melhor descobrir o que está causando o vômito e procurar soluções. Para te auxiliar, vamos dar algumas dicas de remédios e soluções caseiras. 

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Remédios Caseiros Para Vômitos Em Gatos

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Jejum e uma dieta branda

Remédios Caseiros Para Vômitos Em Gatos

Quando o bichano acaba de vomitar não é ideal fornecer água e comida nesse momento.

O estômago ainda está irritado e muito sensível, então provavelmente o que mais ele comer não vai parar no estômago. É indicado que haja um período de jejum para evitar com que o vômito aconteça novamente, assim o estômago irá descansar.

Se o seu gatinho não vomitou mais em duas horas, você pode fornecer um pouco de água! É indicado que o seu gato se mantenha hidratado e bem nesse período, porque o vômito é algo que desidrata muito os bichanos.

Quando seu gato não estiver vomitando depois de consumir líquidos, você pode oferecer-lhe uma dieta branda.

Alimentando-o com frequência utilizando pequenas quantidades de comida. Por exemplo, pode cozinhar um pouco de frango fresco ou perguntar ao seu veterinário sobre uma dieta prescrita que vale a pena tentar.

  • Nesse caso é mais indicado quando o gato vomita uma única vez, pois se ele estiver vomitando mais vezes esse procedimento não é indicado!

Comece dando uma pequena quantidade de comida, esperando uma hora para ver se há algum vômito e depois dando um pouco mais.

Em seguida, você pode continuar fornecendo pequenas quantidades da dieta branda a cada três ou quatro horas.

Faça isso nas primeiras 24 horas, trabalhando para diminuir lentamente a frequência das refeições e aumentar a quantidade de alimento fornecido.

Você pode alimentar essa dieta branda por dois dias antes de reintroduzir lentamente a dieta usual do seu gatinho.

É só misturar a alimentação que ele come todos os dias com essa dieta mais leve! E se o seu bichano estiver tolerando todo esse processo sem vomitar já é um ótimo sinal.

Reduzindo as bolas de pelo em gatos

Remédios Caseiros Para Vômitos Em Gatos

Gatos vomitando bolas de pelo já causam bastante preocupação, mas existem soluções que você pode seguir para ajudar a diminuir a frequência desse tipo de vômito.

A primeira delas é escovar o seu gato diariamente, para reduzir o excesso de pelo que ele pode engolir enquanto está se limpando.

A segunda dica é colocar azeite no alimento, uma colher de chá por dia já é suficiente.

Isso ajuda na digestão e faz com que os pelos fiquem mais aderidos no alimento e saiam nas fezes, ao invés de vomitar.

Como alternativa, você pode tentar uma colher de chá de manteiga derretida adicionada a comida do seu animal de estimação, que servirá ao mesmo objetivo do azeite, mas nesse caso é menos saudável.

Remédios naturais para vômitos em gatos

Remédios Caseiros Para Vômitos Em Gatos

A nossa última opção é utilizar ferramentas naturais que você pode testar quando o seu gato estiver vomitando.

A primeira delas é usar a catnip – a plantinha para gatos. Ela ajuda a acalmar o estômago do bichano, e tem outras ervas que ajudam nesse tratamento.

  • Se você gosta de terapias naturais e alternativas, converse com um médico veterinário que trabalhe nessa área para te auxiliar melhor.

Também são recomendadas outras opções naturais, como kefir, essências florais de Bach e remédios homeopáticos. Mais uma vez, é melhor trabalhar com um veterinário se você quiser experimentar novos tratamentos.

Saiba quando levar o seu gato ao veterinário

Remédios Caseiros Para Vômitos Em Gatos

Se você tentou alguns remédios caseiros mas o seu gato continuar vomitando, caso haja uma piora no vômito, ou mesmo se surgirem outros sinais clínicos, tais como: letargia ou inapetência, chame o seu veterinário imediatamente para que você possa examinar e tratar adequadamente o seu gatinho.

Caso esteja sem recursos, leia o artigo Locais De Atendimento Veterinário Gratuito Ou a Preços Populares Para Gatos e leve seu bichano ao veterinário mais próximo.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *