Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

Os gatos sentem calor e nós temos o dever de ajuda-los a se refrescar. Quando você adota um gato recebe a responsabilidade sobre ele. Então preparei essa matéria para você entender como o calor o afeta e como ajuda-lo.

os gatos sem calor

Os gatos sentem calor, ajude-os!

Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

O calor está cada vez mais presente e constante em nossas vidas. Afinal, a temperatura tem aumentado gradativamente com o passar dos anos, o que afeta diretamente a nós e aos nossos amigos peludos.

Veja também: Como Prevenir 7 Doenças Que Você Mesmo Pode Estar Causando Em Seu Gato Sem Saber.

Então, caso você não saiba, os gatos sentem calor sim e dependendo da intensidade, pode fazer mal a sua saúde. Por isso, temos que ficar atentos ao seu comportamento e oferecer meios para que ele possa se refrescar.

Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

O jornalista e ecologista norte-americano Albert Al Gore disse: “O que nós tomamos como garantido pode não estar aqui para os nossos filhos”. Nessa frase emblemática ele se referia ao aquecimento global e todos os males que ele compreende.

Os gatos sentem calor e o que isso pode fazer com a saúde do gato?

O calor excessivo pode causar hipertermia em gatos. Para identificar a ocorrência dessa doença, observe se seu gato apresenta os seguintes sintomas:

  • Salivação excessiva;
  • Desidratação – veja os 6 sinais que seu gato precisa beber mais água;
  • Mucosas congestionadas;
  • Arritmias cardíacas;
  • Respiração ofegante;
  • Constipação;
  • Dificuldade respiratória;
  • Vômitos ou diarreia hemorrágica;
  • E, dependendo do caso até convulsões.

Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

Sendo assim, no momento em que perceber alguns desses sintomas, leve seu gato imediatamente ao veterinário.

Vale ressaltar, que qualquer sinal de insolação é fundamental recorrer ao médico veterinário. Afinal, insolação é um quadro extremamente grave que pode levar ao coma e até a morte.

Veja agora: Aprenda Tudo sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos.

Desse modo, ao examinar seu gato e constatar a doença, o veterinário vai iniciar os cuidados emergênciais. Bem como, a terapia com fluidos, que vai regular a temperatura do corpo e tratar possíveis danos renais.

Após os cuidados iniciais, o veterinário irá observar se existe alguma alteração cardíaca ou até mesmo orgânica.

É importante salientar que, quanto mais rápida a doença for tratada, mais chances o seu gato tem de se recuperar.

Como ajudar seu gato a se refrescar?

Preparei uma lista simples de coisas que você pode fazer para evitar que seu gato desenvolva hipertermia.

São dicas fáceis de serem aplicadas e que permitirão que seu gato não sofra com o calor excessivo, porque ele nem chegará a senti-lo. Aliás, se você deseja fazer mais pela saúde do seu gato veja essa apresentação.

Hidrate seu gato com água gelada

Os gatos precisam ingerir água para se hidratar sempre, mas no calor eles preferem se refrescar com água geladinha no verão. Dessa forma, colocar cubos de gelo dentro das tigelas de água é uma forma excelente de cuidar deles.

Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

Além disso, é válido dizer que os gatos não bebem água suja ou empoeirada e podem passar sede, isso pode causar sérios problemas nele, bem como problemas renais. (Veja aqui como fazer seu gato beber mais água).

Para evitar que isso ocorra você deve trocar a água do seu gato várias vezes por dia e, se possível, ofereça uma fonte de água corrente como fontes e torneiras. Seu gato vai amar!

Ofereça lugares frescos para o seu gato

Normalmente, os gatos já procuram lugares frescos para se deitar nos dias em que o calor está acima do normal. Com isso, eles já sabem para onde ir e seus lugares preferidos são:

  • Banheiras;
  • Caixa de areia;
  • Pias;
  • Pisos frios e de cerâmicas;
  • Atrás das plantas;
  • No interior de vasos vazios;
  • E na frente de ventiladores ou ar condicionado.

Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

Falando em ventilador, não há problema algum em deixar seu gato na frente do ventilador, desde que esteja totalmente limpo. Porque alguns gatinhos sofrem de alergias a ácaros, bronquite crônica ou até mesmo de asma.

Então ofereça esses lugares frescos ao seu gato para que ele possa se refrescar durante os dias quentes.

Além do mais, você pode colocar bolsas de gelo nos lugares onde seu gato mais gosta de ficar, caso não tenha bolsas de gelo, pode colocar toalhas úmidas com água fria.

Outra dica é usar umidificadores de água, que tornam o ambiente mais fresco e úmido, ideal para os nossos filhos peludos.

Leve o seu gato para fazer banho e tosa

Em dias quentes o banho e a tosa são fundamentais para os gatos que possuem uma pelagem longa e densa.

Você pode optar por apenas remover os pelos em excesso ou até mesmo os da região abdominal, na barriguinha do gato, onde eles sentem bastante calor.

Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

Por isso, se você não tem o costume de levá-lo para o banho e tosa, ainda não está na hora ou está com pouco dinheiro, você pode colocá-lo com cuidado em uma pia com água fria, não gelada e resfriar seu corpo.

E com cuidado, vai passando as mãos úmidas no pelo do seu gato e pode aproveitar para remover os pelos, o que nos leva a próxima dica.

Escove os pelos do seu gato

Alguns felinos ficam mais estressados quando são submetidos ao banho e tosa e, se não há a necessidade realizar a tosa, tente escovar os pelos do seu gato diariamente.

Em países tropicais, os pelos dos gatos tende a cair no verão. Então escovar o pelo do seu gato todos os dias vai trazer uma série de benefícios.

Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

Como por exemplo: promover a sua higiene, refrescar seu gato, reduzir consideravelmente os problemas com bolas de pelo e promover conforto através do ato de carinho ao escová-lo.

Os gatos podem adorar esse momento, principalmente se acostumados desde filhotes, lembrando que mesmo se seu filho tiver pelagem curta a escovação é recomendada.

Em suma, para ajudar no processo você pode passar uma toalha umedecida com água fria.

Os gatos sentem calor e você pode ajudá-los!

Os gatos sentem calor assim como nós e você pode ajudá-los, basta aplicar as dicas acima e proporcionar conforto e segurança para seu gato.

Atenção: em caso de insolação leve seu gato ao veterinário imediatamente, essas dicas acima foram feitas para evitar que seu gato sofre desse mal.

Os Gatos Sentem Calor – Como Ajudá-los?

Portanto, durante o trajeto até o veterinário, ofereça uma boa ventilação para seu gato, através de uma toalha úmida que irá refresca-lo.

Jamais mergulhe seu gato na água gelada ou resfrie absurdamente o ambiente. Dessa forma, os cubos de gelo podem ser colocados envoltos em fraldas ou toalhas sobre a cabeça do gato, somente para acalmá-lo até chegar ao veterinário.

Por fim, aplique as dicas que isso não será necessário. E, aqui você pode ver outras coisas que pode fazer para prevenir outras 7 doenças em seu gato.

Assim, podemos dizer que é fundamental que você mantenha os cuidados com o seu gato em dia! Quer saber como ter Um Gato de 14 Vidas? Clique aqui.

Você gostou dessa matéria? Deixe seu comentário!

Obrigada por ter lido e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *