Por que Os Gatos Cheiram O Nariz Do Dono?

Tempo de leitura: 4 minutos

Porque Os Gatos Cheiram O Nariz Do Dono?
Por que os gatos cheiram o nariz do dono? Você vai se surpreender positivamente.

Índice da matéria ‘Por que os gatos cheiram o nariz do dono?’

  1. Como o gato sente cheiros?
  2. Por que os gatos cheiram tudo?
  3. Por que os gatos cheiram o nariz do dono?
  4. Por que os gatos ronronam?
  5. Os gatos são muitos carinhos, só precisamos reconhecer esse sentimento através de seus gestos.

Como o gato sente cheiros?

O nariz de um gato é simplesmente incrível! O sentido do olfato é, sem dúvida, o mais importante dos cinco sentidos do gato. 

Surpreendentemente, o olfato de um gato é quinze vezes mais forte que o olfato humano. E isso significa que o gato usa seu nariz mais do que seus olhos para localizar a presa quando eles caçam, além de determinar se o alimento é seguro para comer.

Veja também: O que fazer para proteger seu gatos de varias doenças e de uma morte prematura.

Por que os gatos cheiram tudo?

Você sabia que um gato faz mais do que somente cheirar com o nariz? Os gatos têm uma sensação adicional de “cheiro” que é capaz de detectar mensageiros químicos pelo ar.

Esses mensageiros são conhecidos como feromônios. As feromonas são detectadas pelo órgão vomeronasal (ou órgão de Jacobson) que está localizado no céu da boca de um gato e tem dutos que se conectam à boca e ao nariz.

Você pode ter visto seu gato fazendo uma careta engraçada enquanto estava processando feromônios e nem se deu conta disso.

Os gatos costumam usar meios de comunicação que são menos desejáveis aos seres humanos quando vivem dentro de nossas casas. Sabemos que quando os gatos arranham, eles deixam sinais visuais de sua presença.

Além dessas dicas visuais, existem glândulas na pata que depositam feromônios durante o processo de arranhar as coisas. Outros gatos podem, então, cheirar onde eles estiveram.

Por que Os Gatos Cheiram O Nariz Do Dono?
Porque os gatos cheiram tudo? Será curiosidade?

Por que os gatos cheiram o nariz dos donos?

Os gatos têm o olfato mais sensível e apurado que o nosso – saiba mais sobre isso no nosso Guia Para Um Gato de 14 Vidas – portanto os odores representam emoções e sensações para eles.

Apesar de muitos falarem que os gatos não são tão adeptos de carinho, eles são muito carinhosos, afetuosos e amorosos. Estar perto dos seus donos significa lealdade e sinal de carinho.

No entanto, para entender o carinho dos gatos, é preciso entender a sua linguagem, e nesse caso, quando o seu gato esfrega o focinho na sua face ou no seu nariz, ele está te dando carinho, afeto e amor, porque nesse ato ele esfrega os seus molares e suas glândulas oronasais em você, e os gatos só agem dessa forma com pessoas e objetos dos quais eles gostam muito.

Por que os gatos ronronam?

Primeiramente, deve-se saber que o ronronar é um som semelhante ao ronco leve, e se trata de um movimento que pode vibrar a garganta e tórax do gato, e não deve ser confundido com sintomas de doenças.

Tendo isso em vista, podemos dizer que os gatos expressam a sua satisfação, conforto e felicidade através do ronronar. Logo entende-se que quando gato ronrona ele está se sentindo bem ou próximo de algo ou alguém que gosta muito.

Para ficar ainda mais claro, os gatos costumam ronronar, se esfregar próximo ao nariz do dono e “amassar pão” – ato de movimentar as patinhas repetidamente – e ao fazer esses gestos eles indicam que o objeto ou a pessoa é muito amado por eles. 

Os gatos são muitos carinhos, só precisamos reconhecer esse sentimento através de seus gestos

por que os gatos cheiram o nariz do donoNessa matéria você aprendeu Por que Os Gatos Cheiram O Nariz Do Dono

Enquanto muitos acreditam que os gatos não são carinhosos devido a triste comparação com os cachorros, sabemos que ambos são animais fantásticos.

Os felinos são sim carinhosos, porém eles têm a semelhança com os seres humanosde se manterem independentes.

Em conclusão, os gatos amam carinho e sabem doar carinho tanto quanto qualquer outro animal de estimação, somente o fazem de maneira diferente.
Com o Guia Para um Gato de 14 Vidas, você terá todas essas informações e poderá usá-las para garantir uma boa relação entre você e seu gato e melhorar a saúde e a qualidade de vida dele.

Espero que você também tenha gostado da matéria! Se gostou, deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos que também amam gatos.

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

(Ahhhh! E Clique no botão nesse botão “Share” do Facebook aqui embaixo, e compartilhe essa matéria com outros amantes de gatos!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *