Otite Em Gatos: Tratamento Caseiro É Possível?

Otite Em Gatos: Tratamento Caseiro É Possível?

A otite é caracterizada como a infecção no ouvido, ela pode acontecer por fungos, bactérias, parasitas e por corpo estranho. A otite no gato acontece principalmente em raças que possuem as orelhas mais abaixadas, tornando o ambiente mais abafado e propicio a infecção.

Outro fator de predisposição de otite no gato é que o ouvido dos gatinhos é mais sensível, facilitando o acúmulo até do próprio cerume. A partir disso inicia-se o processo de inflamação, causando muita dor.

O correto é que ao verificar um gato com otite você procure um médico veterinário para realizar o tratamento o mais rápido possível.

Aqui vamos explicar como tratar um gato com otite, existem até opções caseiras de tratamento. Mas isso deve ser feito com muito cuidado e também com o conhecimento do médico veterinário.

Algumas observações sobre otite no gato:

  • Quadros severos de otite podem causar até a perda da audição.
  • Outros quadros podem não resolver com tratamento e ser necessário a intervenção cirúrgica.

Conteúdo VIP

Otite Em Gatos: Tratamento Caseiro É Possível?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Nesse artigo você encontra informações sobre “otite em gatos, tratamento caseiro”. Caso queira outras informações para a saúde do seu gato assine a nossa lista VIP.

Gato com otite, como tratar?

Otite Em Gatos: Tratamento Caseiro É Possível?
Gato com otite, como tratar? Siga as recomendações desse artigo sobre gato com otite e veja com o veterinário se é necessário um remédio para otite de gato.

O gato com otite tem uma conduta bem especial no tratamento da doença, no caso, o importante é focar na limpeza do conduto auditivo. Essa limpeza, tem os seguintes resultados:

  • Fazer com que o agente que está causando a doença para de se multiplicar no conduto.
  • Remover o agente que está gerando a inflamação.
  • Verificar a integridade de todas as estruturas do conduto.
  • Introduzir as medicações para que a limpeza seja efetiva.
  • NÃO utilize cotonetes e NÃO tente arrancar os pelos do ouvido.

Porém, alguns casos, é necessário com que um remédio de otite para gatos seja prescrito. Assim como medicações anti-inflamatórias para minimizar as dores.

Outra opção para um gato com otite, é utilizar realizar uma consulta com um especialista. Porque o curso da doença pode se prolongar muito rápido, trazendo muito desconforto para o seu gato.

Otite em gatos: tratamento caseiro

Otite Em Gatos: Tratamento Caseiro É Possível?

Vale ressaltar que ir à farmácia e comprar qualquer tipo de medicação para otite e dar para o seu gato não é a melhor maneira.

Os gatos são bem sensíveis a medicações, além de que, o tratamento sem o auxílio do médico veterinário pode complicar o estado da saúde do seu amigo.

Por isso não dê remédio para otite de gato sem consultar um veterinário!

Existem remédios caseiros que são opções naturais que servem para minimizar o incômodo ocasionado pela otite, as opções são:

Vinagre de maçã

Otite Em Gatos: Tratamento Caseiro É Possível?

Ele é um ótimo antisséptico, ou seja, tem o poder de atuar contra as bactérias, além de aliviar o quadro de inflamação. Você pode aplicar o vinagre morno com água, passando a mistura com o algodão na área acessível do ouvido.

  • Se o local estiver com feridas, não aplique o vinagre de maçã.

Leia também: 07 Doenças Que Você Pode Estar Causando Em Seu Gato Sem Querer e Como Evitar Que Isso Aconteça.

Otite em gatos, tratamento caseiro: Óleo essencial de árvore do chá

Otite Em Gatos: Tratamento Caseiro É Possível?

Essa é uma opção que pode ser encontrada com facilidade em lojas de óleos essenciais, ele também possui propriedades antissépticas, antivirais e age contra as bactérias.

A mistura pode ser feita com 10 gotas do óleo com um pouco de azeite de oliva e então pingar no conduto auditivo.

Chá verde

Ele atua principalmente para reduzir a dor e a inflamação, ele deve ser usado em temperatura ambiente ou então mais para o gelado.

Ele pode ser aplicado em gotas no conduto auditivo, mas lembre-se de aplicar pouco.

Otite em gatos, tratamento caseiro: Óleo de amêndoas

Otite Em Gatos: Tratamento Caseiro É Possível?

O óleo de amêndoas é um emoliente capaz de reduzir a dor e também a inflamação. Quando aplicado em gotas ou somente na região externa da orelha, já ajuda a minimizar o quadro.

Caso nenhuma das opções de tratamento comentadas aqui resolva o quadro da otite no seu gato, procure novamente um médico veterinário e avalie a necessidade de ter intervenção cirúrgica ou não.

Nós já comentamos em diversas outras oportunidades aqui sobre como é importante que um dono de gatos conheça as principais doenças que afetam os felinos e seus sintomas.

Isso faz com que a gente consiga prevenir doenças ou identificá-las cedo, para que assim a gente dê o melhor tratamento ao gatinho e não perca eles antes da hora.

Para saber mais como fazer isso assista a esse vídeo que preparamos para você. Aqui você saberá um erro cometido por muitos donos e também detalhes dos 3 pilares da vida saudável dos gatinhos.

Bem, espero que para você que tenha chegado até esse artigo procurando por termos como “otite em gatos tratamento caseiro”, “gato com otite como tratar” ou mesmo “remedio para otite de gato” tenha tido suas dúvidas esclarecidas.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Conclusão: Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi donde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *