Por Que Os Gatos Dormem Ao Lado Do Dono?

Tempo de leitura: 5 minutos

Por que os gatos dormem ao lado do dono?

Por que os gatos dormem ao lado do dono? 

Índice da matéria ‘Por que os gatos dormem ao lado do dono?’:

  1. Por que os gatos dormem ao lado do dono?
  2. Os benefícios de gatos dormindo com você
  3. As desvantagens dos gatos dormindo com você
  4. Acredite! É bom quando os gatos dormem ao lado do dono

Não há nada que um gato goste mais do que um bom cochilo à moda antiga. Os gatos dormem entre 12 e 15 horas por dia.  Se a maior parte desse cochilo foi durante à noite, é mais provável que seu filhinho peludo se aconchegue ao seu lado, certo? Gatos adoram dormir, e com seus pais! Os gatos amam o calor e a proteção que nossos corpos trazem, mas existem outras razões para eles dormirem conosco?

Por que os gatos dormem ao lado do dono?

  • Calor – Gatos preferem dormir em lugares quentes. Eles tendem a ir em direção a fontes externas de calor para que seus próprios corpos não tenham que trabalhar tanto para se manterem aquecidos. Durante o dia, você pode ver seu gato esparramado no sol. Mas, e à noite? Não há lugar mais quente do que aconchegado ao lado de seu dono.
  • Conforto – Todos nós, incluindo os gatos, queremos estar confortáveis ​​enquanto dormimos. Nós dormimos com cobertores grandes e aconchegantes em camas macias e quentes, logo os gatos querem um pouco desse conforto!Por Que Os Gatos Dormem Ao Lado Do Dono?
  • Segurança – Gatos parecem estar constantemente no limite. Seus instintos naturais os levam a estar sempre alertas e prontos para correr, esconder ou atacar predadores em potencial. No entanto, nós podemos oferecer a eles a chance de finalmente relaxar seus corpos e mentes. Se seu gato confia em você e se sente amado, ele sabe que está protegido do perigo e pode finalmente ter uma folga!
  • Amor – Apesar dos felinos rabugentos serem os mais famosos da internet, os gatos amam seus humanos e, de fato, demonstram afeto. Seu gato ama você e quer passar tempo de qualidade com você. Os gatos gostam de dormir ao seu lado e relaxar ao ritmo do batimento cardíaco e da respiração.
  • Cheiro – Seu perfume é outra fonte de conforto. Quando sentem seu cheiro, eles relaxam e dormem profundamente. Eles também querem ronronar e amassar suas patinhas em você. Essa é a maneira deles de demonstrar afeto e reivindicar sua atenção. Se o seu gato está dormindo ao seu lado, você é, sem dúvida, um dos seus humanos favoritos. Isso é amor, gente.

Os benefícios de gatos dormindo com você

Uma pesquisa recente descobriu que, dos 300 pais de gatos participantes, aproximadamente 88% deles compartilhavam sua cama com seu gato. Outros estudos mostram que quase dois terços dos donos de gatos dormem com seus gatos.

A vantagem de dormir com seu gato pode ser óbvia. Eles são pequenos, quentes, fofinhos e vêm com uma trilha sonora embutida! Assim como o seu batimento cardíaco acalma e embala seus gatos num sono tranquilo, o ronronar deles pode acalmá-lo para uma noite de sono tranquila. Os gatos proporcionam companheirismo e amor que são difíceis de ignorar. Sua presença é calmante e um grande alívio do estresse.

Por Que Os Gatos Dormem Ao Lado Do Dono?

O convívio com os entes queridos é um instinto natural e comportamental para os gatos.  Do ponto de vista de um gato, é completamente natural dormir com os entes queridos. Durante as primeiras semanas de vida, os filhotes se mantêm unidos por calor, segurança e conforto.

Para muitos, é um hábito que eles mantêm na vida adulta escolhendo enroscar-se ao lado de seus donos para terem o mesmo companheirismo e conforto que tinham quando eram jovens. Dormir com um gato não é bom apenas para os seres humanos, é particularmente bom para a saúde e o bem-estar do gato também.

As desvantagens dos gatos dormindo com você

Há, no entanto, algumas desvantagens de compartilhar sua cama com seu gato. Os gatos podem armazenar e conduzir bactérias em suas patas provenientes da caixa de areia; bactérias que, normalmente, não teriam em sua cama!

Sabe-se que os animais de estimação transmitem parasitas e doenças, como a meningite, aos humanos com quem dormem. Embora essas ocorrências sejam raras, é importante certificar-se de que seu gato esteja saudável e com as patas limpas antes de deixá-los dormir com você.

Por Que Os Gatos Dormem Ao Lado Do Dono?

Como os gatos tendem a ser animais noturnos, compartilhar sua cama com seu gato pode levar a muitas noites inquietas. Se o seu gato quiser acordar às 3 horas da manhã e andar pela casa, você terá que deixar a porta do seu quarto aberta ou então ele vai chorar perto da porta até que ele seja libertado.

Veja Também: Meu Gato Me Acorda De Madrugada: O Que Pode Ser?

Ele também pode aproveitar esse tempo para andar em seu corpo ou se ajustar constantemente até encontrar aquela posição confortável novamente. Para evitar essa inquietação, tente brincar e alimentar seu gato antes de dormir. Isso deve deixá-lo bem e pronto para uma noite inteira de sono.

Por Que Os Gatos Dormem Ao Lado Do Dono?

Certas circunstâncias exigem um banimento total dos gatos das nossas camas. Por exemplo, os gatos nunca devem dormir com crianças menores de cinco anos e especialmente com bebês. Se você tem asma ou alergias, seu gato deve ser mantido fora de seu quarto, idealmente desde o primeiro dia. Dessa forma, ele nunca irá considerar seu quarto como parte de seu território e não terá problemas em ficar do lado de fora.

Acredite! É bom quando os gatos dormem ao lado do dono

Se o seu gato é saudável e dorme bem durante a noite, puxe as cobertas e deixe seu filho peludo entrar! O sono com seu gato, certamente irá te trazer um pouco mais de amor, conforto e paz.

Por Que Os Gatos Dormem Ao Lado Do Dono?

Mas, lembra-se é sempre importante manter a boa higiene do seu gato. Aliás as consultas com o veterinário devem estar em dia para prevenir muitas doenças e/ou até tratá-las rapidamente quando descobertas no início.  Vale ressaltar que é muito importante você respeitar as suas próprias limitações, mesmo com tanto amor pelos gatos.

Se você gostou, compartilhe em suas redes sociais, e deixe seu comentário.

Obrigada por ler e até amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *