Os Dentes do Gato e Como Evitar Doenças Bucais?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os Dentes do Gato e Como Evitar Doenças Bucais

Os Dentes do Gato e Como Evitar Doenças Bucais? Vamos aprender tudo sobre isso, neste artigo.

Índice da matéria ‘Os Dentes do Gato e Como Evitar Doenças Bucais’:

  1. Os dentes do gato e como evitar doenças bucais
  2. A escovação é a melhor maneira de prevenir doenças
  3. Alternativas à escovação
  4. Sintomas comuns de doenças bucais
  5. Conclusão

Fato: Muito poucos donos de gatos escovam os dentes dos seus animais regularmente.

Apesar de todas as informações sobre a importância de uma boa saúde bucal, poucos donos de animais tomam a medida mais eficaz para prevenir a doença periodontal: a escovação dentária. Isto é especialmente verdade com gatos.

Veja também: como aumentar a expectativa de vida do seu gato e até mesmo dobrar esse tempo. 

Prevenir a doença bucal é um problema de qualidade de vida. De acordo com os veterinários, a doença periodontal (“peri” significa em torno de “dontal” significa dente) é a doença mais comum em pacientes domésticos.

Os dentes do gato e como evitar doenças bucais

A doença periodontal não só cria uma infecção localizada, mas tem sido associada a numerosas doenças graves de órgãos primários do corpo, incluindo o coração, o fígado e os rins. Por esse motivo, a prevenção da doença periodontal é considerada uma questão médica, pois suas ramificações vão muito além dos dentes perdidos. Atendimento odontológico preventivo é essencial para garantir uma vida longa e saudável para o seu gato.

A doença periodontal acontece ao longo do tempo e é evitável. A doença periodontal é o resultado de uma sequência de eventos que acontecem na boca do seu gato desde o dia em que ela obteve o primeiro dente. A placa bacteriana que não é removida começa a se acumular nos dentes, logo a placa se mineraliza em tártaro.

À medida que o tártaro e a placa se acumulam, causa inflamação das gengivas (gengivite). Enquanto a gengivite é tratável, ela rapidamente se transforma em doença periodontal, que é irreversível. Eventualmente, as gengivas começam a recuar e, eventualmente, os anexos que seguram o dente no lugar são enfraquecidos e o dente fica solto.

A escovação é a melhor maneira de prevenir doenças

O processo de desenvolvimento da doença pode levar vários anos para ser concluído, mas é reversível nos estágios iniciais. A melhor maneira de prevenir doenças é evitar que a placa e o tártaro se acumulem. Descobriu-se que a escovação regular é o método mais eficaz de prevenir a doença periodontal em gatos. Mas é raro o gato que gosta de escovar os dentes, e é raro o dono estar disposto a cumprir essa tarefa muitas vezes difícil.

Os dentes do gato e como evitar doenças bucais? Escovar é, certamente, a melhor forma de evitar doenças bucais.

Alternativas à escovação

Há uma série de alternativas à escovação para ajudar a manter uma boa saúde bucal em seu gato. A pesquisa sugere que uma dieta grosseiramente texturizada pode agir como um agente de limpeza natural nos dentes do seu animal de estimação enquanto come. Muito parecido com seus primos em estado selvagem que mastigam e rasgam suas presas, seu gato pode obter um benefício semelhante de sua dieta para ajudar a reduzir o acúmulo de tártaro e placa em seus dentes. Desta forma, os exercícios dentários e os brinquedos de morder também ajudam a reduzir a placa bacteriana.

Outras opções em casa entre limpeza odontológica incluem guloseimas crocantes e dietas odontológicas especiais, projetadas para combater a placa bacteriana e tártaro e aditivos de água e géis orais, projetados para reduzir o número de bactérias na boca do seu gato.

Sintomas comuns de doenças bucais

Os mais comuns da doença bucal em gatos são:

  • Mal hálito
  • Manchas amarelos ou marrons nos dentes nas bordas das gengivas
  • Bordas de goma vermelha
  • Gengivas recuando e dentes soltos
  • Saliva babando
  • Falta de apetite
  • Dor na boca (morder a boca ou esfregar o lado da boca no chão).
  • Dificuldade em mastigar comida
  • Incapacidade de fechar a boca

Agora que você já sabe sobre os dentes do gato e como evitar doenças bucais, é hora cuidar do seu amigo.

Conclusão

Se não for tratada, a doença periodontal é a maior causa de problemas de saúde em gatos. Felizmente, é completamente evitável. Ao manter os dentes do seu animal de estimação limpos, você estará ajudando a proporcionar-lhe uma vida inteira de boa saúde geral.

Manter uma boa saúde do gato é seu dever, afinal ele precisa de cuidados e a partir do momento que você adota um compra um bichinho, você adquire responsabilidade. E se você ama o seu gato e quer ajudá-lo aplique essas dicas para prevenir às doenças bucais e veja essa apresentação, para melhorar ainda mais a vida do seu gato.

Se você gostou desse artigo acompanhe nosso blog e compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar e ajudar mais gatinhos e seus donos.

Até amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *