A obesidade é um mal que também atinge os animais e você precisa saber o que fazer se é dono de um gato gordo
Índice da Matéria ‘Obesidade em Gatos e Seus Riscos Para a Saúde do Bichano’
- Como identificar se o meu gato está com sobrepeso ou obeso?
- Como posso ajudar o meu amigo a atingir o peso ideal?
- Quais os problemas de ter um gato gordo?
- Quero entender mais sobre a alimentação do meu gato e cuidar melhor dele
A obesidade é um mal que pode atingir diversos tipos de animais, incluindo os gatos. Muitos donos têm um gato gordo e ainda não sabem disso. Outros sabem, mas ainda não têm plena noção do quanto isto é perigoso para seu bichano e como isso pode ser resolvido.
Neste artigo você vai entender se tem um gato gordo e como algumas pequenas ações podem ajudar o seu melhor amigo a recuperar o peso ideal, atingir seu nível máximo de saúde e ter uma vida extremamente tranquila e confortável ao seu lado. Preste atenção a cada uma das dicas!
Conteúdo VIP
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!
Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!
Como identificar se o meu gato está com sobrepeso ou obeso?
Para saber se tem um gato gordo, é possível fazer algumas análises simples, como observar se o corpo do bichano é mais estreito na sua parte traseira, formando uma cintura acentuada ou se não há diferença para o resto do corpo, o que é um indício do excesso de peso.
Outra forma de entender se tem um gato obeso, é apalpar o animal. Se você precisar pressionar muito os dedos para encontrar sua coluna e outros ossos ou não encontrar mesmo com muito esforço, o seu gato está com muitos quilos a mais do que deveria e precisa de intervenção.[no_toc]
Como posso ajudar o meu amigo a atingir o peso ideal?
O primeiro passo é sempre levar o animal a um veterinário, de preferência com especialização em nutrição animal. Ele poderá identificar os motivos do excesso de peso do seu amigo e vai oferecer as recomendações corretas para que este problema seja sanado de forma efetiva.
Em nenhuma hipótese trace um plano de dieta sozinho para o seu gato gordo, pois você pode colocar a saúde do seu bicho em risco ao não oferecer nutrientes suficientes ou dar excesso de alguma substância indevida para ele. Assim, procure sempre a orientação de um profissional.
Quais os problemas de ter um gato gordo?
A obesidade nos gatos pode diminuir o tempo e a qualidade de vida do animal. Além de trazer problemas de locomoção, sobrecarga em alguns pontos do corpo, diminuição de agilidade e, por consequência, o sedentarismo, pode também alavancar o início de doenças.
Um gato acima do peso pode desenvolver doenças cardíacas, no fígado, artrite, problemas de pele e estão muito propensos a ter diabetes Mellitus. Portanto, cuide seu animal ao menor sinal de obesidade.
Quero entender mais sobre a alimentação do meu gato e cuidar melhor dele
Se você é desses donos que não vai sossegar enquanto não oferecer o melhor para o seu gato gordo ser saudável, o Guia Para um Gato de 14 Vidas vai te ajudar a entender cada detalhe sobre a vida do seu felino e criar uma relação cada vez mais próxima entre você e seu gatinho!
Dá uma Conferida No vídeo!
Abraços!