Ração Seca, Semiúmida ou Enlatada Para Gatos: Qual A Melhor?

Tempo de leitura: 5 minutos

Ração seca, semiúmida ou enlatada para gatos: qual a melhor?Ração seca, semiúmida ou enlatada para gatos: qual a melhor? 

Índice da Matéria ‘Ração Seca, Semiúmida ou Enlatada Para Gatos: Qual A Melhor?’

  1. Tipos de rações para gatos
    1. Ração Seca
    2. Ração Semiúmida
    3. Enlatada
  2. Ração seca, semiúmida ou enlatada para gatos: Qual das três rações é a melhor?

Para ter uma vida tranquila, os gatos precisam de muitos nutrientes, que devem ser escolhidos cuidadosamente para fornecer a melhor dieta para seu gato. Nós já comentamos aqui que os gatos são carnívoros obrigatórios, o que significa que a sua alimentação deve conter carne associada.

Os gatos necessitam de uma série de nutrientes para ficarem saudáveis, mas todos os nutrientes em excesso não são saudáveis.

Há uma particularidade de vitaminas e minerais que são suplementados nas dietas. Outros nutrientes que não são tão importantes, podem ser suplementados pelo médico veterinário caso necessário.

Por todas essas particularidades, um dos temas de maiores dúvidas das mamães de gatinhos é sempre referente a alimentação.  E algo que nos perguntam muito é: Ração seca, semiúmida ou enlatada para gatos: qual a melhor?

Vamos lá então descobrir? 😉

Conteúdo VIP

Ração Seca, Semiúmida ou Enlatada Para Gatos: Qual A Melhor?

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Ração Seca, Semiúmida ou Enlatada para gatos: Qual A Melhor?

Tipos de rações para gatos

As rações formuladas para os gatos são divididas em secas, semiúmidas e enlatadas. A diferença entre todas elas são os níveis de água, proteína, valor calórico, sabor e digestibilidade. Vamos comentar sobre elas com mais detalhes?

Ração seca

A ração seca contém entre 6-10% de água na sua composição, essa porcentagem varia da mistura dos ingredientes que estão nela. Esses ingredientes podem ser:

  • Carne ou derivados de carne
  • Carne de aves ou derivados
  • Grãos
  • Carne de peixe
  • Fontes de fibra
  • Derivados de leite
  • Vitaminas, minerais e suplementos

Os pedaços da ração seca recebem componentes para a tornarem mais apetitosa, o que pode fazer com que alguns gatos a comam de maneira exagerada.

Ela é a preferida de muitos responsáveis principalmente pela praticidade, mas para alguns gatos ela pode ser menos saborosa comparada com as outras opções. Dependendo do tipo e da qualidade dos ingredientes ela pode ter mais dificuldade em ser digerida.

Se você gosta de utilizar a ração seca, é ideal dividi-la em porções corretas e guardá-la em um lugar seco também. A ração seca tem o prazo de validade bem grande, isso acaba sendo uma desvantagem porque o valor de algumas vitaminas pode ser minimizado.

Também é MUITO importante saber escolher a ração correta. Para te ajudar com isso fizemos um artigo que recomendo a leitura: Afinal, Qual é A Melhor Ração Para Gatos?

Ração Seca, Semiúmida ou Enlatada Para Gatos: Qual A Melhor?

Ração semiúmida

Na ração semiúmida são utilizadas carnes e outros produtos da carne, e a porcentagem de água varia na média de 35% em cada composição. Outros produtos estão presentes como cereais, grãos e muitos conservantes para manter o produto estável.

Elas são ótimas escolhas para quando o gato não está com muita vontade de comer ou então como uma comida alternativa. Mas a sua principal desvantagem é que quando aberta, não pode ser armazenada.

Isso porque o contato com o oxigênio faz com que ela se torne menos apetitosa e fique com o aspecto mais rançoso, pelo excesso de água.

Veja Também: 07 Doenças Que Donos Causam Em Seus Gatos Sem Querer E Como Evitar Que Isso Ocorra

Enlatada

As rações enlatadas possuem 75% de água, sendo ela uma ótima fonte de água. Mas ela costuma ser muito mais cara comparada com as outras rações acima, porém o preço compensa, ela é bastante apetitosa.

Vários tipos de rações enlatadas estão disponíveis no mercado, elas possuem um longo tempo de validade, mesmo quando abertas, e só devem ser refrigeradas corretamente para não estragar.

Até alguns alimentos diferenciados são colocados nas rações enlatadas como fígado, rim e outros produtos derivados da carne. A sua desvantagem é não ter tantos nutrientes que o gato necessita.

Ração seca, semiúmida ou enlatada para gatos: Qual das três rações é a melhor?

Não podemos eleger somente uma como a melhor, porque a que merece mais exclusividade sempre é a ração seca, desde que você observe toda sua composição e escolha a ração correta!

No Guia Para Um Gato de 14 Vidas (De onde eu tiro 99% das informações aqui do site para garantir a confiabilidade) é ensinado em DETALHES como desvendar os rótulos das embalagens de rações e escolher a ração correta para seu gatinho.

Caso queira saber mais pode clicar aqui.

As outras categorias podem ser dadas como opções para variar o cardápio.

Cada ração tem a sua vantagem e desvantagem, quanto mais umidade a ração tem, mais conservantes estão inseridos dentro dela, o que em excesso não faz bem para a saúde do gato.

Utilizar o excesso de rações pode predispor a obesidade além de comportamentos inadequados com a alimentação como, deixar de comer um tipo específico de alimento por querer o que agrada mais.

E nessas horas sempre temos que pensar naquilo que tem os melhores nutrientes e o que será mais saudável.

A melhor opção de alimentação que sempre recomendamos aqui é alternar entre a ração correta e alimentação natural para gatos.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito de alimentação de gatos, pode procurar um médico veterinário e descobrir qual ração e quais suplementos se encaixam para o estilo de vida do seu gato.

Espero que com esse artigo eu tenho respondido a dúvida “Ração Seca, Semiúmida ou Enlatada para gatos: Qual A Melhor?”. Qualquer outra dúvida só entrar em contato, tudo bem? 😉

Abraços,
Felipe.

Ração Seca, Semiúmida ou Enlatada Para Gatos: Qual A Melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *