Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber

Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber

No parto de gato, como ajudar vai depender de alguns fatores. Se você está se perguntando como cuidar de gata grávida, seja porque adotou uma já gestante ou sua filha está prestes a te dar netinhos, algumas coisas são importantes ter em mente.

A gente sempre alerta aqui no site sobre a quantidade de informações desencontradas que você encontra pela internet, por isso sempre recomendamos que busquem sua informação em uma fonte única, de confiança.

Exatamente por isso que todo nosso conteúdo é baseado no Guia Para Um Gato de 14 vidas, o único curso focado para as mamães que querem ter um gato saudável de verdade.

Uma coisa importante, mas que quase ninguém sabe é que gatas grávidas precisam comer ração de filhotes desde o momento está gravidez. Por isso, assim que souber da gravidez, já é importante comprar e deixar a ração de filhotes à disposição.

Existem rações especiais para o momento da gestação, mas elas costumam ser consideravelmente mais caras. Então, se não puder adquirir essas, a ração para filhotes vai ser suficiente para uma gravidez tranquila.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Se você comprar uma ração para filhotes de qualidade, não vai precisar complementar em nada a alimentação da futura mamãe. Isso, é claro, a não ser que o Vet de confiança recomende.

Prepare locais adequados

Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber
Parto de gato: é importante pensar nos locais com antecedência

Você vai precisar se preocupar tanto com o local que ela vai ficar frequentemente, tendo em vista que a mobilidade não vai ser mais a mesma, quanto com o próprio local onde o parto vai acontecer.


O local pra ela ficar eu recomendo que seja próximo a você, de maneira que você consiga ouvir se ela chamar ou consiga ajudar, caso precise. Mas tem que ser um ambiente tranquilo, sem estresse.

E já é legal ir pensando no lugar onde ela vai fazer a cama do parto, onde vai ganhar os bebês. Pense em um lugar aconchegante e seguro, com panos limpos e que traga segurança pra ela.

É bem importante ter em mente que a gata vai procurar um lugar mais escondido e quentinho para ter os filhotes. Isso porque, pelo instinto, ela precisa esconder os filhotes de possíveis predadores.

Além disso, já prepare o psicológico, porque parto de gato é um bagunça… Enorme! Uma lambança de líquidos e sangue, algo que você nunca viu.

Como saber se o trabalho de parto começou? Como ajudar?

Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber
Parto de gato: Como ajudar?

Uma boa notícia pra você é que na natureza as gatas vão seguir o instinto materno e elas vão saber fazer tudo sozinhas. Mas podem acontecer problemas e numa situação dessas você tem que levar para o vet de confiança.

Então, com antecedência, já pega o telefone da do veterinário e pergunta se pode ligar se tiver alguma dúvida. Por essas e outras que é sempre ideal ter um veterinário de confiança em vez de ir a que for mais perto.

Você vai ter sinais de que o trabalho de parto está começando. Por exemplo, ela vai ficar mais ofegante, ela pode começar a dar uns miados agudos por causa da dor e da cólica.


Depois que o parto realmente começa você vai ver que ela vai geralmente assume uma posição. Ela vai ficar de barriga pro alto, vai botar as patinhas pra cima e ela vai começar a fazer força.

O filhote sai com a cabecinha primeiro. Ele sai em uma bolsa  e, logo que o filho sair, ela já vai começar a lamber o filhote e vai arrebentar essa bolsinha. Nessa hora os líquidos se espalham.

Não se espante, porque ela provavelmente vai comer bolsinha. Depois vai lamber o filhote, para ele reagir e você vai notar que ele já vai começar a dar uma olhadinha, talvez um miado tímido.

Conteúdo VIP

Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

(Mais de 150 mil Mamães de Gato Já Participam)

Com ele ainda preso pelo cordão umbilical, a mãe vai continuar fazendo a força e vai sair a placenta. Tenha em mente que vai sair uma placenta por filhote e ela vai comer a placenta.

E se houver mais de um filhote?

Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber

É o mesmo procedimento para cada filhote. O importante é você é ficar observando se saíram todas as placentas, porque não pode ficar nada lá dentro. Além disso, ver se todos os filhotes reagiram quando a mãe lambeu.


Também é normal que a gata acabe sentando em algum filhote no meio do parto, porque vai ser muita coisa para ela fazer ao mesmo tempo e pode acabar se enrolando.

Se a gata já tem uma relação de confiança com você, pode tentar ajudar e arrumar os filhotes. Nos primeiros 4 dias é preciso muito cuidado ao ficar manuseando muito esses filhotes.

Você pode mudar o cheiro deles e fazer a mãe se negar a cuidar desse novo filhote. Então é preciso deixar ela cuidar mais do que você, se não tiver nenhuma emergência.

Parto de gato: Como ajudar com os cuidados após o nascimento

Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber

É muito importante também você pensar em como vai ser quando os filhotes nascerem.  Onde vão ficar as coisas da mãe, porque ela ainda vai precisar da caixinha e ter acesso à água e comida depois do parto.

A nova mãe vai ficar um bom tempo aumentando os gatinhos. Se a mãe foir mais coruja, ela vai ter um pouquinho de dificuldade de desapegar e deixar as crianças saírem sozinhos de casa.

Nos primeiros dias os filhotes vão mamar, mamar e dormir. Só isso, basicamente. No meio vai ter muita brincadeira bruta, isso é normal também, pode deixar que a mãe sabe como corrigir.

Importante pra você se atentar ainda se um filhote está mamando menos do que o outro por causa dessas brigas. Nessa hora que é cada um por si, uns irmãos podem impedir que outros comam e isso é bem ruim pro crescimento deles.

O início da nova fase

Parto de Gato: Como ajudar e o que você precisa saber

Os filhotes vão demorar entre uma semana e dez dias para abrirem os olhos. Nessa fase eles já vão começar a brincar mais e ficar de pé por mais tempo. Se a mãe for muito protetora vai entrar em desespero.

Já se for aquela mamãe mais de boa, vai deixar os filhotes explorarem o mundo com menos preocupação. Essa fase é uma das mais divertidas, onde tudo é surpresa, tudo é novidade pra eles.

Os novos filhotes vão precisar mamar, exclusivamente, até os 45 dias. Depois disso você já pode começar a introduzir alimentação devagar, mas a amamentação precisa continuar até os 60 dias.

Conclusão

Com a mãe por perto, ela faz a maior parte no trabalho, mas durante essa fase, com os filhotes mamando, o que você precisa prestar atenção é se ela tá conseguindo comer e beber.

Em especial ela precisa ter bastante reposição de líquido, então ela precisa beber bastante água. Tendo em mente que ela vai estar alimentando entre 6 a 8 filhotes, a mais nova mamãe precisa se cuidar também.

Repare nas tetinhas da gata. Se uma delas não é esvaziada, aquele leite fica ali e ele vai empedrar. Isso pode causar inflamação. Então precisa ficar de olho nisso.

Se perceber que a gata não está amamentando ou sentindo dor, talvez seja preciso leva-la ao veterinário para ver se o leite empedrou ou ainda se há algum outro fator.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi donde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *