Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Neste artigo você vai entender porque os gatos olham fixamente para seus donos, seus comportamentos e o que seu olhar pode indicar.

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Nós que somos apaixonados pelos gatos, apreciamos sua personalidade, suas brincadeiras e até mesmo suas horas de cochilo diurno. Mas, existem outros comportamentos nos gatos que causam certas dúvidas nos papais e mamães de gatos.

Veja também: Como Evitar 7 Doenças Em Seu Gato Que Você Mesmo Pode Estar Causando Sem Saber.

Dentre esses comportamentos que inspiram dúvidas, está o olhar felino. Apesar de seus olhos serem lindos e das mais variadas cores, o que mais intriga nos olhos do gato é o seu olhar. A maneira como se fixa em algo como se tivesse formulando várias teorias em sua mente.

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Pois bem, para desmistificar o olhar fixo dos gatos preparei essa matéria. Sendo assim, desfrute dessa leitura e entenda esse comportamento comum nos gatos.

O olhar fixo dos gatos

Primeiramente, é válido informar que os gatos piscam muito pouco e, normalmente seu olhar indica curiosidade, carinho, medo ou alguma necessidade. Contudo, algumas pessoas referem-se a esse olhar como um mistério a ser decifrado ou até mesmo como o espelho da alma mais penetrante e assustador já conhecido.

Não esqueça de ver: Os 7 Sinais Que Seu Gato Te Ama.

Acima de tudo, o gato olha fixamente para aprender sobre você que é um ser diferente dele. Digamos que observar o seu comportamento é fascinante para os gatos. Assim como, é quase que hipnotizante olhar suas pupilas se dilatarem na medida em que a luz se altera.

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Os gatos não te olham tramando algo de ruim e, geralmente isso não faz parte de um comportamento territorial. Eles agem assim por admiração, curiosidade e amor. Talvez algo que você não saiba sobre esse olhar, é que os gatos olham fixamente para seus donos porque se sentem seguros e tranquilos.

Além disso, o olhar dos gatos pode dizer muita coisa sobre como estão se sentindo. Ou seja, se você conhece um pouco sobre comportamento felino, os olhos do gato vão te ajudar a ler e entender suas reações.

Veja também: O Que é Hiperestesia Felina?

Em resumo, o olhar somado a outros comportamentos você conseguirá saber quando ele tá se sentindo enjoado, acuado, ameaçado, confortável, seguro e pensativo sobre seu aprendizado – que por vezes, será você.

O que é o olhar felino dentro da linguagem corporal?

Os gatos são bem transparentes e, apenas com esse artigo você entenderá bastante sobre a sua linguagem corporal. Os olhos, as orelhas e a cauda permitem que você entenda o que ele está sentindo.

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Por exemplo: Se um gato te olha fixamente e está com o pelo todo eriçado, é sinal de que ele está se sentindo ameaçado e pode estar pronto para atacar. Já se no momento em que ele te olhar fixamente também estiver com a cauda e as orelhas levantadas, é um sinal claro de que ele está feliz e talvez até empolgado para brincar.

Dicas básicas:

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Continue lendo para entende porque os gatos olham fixamente para seus donos, ainda há descobertas a se fazer.

Porque os gatos olham seus donos enquanto dormem?

Como dissemos acima, os gatos são muito curiosos e tudo a sua volta pode atrair sua atenção. A curiosidade que eles têm é o principal motivo pelos quais seu gato te segue pela casa, assiste TV, ama uma caixa e ama ficar olhando da janela.

Portanto, qualquer afazer simples para você, é um acontecimento incrível para o seu gato. Como cozinhar, conversar, limpar a casa, assistir TV e até mesmo dormir.

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Tendo isso em vista, é bem provável que enquanto você dorme seu gato esteja te olhando de uma forma bem específica, como quem tenta entender o que está fazendo.

Além disso, é uma ação extremamente positiva sobre a relação do gato com seu dono. Porque isso determina que o gato ama seu dono e sente bem e seguro ao seu lado. (Veja os motivos pelos quais seu gato gosta de dormir com você)

Porque os gatos olham fixamente para seus donos e miam muito?

Esse é um caso muito comum, por isso há muitos motivos pelos quais os gatos olham e miam muito para seus donos. Um dos motivos é a fome. Mas não se engane, cada gato pede sua comida da forma que seja mais conveniente para ele.

Todavia, olhar fixamente para o dono e segui-lo por toda a casa ora miando, ora em silêncio, pode significar que ele esteja ansioso pela sua porção de comida.

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Outro motivo dos gatos olharem fixamente para seus donos e miarem exaustivamente, é a dor ou mal-estar. Eles não têm formas mais claras de dizer que estão sentindo dor. Então se perceber esse comportamento, leve-o em um veterinário imediatamente.

Veja a matéria: Como Os Gatos Demonstram Amor Pelos Donos.

Vale ressaltar que, se o seu gato faz isso quando sente dor, significa que ele confia muito em você e sabe que você irá cuidar e proteger ele do mal que está sentindo. Por fim, quando ele estiver bem, sinta-se feliz, afinal você é o humano favorito do seu gato.

Olhar fixo pode significar amor!

Por fim, você já entendeu que na maioria das vezes o olhar fixo dos gatos para seus donos indica amor e segurança. Os gatos nos dão amor e só precisam de amor e cuidado.

Todos queremos que nossos gatos tenham uma vida feliz, então veja aqui como ter um gato de 14 vidas e como fazê-lo viver bem e feliz.

Porque Os Gatos Olham Fixamente Para Seus Donos?

Depois de aprender as razões pelas quais seu gato te olha fixamente, desfrute da companhia do seu melhor amigo peludo.

Se gostou dessa matéria, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário.

Obrigada e até amanhã!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *