Os gatos Tem Boa Memória?

Os gatos Tem Boa Memória?

Muitos tutores se perguntam: será que o meu gato lembra isso? Assim como os outros animais, os gatos tem uma ótima memória! Muito mais do que pensamos, isso quer dizer que eles sabem exatamente como viver o presente e também possuem memórias do passado.

Essa matéria saiu na revista Behavioral Processes, na qual uma pesquisa avaliou que os gatos se lembram muito bem das coisas.

O experimentou contou com recipientes de comida para avaliar se eles recordariam das informações contidas nos potinhos.

Os gatinhos foram distraídos por 15 minutos, e depois eles provaram que conseguiam lembrar dos testes anteriores e o que tinha em cada recipiente da experiência anterior.

No entanto, parece que os gatos funcionam melhor com a memória quando há comida envolvida. Um estudo da Animal Cognition testou os gatinhos observando uma pessoa escondendo um objeto em quatro caixas diferentes.

Após isso, os bichanos tiveram que esperar um minuto antes de encontrar o objeto. Alguns gatinhos tiveram dificuldade para localizar depois de 30 segundos.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Os gatos Tem Boa Memória?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Como é a memória a longo prazo dos gatos?

Os gatos Tem Boa Memória?

Os gatos não têm apenas a memória em curto prazo, a sua memória de longo prazo também funciona de maneira excelente. E, na realidade, a memória de longo prazo é mais resistente até que a de curto prazo.

Por isso que o seu bichano às vezes não gosta de uma pessoa, quando é o caso dele possuir uma memória de longo prazo negativa em relação a ela. Essas experiências passadas do gato ficam muito marcadas em sua memória.

Isso é tão potente que outros especialistas compararam a memória dos gatos a dos cães. O resultado foi que a memória dos gatos é 200 vezes mais retentiva que a dos cachorros.

A memória dos cães dura 5 minutos se não houver treinamentos e repetição contínua. Já os bichanos têm a capacidade de memória aproximadamente de 16 horas, mas funciona muito bem apenas se a atividade tiver benefícios ou for do interesse deles.

A memória dos gatos pode diminuir com a idade

Os gatos Tem Boa Memória?

Conforme o tempo passa é natural que os bichanos comecem a ter a memória funcionando um pouco menos.

Um estudo foi publicado pela Apllied Animal Behavior Science. Neste estudo avaliaram que os bichanos possuem uma boa memória espacial.

Isso quer dizer que os gatos conseguiam lembrar de quais recipientes de comida já haviam experimentado. Os gatos mais jovens cometeram menos erros quando comparados aos gatos mais velhos.

Então acredita-se que com o passar do tempo a memória pode ir diminuindo, dependendo de como foi a experiência que o felino teve. É claro que seu bichano simplesmente não vai esquecer de você, são pequenas coisas apenas.

Como posso entender a memória do meu gato?

Os gatos Tem Boa Memória?

Ter uma compreensão sobre a capacidade do seu bichano de lembrar das coisas auxilia melhor a entender o seu comportamento e as necessidades que ele precisa naquele momento.

E já comentamos aqui nesse vídeo da importância de você saber as verdadeiras necessidades do seu gato.

Caso seu bichano perca um companheiro, seja um animal ou um humano, ele pode acabar sofrendo a perda ao lembrar do seu amigo. O comportamento dele também pode alterar, sentindo saudades das memórias ou do companheiro que teve.

Esses instintos e memórias que estão dentro do seu bichano podem auxiliar a identificar qual é o comportamento normal dele e qual não é.

A maneira como você trata o seu bichano sempre é muito importante, porque essas memórias positivas ficam marcadas e ele irá crescer confiando em você.

Como ativar a memória do seu bichano?

Proporcione ao seu bichano memórias que podem ser agradáveis, como um petisco que ele pode ganhar de vez em quando, fazer revezamento de brinquedos, e o mais importante: invista em brinquedos interativos, eles trabalharão bastante a mente do seu pet.

Outra sugestão é criar uma rotina de adestramento com o seu bichano, pode ser difícil, mas eles também são capazes de aprender alguns comandos com o reforço positivo.

Agora você já sabe que o seu bichano é ótimo em aprender e lembrar das coisas, essas interações são importantes de acontecerem, até mesmo para promover a saúde mental.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *