Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

Por que os gatos ronronam – Introdução

Todo dono de gato  já se perguntou  ao menos uma vez: por que os gatos ronronam? O ronronar é uma das característica mais  proeminente dos felinos, e os gateiros e gateiras  costumam amar o  ronrom dos seus gatinhos.

Há quem diga que o ronronar do gato é sinal de satisfação e felicidade, demonstrando como o bichano se sente acolhido com seu dono. Mas, será que é isso mesmo?

Saber porque os gatos ronronam é uma curiosidade de praticamente todos os donos de gatos.

E mais: fato é que nem todos os gatos ronronam. Se você não sabia disso, fique tranquila, nós vamos explicar para você mais à frente neste artigo. Essa é uma dúvida tão frequente entre os gaiteiros canto entender porque os gatos ronronam.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Se você também tem essa dúvida, vem com a gente agora  conferir  as curiosidades  e fatos que preparamos para você entender melhor o comportamento do seu gato.

Bichano feliz? Saiba por que os gatos ronronam 

Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

A maioria dos gatos faz um barulhinho, estranho para alguns e  amado  para outros, quando recebe um  carinho: o ronrom. E boa parte dos donos de felinos entende o ronronar como um sinal de que seu gato está saudável.

Reconhecer esse som é muito fácil, é característico dos felinos, se você tem um gatinho  provavelmente já o ouviu muitas vezes. É a trilha sonora  mais ouvida  quando pegamos nosso bichanos no colo! 

No entanto, grande parte dos donos de gatos, embora tenha as suas  convicções a respeito, não tem certeza do  porque os gatos ronronam.

E para responder essa questão explicação mais usada popularmente é que o bichano ronrona por que está feliz. E de fato, quando pegamos nosso gato no colo e ele começa a ronronar enquanto recebe carinho, é difícil não pensar nessa possibilidade.

Essa explicação não está errada. O ronrom é um som comumente associado a um momento de prazer e conforto, quando seu gatinho está feliz e se sente seguro. Por essa razão, ele ronrona no seu colo, e os filhotes costumam ronronar quando estão mamando.

Outros tipos de felinos também tem o mesmo comportamento, emitindo o som de ronronar intenso em diferentes situações na natureza, como as onças e os leopardos. 

Contudo, nem sempre seu gato ronrona porque está feliz, sabia? Portanto, é importante compreender porque os gatos ronronam em maiores detalhes. 

Entenda do ponto de vista científico

Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

O mecanismo do ronronar dos felinos ainda não foi completamente explicada pela ciência. Mas, os especialistas já conseguiram chegar a algumas conclusões sobre como funciona o ronronar dos felinos. E também sobre porque os gatos ronronam.

Mesmo a origem do ronronar dos bichanos já foi discutido amplamente. Alguns acreditavam que o barulhinho vinha do fluxo de sangue para ver a caixa inferior (veia que leva o sangue para a cavidade direita do coração). 

No entanto, as pesquisas apontaram que o ronronar se origina dos músculos da laringe dos gatos. Conforme os músculos se movem, eles dilatam e contraem a parte da laringe em torno das cordas vocais. Dessa forma, o ar vibra toda vez que o gato respira produzindo som do ronronar.

Já a forma como esses músculos são colocados em movimento pelo sistema neurológico do gato ainda não foi completamente desvendada pela ciência.

Então, porque os gatos ronronam afinal de contas?

Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

O principal e mais comum motivo é demonstrar felicidade e satisfação. Os gatos aprendem a ronronar com alguns dias de vida, pois o som os ajuda a ser encontrados pela sua mãe.

A partir de então, os filhotes passam a ronronar em diversas situações: quando estão mamando ou sendo acariciado pela mãe, mas também quando querem chamar atenção ou até mesmo investigando o ambiente.

Normalmente o comportamento continua nos gatos adultos, que ronronam ao comer e ao serem pegos no colo e acariciados,

Mas, os gatos também ronronam alto quando estão investigando ambientes novos com cautela. Você sabia? E também podem ronronar depois de um susto ou situação de estresse, como ser perseguido por um cão ou se machucar.

Os gatos também  ronronam para aliviar os desconfortos. Muitas fêmeas  emitem o som para  aliviar as dores do parto. E alguns gatos até emitem sons diferenciados para pedir comida para seus donos.

O ronrom também serve como uma forma comunicação entre diferentes gatos, tanto adultos quanto filhotes, dizem os especialistas.

Conteúdo VIP

Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

(Mais de 150 mil Mamães de Gato Já Participam)

Especula-se que haja um tipo de ronrom para dizer algo como “estou com fome”, ou então, “vamos brincar?” e até para algo como “vamos caçar?”.

Todo gateiro  que tem um gatinho que faz isso consegue identificar os diferentes  ronrons do seu bichano. Sabe quando o bichinho está feliz, precisa de ajuda ou quer comer pela forma como emite o som.

Compreender por que os gatos ronronam é bom para você e para o seu bichinho

Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

Os gatos são animais cada vez mais apreciados, não apenas por que costumam dar menos trabalho e exigir menos cuidados do que cães, mas porque também trazem muitos benefícios a seus donos.

O ronrom do gatinho é um som emitido em uma frequência considerada terapêutica,  entre 25 a 100 hertz. Segundo estudos desenvolvidos pela pesquisadora Elizabeth von Muggenthaler, essa frequência traz inúmeros benefícios ajudando inclusive no crescimento dos ossos  dos bichanos.

O som é naturalmente uma frequência de cura que regenera os ossos do seu gatinho enquanto ele dorme.  

Ao mesmo tempo, a frequência também serve para aliviar os níveis de estresse e diminuir o batimento cardíaco  do seu dono.  Isso significa maior  relaxamento  e alívio do cansaço do dia a dia também para os seres humanos que convivem com o gatinho.

Muitos donos de gato também conseguem perceber através do ronronar se o seu serviço está feliz ou precisa de ajuda.

Portanto, prestar atenção no ronrom do seu gatinho e saber porque os gatos ronronam é tão importante quanto saber qual a melhor ração para gatos.

Por que os gatos ronronam: dicas finais

Por que os gatos ronronam? Entenda melhor o seu gatinho!

Seja como for, o ronronar dos gatinhos sempre será um dos sons mais agradáveis que existem para qualquer gateiro ou gateira que se preze!

E uma curiosidade final: você sabia que nem todos os gatos ronronam? 

Sim,falamos lá no inicio do texto, e é verdade. Alguns bichanos não emitem os famosos som do ronronar. Segundo os especialistas, os filhotes que não tiveram a presença da mãe quando pequenininhos tendem a não aprender a fazer ronrom.

Mas, isso pode mudar a qualquer momento se o gato for inserido em um ambiente com outros felinos. Provavelmente, ele vai acabar aprendendo o som com os outros bichanos ao redor.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi donde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *