Porque Gatos Amam Entrar em Caixas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Porque Gatos Amam Entrar em Caixas?


O amor dos Gatos por Caixas

Tenho certeza de que você já viu até leões e tigres se divertindo com caixas em algum vídeo no Youtube. Mas você já se perguntou o que faz todos os felinos ficarem tão felizes com elas?

A resposta é que mesmo os mais ferozes felinos gostam de se sentir mais seguros e um espaço pequeno é mais fácil de controlar, afinal você tem controle por todos os lados.

É a sensação de estar protegido por todos os lados que eles gostam de estar em espaços pequenos e bem delimitados.

Quando pequenos eles costumam se aconchegar com a mamãe e seus irmãos pra se manter aquecidos e protegidos. É como se faz com bebês humanos, que a gente os enrola por todos os lados e eles ficam calminhos como em um passe de mágica.

Porque Gatos Amam Entrar em Caixas?

 Porque Gatos Amam Entrar em Caixas? Como explicar isso?

Para os felinos esse contato com o interior das caixas libera endorfinas, causando prazer e, ao mesmo tempo, reduzindo stress.

Também precisamos lembrar que gatos fazem seus ninhos, onde as fêmeas dão a luz e garantem proteção para os filhotes.

E repare que o amor por espaços pequenos não é exclusivo de um sexo e não faz diferença se o gato é castrado ou não. Isso é parte do comportamento e do instinto deles.

(Por isso uma dica que demos NESSE ARTIGO AQUI é acostumar seu gato a ver a caixa de transporte como uma coisa boa. Assim ele não vai dar trabalho em viagens ou consultas ao Vet).

Por vezes a caixa pode nem ter lados, mas só uma representação. Por exemplo uma marcação no chão da sua casa com fita. Essa “caixa” não vai ser tão boa quanto a real, mas pode trazer algum conforto e segurança.

Pesquisando mais fundo

Uma coisa muito interessante é que essa paixão foi estudada de perto por pesquisadores Holandeses, que deram caixas para felinos em cativeiro.

De acordo com a descoberta deles, os felinos que receberam as caixas se adaptaram muito mais rápido ao seu ambiente em comparação com o grupo que não recebeu as caixas.

A conclusão que eles tiraram disso tudo foi que os felinos com as caixas estavam super Zen, muito menos estressados porque eles tinham uma coisa simples como uma caixa de papelão para se aconchegar.

Fica a dica para todas as donas de gatos: eles precisam de caixas ou outros compartimentos para trabalhar o enriquecimento ambiental (que é algo MUITO INTERESSANTE e que aprendemos no Guia para um Gato de 14 Vidas).

Porque Gatos Amam Entrar em Caixas?

⇒ Leia também:  Descubra o Segredo dos 3 Pilares Que Podem Fazer Seu Gato Viver Até o Dobro da Expectativa de Vida Média Esperada

Buracos em tocas em lugares altos também são maravilhosos para eles. Ficar no alto traz segurança e visão de toda a região, algo que eles adoram.

Bom, sem uma caixa de verdade, às vezes um quadrado no chão pode quebrar um galho, mesmo que nem de longe vá substituir a caixa real. Não é Porque Gatos Amam Entrar em Caixas que eles vão aceitar qualquer coisa, né?

Da uma olhada nesse vídeo, veja como funciona na prática e depois conta pra a gente nos comentários como foi e se funcionou com seu peludinho!

Nesse artigo tentamos esclarecer Porque Gatos Amam Entrar em Caixas. Tem alguma sugestão pra nós? Deixe nos comentários. 😉

Photo Credits: K. Latham

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *