Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Tempo de leitura: 5 minutos

Obesidade em gatos - gato gordo

Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Leia este artigo até o final para entender a obesidade em gatos e ajudar seu gatinho, caso ele esteja passando por isso.

O que é Obesidade?

Se trata basicamente de gordura excessiva que pode ter sérios efeitos negativos na saúde e no cotidiano de um gato, bem como sua longevidade. A expectativa de vida é reduzida e doenças graves podem surgir como resultado da obesidade, por isso é importante que você consulte o seu veterinário se o seu gato ganhou uma quantidade excessiva de peso.

Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Geralmente, a obesidade felina é observada em gatos que têm um peso corporal que excede a faixa de peso normal em 20% ou mais. A maioria dos gatos com excesso de peso tende a ter um acúmulo excessivo de gordura. Esta é talvez uma das coisas mais fáceis de observar e perceber, pois é a desordem nutricional mais frequente encontrada em gatos domésticos.

Sintomas da Obesidade em Gatos

Antes de aprender a lidar com obesidade em gato, é importante perceber os sinais que indicam que seu gato realmente está com excesso de peso. Esta pode ser uma tarefa difícil, pois os gatos vêm em diferentes tamanhos e formas, e o peso por si só pode não ser uma medida abrangente da obesidade.

Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Seu veterinário pode ajudar a determinar se o seu gato tem algum dos seguintes sinais que são tipicamente associados à obesidade:

  • Uma protuberância perceptível em ambos os lados da base da cauda;
  • Não há cintura perceptível ao olhar por gato de cima;
  • Costelas ou espinha não podem ser sentidas com as palmas das mãos.

Causas da Obesidade em Gatos

Existem algumas coisas que causam ou contribuem com a obesidade em gatos. Alguns gatos correm um risco maior do que outros, mas causas e fatores comuns incluem:

Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Diagnóstico da Obesidade em Gatos

Para diagnosticar a obesidade, o seu veterinário irá realizar um exame físico completo para ter certeza de que seu gato está realmente acima do peso. Espera-se que os gatos de diferentes raças e idades tenham padrões diferentes em relação ao peso.

Por isso é importante que o seu gato seja examinado por um profissional para descobrir se está sofrendo de obesidade. O veterinário usará uma escala do sistema de pontuação de condição corporal.

Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Seu veterinário também pode recomendar o seu gato passar por testes de diagnóstico. Este teste inclui exames de sangue que podem excluir condições médicas, como uma tireoide pouco ativa, que pode estar causando o ganho de peso.

Além disso, é importante que você informe o veterinário sobre qualquer medicação que seu gato esteja tomando e que possa contribuir para o ganho de peso, além de fornecer um relatório detalhado da dieta do seu gato.

Tratamento da Obesidade em Gatos

Uma vez que a natureza da obesidade do seu gato tenha sido discutida, seu veterinário irá elaborar o plano adequado para tratá-la. Não importa a causa, é importante que seu gato seja monitorado por um profissional, porque há riscos à saúde que envolvem perder peso muito rápido.

Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Como por exemplo, desencadear uma doença fatal conhecida como lipidose hepática (fígado gordo). Sendo assim, certifique-se de que seu gato está sob supervisão adequada antes de iniciar qualquer plano de tratamento, tá?

Dieta

Talvez um dos tratamentos mais importantes para lidar com a obesidade seja a dieta. Seu veterinário irá colocar seu gato em um programa de perda de peso que irá acompanhar o peso e sua ingestão de alimentos.

Existem produtos nutricionais específicos que seu veterinário pode sugerir para você dar ao seu gato e que ajudarão nesse processo. Vale ressaltar, no entanto, que o volume de alimentos não deve ser reduzido imediatamente, porque pode causar desnutrição no futuro. Tudo deve ser feito de forma gradual e controlada. Neste artigo você verá o que o gato pode comer.

Exercício

Incentive seu gato a se tornar mais ativo para ajudar na perda de peso. Você pode usar brinquedos interativos que os manterão de pé e realmente aproveitarão a atividade.

Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Além disso, mais exercício deve ser encorajado, fazendo o gato andar com mais frequência pela casa para pegar coisas. (Veja aqui como fazer seu gato se exercitar com brincadeiras.)

Medicação

No caso em que a obesidade é causada por certos medicamentos, o seu veterinário irá discutir meios de mudar ou terminar o seu uso.

Além disso, se uma condição médica foi descoberta, como hipotireoidismo, seu veterinário pode tratar isso com medicação que pode, por sua vez, ajudar a resolver a obesidade.

Recuperação depois da Obesidade em Gatos

Como você vê seu gato diariamente, pode ser difícil notar mudanças reais. Por isso vale lembrar que o processo de perda de peso pode levar um ano ou mais.

Se você quiser ter certeza da perda de peso, lembre-se sempre de fazer visitas frequentes ao veterinário. O emagrecimento gradual é sempre melhor para garantir que seu gato não se torne suscetível a outras doenças graves.

Obesidade Em Gatos – Causas, Sintomas E Tratamentos

Quando o peso ideal for atingido, certifique-se de que ele seja mantido. Uma recaída pode ocorrer se o controle da alimentação e da atividade não for feito adequadamente. Lembre-se que essa perda ou ganho de peso pode ser muito prejudicial para o seu gato.

Então, papais e mamães de gato, fiquem atentos aos seus filhos peludos e além de dar muito amor e carinho, cuide da alimentação e da saúde deles. Aproveite e veja essa apresentação que te ensina como evitar algumas doenças que você mesmo pode causar e, talvez nem saiba.

Obrigada por ter lido e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *