Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet

Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet

Introdução: Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet

Cuidar de um animal de estimação vai além de alimentar e dar conforto a ele. Muitos donos de gatos não costumam levar seus pets ao veterinário nem para tomarem as vacinas. Com isso surge uma nova questão: Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet.

A prevenção é a melhor maneira de garantir a saúde do pet. Então, levá-lo a consultas pode fazer a diferença no combate a diversas doenças, pois alguns sintomas só aparecem quando elas já estão em estágios avançados.

VEJA MAIS:

Com o uso cada vez mais freqüente da internet, muitas pessoas buscam soluções online para quase todos os problemas. Com relação ao pet não é diferente, especialmente em casos delicados, como é com o parto da gata.

Alguns donos de gatos buscam tratamentos online ou soluções caseiras para lidar com os problemas de saúde de seus pets. Diversas razões motivam essa busca, como falta de tempo ou de dinheiro, por exemplo. Mas fazer isso pode prejudicar muito a saúde do bichano.

Essa atitude é bastante controversa e recebe várias críticas, tanto de veterinários quanto de outros donos de felinos.

Pois não há como fazer um diagnóstico preciso do gato sem que ele seja fisicamente examinado, sem contar que o dono pode não ter a capacidade de citar todos os sintomas corretamente ou até mesmo identificá-los. Devido a isso, buscar uma consulta online pode ser realmente muito perigoso.

O que diz a legislação?

Segundo o Art. 8º da resolução nº 1138 16 de Dezembro de 2016, que rege sobre o código de ética do médico veterinário, é vedado ao profissional o fornecimento de ensinamentos, métodos, instrumentos ou procedimentos próprios da função para pessoas leigas.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Por esse motivo, o profissional da medicina veterinária não tem respaldo para fazer um diagnóstico ou prescrever medicamentos através da internet.

  As atribuições do veterinário estipuladas pelo código de ética são as seguintes:

  • Exercer a profissão com o maior zelo e dedicação possível;
  • Denunciar qualquer tipo de maus tratos a animais;
  • Ter empenho com o objetivo de melhorar o estado de saúde do animal;
  • Utilizar práticas humanitárias para evitar o sofrimento do animal de estimação;
  • Agir de forma a defender a altivez profissional.

Com base nas especificações do código de ética, escolher um veterinário de confiança demonstra ser a atitude mais sábia a ser tomada.

Diagnosticar Gato Pela Internet: Veterinário Online

Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet
Diagnosticar gato pela internet é seguro?

 A empresa Brasil Telemedicina criou o aplicativo MédicoVet, que promete fornecer uma consulta veterinária à distância, por meio de videoconferência. Ele está disponível para download em aparelhos com sistema Android.

Esse aplicativo recebeu muitas críticas, pois fere a determinação do código de ética que proíbe este tipo de atendimento. O presidente do CFMV/RS (Conselho Federal de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul) afirmou que a organização desempenha uma atividade irregular, já que ela não está inserida nas regulamentações do conselho.

Em 2017, o CRMV/RJ também se posicionou sobre seu funcionamento, expressando preocupação pelo risco que ele representa. Reafirmando que o veterinário não deve prescrever medicamentos sem a realização de exames físicos.

Por enquanto, o MédicoVet está sendo considerado pelo conselho como um segmento do mercado de Pet Shop. Porém ainda divide opiniões e continua sob alerta do CRMV, devido ao risco de um diagnóstico incorreto ou impreciso.

DrVetOnline

Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet
Diagnosticar gato pela internet faz mal?

O DrVetOnline é um site que também oferece orientações e atendimentos online. Ele também está sob alerta do Conselho. O receio do uso deste tipo de site se deve ao fato de que a internet é uma grande fonte de informação, porém, pesquisar sobre sintomas e doenças pode deixar o indivíduo ainda mais desinformado e em pânico.

Outro aspecto que de ser levado em consideração sobre essa página é que, além de não ter o devido respaldo do Conselho Regional de Medicina Veterinária, ele também oferece riscos por si só.

O fato de ser uma transação online dificulta a fiscalização da qualidade do serviço e a veracidade das informações prestadas ao consumidor.

Ele tem sido alvo de muitas reclamações no ReclameAqui de donos de pets insatisfeitos. Atualmente os atendimentos oferecidos pela página estão suspensos por determinação do CRMV.

Diagnosticar Gato Pela Internet: Consultas gratuitas

Alguns veterinários disponibilizam sites e blogs com o objetivo de fornecer informações básicas e esclarecer dúvidas simples de donos de gatos. Porém, é preciso entender que essas informações não substituem uma consulta presencial.

Pois as clínicas e hospitais veterinários possuem a estrutura certa para que sejam feitos os exames necessários e para atender ao pet da melhor forma possível.

Há algumas opções mais seguras para quem não tem como gastar muito com tratamentos veterinários. Algumas faculdades e ONGs fornecem atendimentos realizados por estudantes de medicina veterinária de forma mais econômica ou até gratuita.

Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet
Inscreva-se na nossa lista VIP e receba esses livros, TOTALMENTE DE GRAÇA, no segundo “Como encontrar de veterinários gratuitos ou a preços populares”

Conteúdo VIP

Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

(Mais de 150 mil Mamães de Gato Já Participam)

Como escolher um bom veterinário

Caso esteja buscando um veterinário pela primeira vez, o ideal é pedir indicações a familiares e amigos, nunca deixando de conferir o CRMV. Pesquisar sobre a experiência do profissional também é importante para escolher o profissional certo.

Outro fator determinante para a escolha de um médico veterinário é seu local de trabalho. Verificar a infra-estrutura e o ambiente no qual o gato será atendido é parte importante da tomada de decisão.

É preciso que o veterinário tenha empatia, seja educado e que demonstre se importar com o pet. Isso também deve ser levado em consideração para a decisão de qual profissional escolher.

Tratamento ideal

Os Perigos De Tentar Diagnosticar Seu Gato Pela Internet
Diagnosticar gato pela internet pode trazer problemas?

Sabemos que consultas médicas não devem ser feitas pela internet, pois é preciso um exame médico físico para garantir um diagnóstico correto. E, quando fazemos uma pesquisa online, recebemos uma enxurrada de informações que só nos deixam mais preocupados.

Com os gatos não é diferente. É importante que eles tenham um atendimento profissional adequado, em um local esterilizado e próprio para isso. Assim, o pet terá um acompanhamento completo e assegurado.

Um dos motivos para ter cuidado ao buscar tratamento para os felinos é o fato de serem muito resistentes e terem a tendência de não demonstrarem fraqueza.

Sem mencionar as doenças que não demonstram um desenvolvimento aparente. Portanto, o que o dono pode imaginar que seja apenas uma gripe felina, ou algum outro problema simples, pode vir a se tornar algo mais complexo.

Medicar o pet apenas com base no que vemos ou no que pesquisamos online é considerado um enorme risco para a saúde do animal.

Em uma clínica especializada, além de um tratamento mais qualificado, ele receberá também um acompanhamento antes, durante e depois do diagnóstico, garantindo um tratamento ideal.

Por mais que o atendimento veterinário presencial muitas vezes tenha um alto custo, ainda é a melhor opção para garantir que o gato tenha o melhor atendimento.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Conclusão: Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi donde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *