O Quanto Os Gatos Dormem? Saiba Tudo Sobre O Sono Dos Gatos

Tempo de leitura: 7 minutos

quanto os gatos dormem

Quanto os gatos dormem? 

Índice da matéria ‘Quanto os gatos dormem?’:

  1. Quanto os gatos dormem?
  2. Os gatos são mesmo, noturnos?
  3. Os gatos têm as fases do sono como os humanos?
  4. Meu gato está dormindo demais?
  5. Como posso ajudar meu gato a dormir melhor?
  6. Agora que descobriu o quanto os gatos dormem, saiba como ajudá-los!

Quanto tempo os gatos dormem? Enrolados, esticados ou com as caudas fofas no rosto, ninguém pode negar que os gatos são dorminhocos profissionais!

Eles passam mais da metade do dia dormindo. Nossos amigos felinos sempre constam na lista dos animais mais sonolentos do mundo.

Quer entender mais sobre quanto os gatos dormem? Continue lendo para aprender sobre os padrões felinos e como você pode ajudar seu gato a dormir mais e melhor.

Quanto os gatos dormem?

Em média, os gatos dormem de 12 a 16 horas por dia. Primeiramente, os gatos domesticados de hoje vêm de antepassados que viveram na natureza como predadores, e esses animais tinham o benefício de poder desfrutar de boas horas de sono, enquanto os animais que eram suas presas  tinham que permanecer acordados, isso simplesmente para continuarem vivos.

O Quanto Os Gatos Dormem? Saiba Tudo Sobre O Sono Dos Gatos

Ainda assim, os padrões de sono do seu gato doméstico podem variar de acordo com sua idade e com o seu estado de saúde.

Os filhotes – assim como os bebês – precisam dormir mais. Eles dormem até 20 horas por dia, porque gastam muita energia com assimilação, aprendizado, desenvolvimento corporal e todas as brincadeiras.

Caso queira mais detalhes sobre como cuidar de gatos filhotes você também pode ler essa matéria.

Por outro lado, os gatos mais velhos começam a desacelerar por volta dos 7 anos. Com isso, precisam descansar mais, especialmente se tiverem problemas nas articulações e artrite.

Os gatos são mesmo, noturnos?

Apesar dos gatos serem conhecidos por serem norturnos e passarem muito tempo acordados durante a noite, eles são crepusculares. De modo que eles ficam mais ativos ao amanhecer e anoitecer.

O Quanto Os Gatos Dormem? Saiba Tudo Sobre O Sono Dos Gatos

 

Esse inclusive poder ser um dos motivos no caso do seu gato ter o hábito de acordar você de madrugada (você pode clicar aqui para saber como resolver isso).

Os gatos selvagens fazem a maior parte de sua perseguição por alimento à noite. Portanto, os gatos domesticados ainda têm seus instintos naturais de serem ativos nas horas do crepúsculo, mesmo que suas presas estejam somente fora de casa.

Sendo assim, os gatos são mais propensos a gastar tempo cochilando durante o dia com a intenção de conservar sua energia para caçar à noite.

Sabemos que os gatos precisam comer várias presas pequenas para se satisfazerem, por isso precisam cochilar entre as suas caçadas.

Contudo, os gatos domesticados podem (e costumam) ajustar o horário de sono de acordo com a rotina do dono – de forma que dormem mais quando estão sozinhos e dormem menos na sua presença.

Veja Também: 07 Doenças Que Todos Os Donos Causam Em Seus Gatos Sem Querer E Como Evitar Que Isso Ocorra

Os gatos têm as fases do sono como os humanos?

Os gatos progridem do sono de ondas lentas para o sono REM, como seres humanos e outros mamíferos , mas o tempo que passam em cada estágio, bem como o ciclo completo do sono, é muito menor.

Os gatos passam cerca de 6 minutos no sono REM , enquanto os humanos passam entre 90 e 120 minutos no sono REM por noite . Procure por espasmos e pálpebras para pegar seu gato sonhando.

O Quanto Os Gatos Dormem? Saiba Tudo Sobre O Sono Dos Gatos

Fora do REM, a maior parte do tempo eles estão em uma espécie de sono leve, onde seus narizes e orelhas ficam em alerta – prontos para acordar a qualquer momento para caçar ou se proteger.

Durante esta fase, os gatos podem dormir em posição ereta ou sentada, simplesmente tensionando seus músculos.

Meu gato está dormindo demais?

Gatos que possuem menos coisas para se distrair (por isso a importância do enriquecimento ambiental) ou brincam pouco, vão dormir mais por puro tédio.

No entanto, se o seu gato parece excessivamente sonolento ou letárgico quando está acordado, pode ser um sinal de um problema de saúde, como anemia ou hipertireoidismo.

Eles também podem estar com dor de artrite felina.

O Quanto Os Gatos Dormem? Saiba Tudo Sobre O Sono Dos Gatos

Os gatos também tendem a dormir mais quando estão acima do peso. Então, alimentar seu gato com uma dieta mais saudável pode aumentar sua energia e reduzir sua tendência a dormir demais.

Para saber mais sobre como evitar doenças em gatos e também sobre como alimentar melhor seu filhinho de 4 patas, assista a esse vídeo.

Ah, e não se assuste se o seu gato roncar. Alguns gatos de nariz curto, como as raças persa, himalaica e exótica de pelo curto, são propensos a roncar .

Como posso ajudar meu gato a dormir melhor?

Veja abaixo as melhores dicas:

  • Alimente seu gato com uma dieta saudável – Alimentos mais baratos tendem a conter menos nutrientes. Como resultado, seu gato será menos brincalhão e mais letárgico. Dê ao seu gato comida de melhor qualidade para garantir um sono mais tranquilo. Saiba aqui como alimentar seu gato e economizar e aqui sobre qual a melhor ração para gatos.
  • Dê ao seu gato bastante tempo de brincadeira – Gatos gostam de brincar. Se você não der a eles o que eles querem, não fique surpreso quando eles acordarem às 2:00 da manhã, arranhando seu rosto. Você pode mantê-los envolvidos durante o dia, colocando um alimentador de pássaros fora da janela. Em seguida, coloque a cama do seu gato ou o poleiro de gato na janela à noite para que ele possa se divertir enquanto você dorme. E, claro, muito enriquecimento ambiental.
  • Tome uma decisão firme sobre convidar seu gato para a cama – Se você optar por deixar seu gato dormir com você, como 62% dos donos de gatos, acima de tudo, consiga um colchão grande o suficiente e com um isolamento de movimento decente para que você não seja despertado por seu colarinho tilintando durante um sonho. Os gatos também são muito territoriais, então pense bem e tenha certeza de que deseja deixá-lo dormir com você. Depois de permitir que os gatos entrem no seu quarto, eles não vão sair sem lutar.

O Quanto Os Gatos Dormem? Saiba Tudo Sobre O Sono Dos Gatos

  • Não ceda ao miado do seu gato – Se você quer que seu gato aprenda a ficar sozinho e tranquilo durante a noite, ignore-o. Se você ceder e começar a brincar com ele, ele aprenderá que pode ganhar e se considerar o dominante na casa. Saiba mais sobre isso aqui.
  • Alimente seu gato à noite – Gatos tendem a dormir bem depois de um banquete. Se o seu gato incomodar enquanto você dorme, você pode usar uma tigela de comida cronometrada para alimentar seus instintos naturais.

Agora que descobriu o quanto os gatos dormem, saiba como ajudá-los!

A melhor forma de ajudar seu gato é entendendo sua rotina e sua personalidade. Aplique as dicas e todo o conhecimento adquirido neste artigo para dar a ele boas horas de sono.

Além disso, aqui você pode conferir de onde tiro essas dicas valiosas e ainda irá aprender a fazer alguns brinquedos para seu gato se divertir e gastar bastante energia.

O Quanto Os Gatos Dormem? Saiba Tudo Sobre O Sono Dos Gatos

E, seguindo todas essas dicas, você ainda pode fazer com que seu gato viva até o dobro da expectativa de vida esperada somente dando os cuidados corretos!

Se você gostou do artigo “Quanto os gatos dormem?”, por favor compartilhe e deixe seu comentário, faremos o possível para responder a todos e melhorar nosso conteúdo!

Obrigada por ter lido e até segunda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *