Por Que Os Gatos Sempre Caem Em Pé?

Por Que Os Gatos Sempre Caem Em Pé?

Muitas pessoas dizem que os gatos sempre caem de pé, mas isso é verdade?

Bem, mais ou menos.

Um fato incrível sobre os gatos, é que eles possuem um meio natural de corrigir a posição enquanto eles estão caindo, para que eles possam “pousar” em pé, pelo menos na maioria das vezes e também, isso depende muito da altura que ele irá cair.

Quer entender um pouquinho mais? Vamos explicar como isso acontece.

O reflexo de endireitamento

Por Que Os Gatos Sempre Caem Em Pé?

Na internet tem diversos vídeos de gatos caindo em câmera lenta e nesses vídeos que não ocorrem acidentes.

Geralmente vídeos de pesquisa para analisar biomecânica, é possível ver como eles ajustam o corpo exatamente para garantir que eles caiam de maneira correta.

Simplificando, o que os especialistas descobriram é que, com a ajuda da visão, e do aparelho vestibular do ouvido interno, os gatos podem descobrem no momento qual é a direção para cima e para baixo enquanto estão caindo.

Isso permite com que ele rapidamente consiga se endireitar, mesmo que no ar, antes de aterrissar, mesmo que estejam caindo com a coluna voltada para o chão.

Como os felinos fazem isso?

Graças à coluna extremamente flexível, eles podem se contorcer no ar facilmente, o que os ajuda a mudar a posição do corpo, mesmo em queda livre.

A cabeça sempre é a primeira a girar, depois toda a parte superior do corpo e por fim, o corpo gira por inteiro, para que os quadro membros fiquem voltados para o chão.

Uma vez na posição correta, o corpo do gato relaxa e se espalha, de modo que ele age como um paraquedas, fazendo com que a aceleração da queda comece a reduzir. 

Ele expõe as garras para agarrar o chão quando estiverem nele, além de manterem a coluna flexionada para facilitar o pouso.

E então, os membros ficam responsáveis por absorverem o impacto quando estiverem em contato com o chão.

  • E a cauda, como entra nessa jogada? A cauda realmente não desempenha um papel enquanto um gato está se endireitando durante uma queda. Isso significa que os gatinhos que não têm cauda ainda serão capazes de pousar em pé.

Leia Mais: E-books Falam Tudo Sobre Alimentação Natural Para Gatos Para Deixá-los Ainda Mais Saudáveis


Os gatinhos filhotes podem cair em pé também?

Por Que Os Gatos Sempre Caem Em Pé?

Sim!

E os gatos quando filhotes não aprendem a fazer isso, eles já nascem com esse instinto, já é possível observar comportamentos assim quando eles possuem 3 semanas de idade.

Claro que, o tempo irá desenvolver melhor esse tipo de habilidade.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Por Que Os Gatos Sempre Caem Em Pé?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

O gato pode ter lesões quando está caindo em pé?

Por Que Os Gatos Sempre Caem Em Pé?

Só com a descrição que fizemos, para que os gatos são invencíveis quando estão em queda, mas não se engane!

Só porque um gato tem a capacidade inata de pousar em seus pés certamente não significa que ela sempre permanecerá ilesa. 

As quedas podem definitivamente causar ferimentos, de pequenos a graves, e podem até causar a morte!

  • Não deixe que seu gato fique saltando das coisas, é preciso ter muito cuidado para evitar acidentes

Além disso, o interessante é que os gatos podem sofrer ferimentos piores devido a uma queda mais curta, porque não têm muito tempo para alinhar o corpo para uma aterrissagem adequada. 

A altura da queda pode ter um papel importante em como as pernas de um gato podem absorver o choque ao aterrissar no chão.

A melhor maneira de evitar uma lesão é garantir que o seu gatinho não caia em primeiro lugar, se ela está na sua varanda ao ar livre ou se gosta de passar algum tempo em lugares altos em sua casa.

  • Tenha os lugares com abertura sempre telados, para evitar qualquer tipo de acidente grave

Caso o seu gatinho acabe caindo, é melhor levá-lo ao Médico Veterinário, podem ter lesões que não sejam visíveis, mas sempre é melhor ter a certeza de que não há ferimentos e alterações internas mais graves.

Portanto, há um pouco de ciência e muito estudo por trás de como os felinos pousam de pé.

Você já sabia que seu gato é incrível, mas saber sobre o “reflexo de endireitamento” dele a torna ainda mais especial, não é?


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *