Por que os Gatos Enlouquecem à Noite?

Por que os Gatos Enlouquecem à Noite?

Quando o sol se põe seu gato está à espreita para tocar o terror na sua casa. Mas por que será que à noite é o momento que os nossos gatos resolvem ficar tão ativos?

Esse comportamento maníaco não é incomum em gatos e pode haver uma série de razões pelas quais seu gatinho sente que a hora das bruxas é a melhor hora para se soltar e desabafar.

Aqui estão seis pensamentos comuns sobre o fenômeno felino.

É natureza ou criação? 

Por que os Gatos Enlouquecem à Noite?

Gatos na natureza normalmente caçam à noite e não importa se o seu gato está bem alimentado ou não, ele tem a necessidade de perseguir e caçar qualquer predador que esteja no caminho, seja um inseto, passarinho ou roedor.

É só observarmos o comportamento dos grandes felinos, quando eles estão bem alimentados na natureza, por exemplo, eles acabam dormindo durante o dia e realizando suas atividades de caça durante a noite, porque sabem que suas presas estarão dormindo nesse horário.

Preguiçoso, louco ou ambos

A maioria dos felinos passa o dia dentro de casa perseguindo nada mais do que um raio de sol.

Eles normalmente dormem, comem e dormem um pouco mais. Enquanto isso costumava ser uma antecipação da grande caçada da noite, esse não é mais o caso e toda aquela mentira apenas a deixa com uma energia reprimida que precisa de uma saída.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Por que os Gatos Enlouquecem à Noite?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

O dever de guarda chama. 

Durante a noite muitos dos bichanos gostam de ficar de vigia, e se tem uma janela na casa esse será o local favorito dele para passar algumas horas. Porque ele poderá observar todo o movimento e ficar atento se alguma ameaça se aproxima.

Lembre-se de manter a janela fechada se o local for muito alto para evitar qualquer tipo de acidente, mas geralmente os miados irritados já afastam qualquer tipo de perigo do mundo felino que esteja ali próximo.

Podem ser pulgas? 

Por que os Gatos Enlouquecem à Noite?

A causa pode não ser a energia reprimida, mas as pulgas irritantes e coceira que estão deixando seu gato maluco!

As pulgas são criaturas que podem entrar na sua casa ou no quintal, mesmo que você não saiba como, e sim, elas causam muito desconforto no seu bichano.

É importante se livrar delas o quanto antes, porque alguns dos gatos possuem alergia a picada da pulga.

Ele está com coceira? 

Seu felino pode estar sofrendo de alergias – transmitidas pelo ar ou relacionadas a alimentos – e a coceira na pele que acompanha essas doenças pode causar comportamento errático e disparar / voar repentinamente pela casa enquanto ele tenta superar o desconforto. 

Fale com seu veterinário para obter conselhos sobre isso e providencie testes se você suspeitar que pode ser a base de seu comportamento maníaco.

Porque a coceira é algo que incomoda muito e o gato não sabe como se livrar dela.

Um rato na casa? 

Por que os Gatos Enlouquecem à Noite?

Você realmente poderia ter um rato ou outro invasor na casa que sai à noite. Então, enquanto o gatinho está ocupado agindo como exterminador, você silenciosamente amaldiçoa sua diligência.

Seja justo e verifique se há excrementos de rato nos armários, ou se ele parecer obcecado por um local específico da casa dê uma olhada para ver se suas atividades noturnas têm um motivo justo.

O que posso fazer com o gato acordado a noite?

Por que os Gatos Enlouquecem à Noite?

Embora alguns possam recomendar confiná-lo em um quarto separado à noite, para mim isso parece um castigo, acredito que tem outras soluções melhores para tentar evitar os comportamentos noturnos:

Tenha um encontro muito ativo com ele antes de dormir – perseguindo um apontador laser, escondendo brinquedos, caçar – seguido por seu jantar. Isso pode ajudar a conter seu desejo de caçar exageradamente à noite, e uma barriga cheia tem uma influência calmante. 

Mantenha-o ocupado durante o dia.

Existem muitos dispositivos interativos no mercado que permitem que você converse com seu animal de estimação e até mesmo chame-o para que você possa realmente jogar uma guloseima de vez em quando.

Eles possuem o preço mais elevado, mas é uma alternativa para o seu gato se sentir menos sozinho enquanto você está fora de casa.

Confira os brinquedos que podem ser ajustados em um cronômetro. Isso vai pegá-lo desprevenido quando você estiver fora, manter o seu bichano com alguns brinquedos é uma ótima alternativa para evitar o tédio.

Misture tudo quando se trata de seus brinquedos.

Quando você sentir que ele está perdendo o interesse nas mesmas coisas, pegue alguns brinquedos novos e guarde os antigos para depois. Mergulhe-os com erva-dos-gatos e você ganhará horas de diversão quando não estiver em casa.

O ideal é que esses brinquedos sejam revezados, você pode fazer o revezamento a cada uma semana, ou a cada quinze dias. Assim, seu bichano achará que sempre está com brinquedos novos para se divertir.

O YouTube oferece uma série de canais amigos dos gatos, que incluem pássaros, tanques de peixes e ratos correndo. Se você tem um felino que adora vídeos coloque algo para mantê-lo feliz quando você não estiver por perto.

Se ele é o único animal de estimação da casa considere aumentar sua família. Os gatos são sociais e adoram a companhia de outro felino ou cão. Escolha com cuidado e reserve um tempo para integrar.

Se esses truques não estiverem funcionando e sua inspeção de pulgas e vermes for negativa, você pode querer falar com seu veterinário.

Existe um distúrbio conhecido como síndrome de hiperestesia, que pode se apresentar de maneira semelhante à anterior e inclui coçar ou se limpar e correr de um lado para o outro. Embora não seja fatal, precisa ser tratada e controlada com o conselho de seu veterinário.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *