Porque Os Gatos Arranham A Casa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Porque os gatos arranham a casa?

Porque os gatos arranham a casa? Os motivos podem te ajudar a solucionar o problema.

Índice da matéria ‘Por que os gatos arranham a casa?’:

  1. Por que os gatos arranham a casa?
  2. Exercitando as garras
  3. Hábito ou prazer
  4. Tédio ou curiosidade
  5. Comunicação com outros gatos
  6. Aumentando sua sensação de segurança
  7. Conclusão.

Alguns gatos podem rasgar os braços da cadeira com suas garras, arranhar manchas de papel de parede ou rasgar tapetes. A maioria dos gatos não causa esse tipo de dano, então por que os outros sentem a necessidade de se comportar assim em nossas casas?

Arranhar tem várias funções – uma das mais importantes é manter afiadas as armas de caça de um gato. Arranhar também deixa marcas de cheiro em um território. As secreções de suor aquoso entre as almofadas do gato deixam uma mensagem de cheiro além das marcas físicas.

Veja também: como dobrar a expectativa de vida do seu gato.

Gatos geralmente arranham ao ar livre, escolhendo árvores ou postes. A madeira é apenas a textura certa para permitir que as garras penetrem e sejam puxadas para baixo, retirando a antiga bainha da garra para revelar a ponta afiada da nova.

Se você olhar para um local de arranhões regular, encontrará esses pedaços de bainha embutidos na superfície.

Por que os gatos arranham a casa?

Pode haver várias razões pelas quais seu gato está arranhando móveis, tapetes ou papel de parede. Encontrar por que o gato está arranhando o ajudará a decidir sobre uma solução.

Porque os gatos arranham a casa? Podem ser procurando segurança, por curiosidade, tédio, instinto e até por hábito, leia para entender e descobrir porque seu gato arranha a sua casa.

Exercitando as garras

Gatos domésticos sem acesso ao ar livre ainda precisam realizar esse comportamento natural. Se nada adequado é fornecido, eles encontram algo na casa que tenha uma superfície apropriada.

Na natureza, as garras de um gato são um excelente auxiliar de escalada, bem como uma ferramenta de caça. Mantê-los afiados é obviamente essencial, mas isso pode causar um problema se for realizado dentro de casa em vez de fora.

Hábito ou prazer

Alguns gatos podem ter desenvolvido o hábito de afiar suas garras dentro de casa. Outros apreciam a textura de tapetes ou coberturas de móveis e a forma de mobiliário pode torná-lo convidativo como um ponto de rascunho. Alguns gatos parecem gostar do ato de arranhar e às vezes pode ser um precursor para ou parte de uma diversão.

Porque os gatos arranham a casa? Pode ser hábito ou prazer, observe.

Tédio ou curiosidade

Um fascínio com o papel de parede pode ocorrer depois que uma peça solta encoraja a diversão, ou um golpe acidental na parede resulta em um emocionante jogo de remoção de papel com o bônus de perseguir todas as pequenas peças que caem. Pode ter o benefício adicional que os proprietários de repente começam a tomar conhecimento e dar atenção ao gato, embora com muita raiva.

Porque os gatos arranham a casa? Eles são absurdamente curiosos, mas o tédio também pode fazer com que eles arranhem para obter distração, fique atento.

Comunicação com outros gatos

Alguns gatos vão arranhar mais quando na presença de outros gatos. Exatamente o que eles estão tentando transmitir não é bem entendido, mas este tipo de arranhão pode ser feito como uma exibição e deixar uma marca de cheiro para se comunicar com outros gatos nas proximidades.

Porque os gatos arranham a casa? Há inúmeros meios dos gatos se comunicarem entre si, perceba se o arranhão é um deles. 

Aumentando sua sensação de segurança

Quando os gatos se sentirem vulneráveis, eles tentarão esfregar seu próprio perfume em lugares proeminentes em uma sala para se sentirem mais seguros. Enquanto eles não podem recorrer a pulverização (usando urina como uma marca de cheiro), eles podem usar os aromas produzidos por arranhar para fazer isso em seu lugar. Se o gato está tentando aumentar os sentimentos de segurança, muitas superfícies podem ser riscadas, particularmente aquelas em lugares estratégicos, como bordas de cadeiras que estão mais próximas de portas.

Ah! Como é bom se sentir seguro, os gatos também amam.

Conclusão

Esses são os motivos mais comuns pelos quais os gatos gostam de arranhar a casa, é terminantemente importante para você e para eles evitar esse processo, há varias maneiras e você pode conferir no post Como evitar arranhões de gato.

Se quiser ler mais artigos como este, recomendamos que você veja essa apresentação e acompanhe o blog paixãoporgatos.com.

Peço por favor que compartilhe nas redes sociais, para melhorar a vida dos gatos, e que todos possoam doar amor e ter cuidados com esses bichinhos lindos e amorosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *