O Que Significa Quando os Gatos Ficam Com as Costas Arqueadas?

O Que Significa Quando os Gatos Ficam Com as Costas Arqueadas?

Índice da Matéria: "O Que Significa Quando os Gatos Ficam Com as Costas Arqueadas?"

Muitas vezes temos dificuldade para entender o que nossos bichanos estão tentando nos dizer, e quando se trata de saber o que eles estão sentindo pode ser pior ainda.

Mas caso você não saiba, os bichanos têm uma capacidade incrível de conseguir se comunicar pela linguagem corporal!

Assim, ao conhecer mais sobre a linguagem corporal dos felinos, você poderá entender melhor algumas coisas que o seu gatinho está tentando dizer, e também te ajudará a atender melhor as necessidades dele.

Nesse vídeo falamos todos os detalhes da importância de você conhecer todas as necessidades dos gatos, é importante assistir ao vídeo também após a leitura do artigo.

O que um gato pensa e sente quando arqueia as costas?

Bem, existem algumas emoções diferentes que podem causar essa postura felina clássica, e nós vamos contar sobre as opções abaixo.

Seu gato pode arquear a coluna por medo

O Que Significa Quando os Gatos Ficam Com as Costas Arqueadas?

Se o seu gato estiver com medo e se sentir ameaçado, ele poderá arquear a coluna. Nesse caso, é provável que os pelos ali da região fiquem arrepiados também, a cauda poderá até parecer inchada pelo volume da pelagem.

De acordo com o comportamento animal, essa é uma tentativa que o gato faz para parecer maior e mais resistente.

Pode até haver uma postura de lado ou seu gatinho pode começar a rosnar ou mostrar os dentes.

O objetivo é fazer com que ele pareça assustador o suficiente para evitar uma briga, além de informar sua ameaça de que ele está pronto para se defender, caso ele sinta necessidade.

O que você deve fazer se seu gato estiver arqueando as costas porque está assustado ou está na defensiva? Provavelmente é melhor manter distância até que ele se acalme.

A linguagem corporal dele está pedindo espaço, então dê ao seu gatinho algum tempo para ele perceber que não há nada a temer, afinal.

Ele pode manifestar esse comportamento até mesmo com outras pessoas e outras situações.

Por isso é legal ficar atento e verificar quando esses momentos estão acontecendo, para evitar que essa situação se torne frequente e alguém acabe se machucando na história.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

O Que Significa Quando os Gatos Ficam Com as Costas Arqueadas?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Pode ser brincadeira

O Que Significa Quando os Gatos Ficam Com as Costas Arqueadas?

Quando os gatinhos brincam, às vezes arqueiam as costas e até pulam ao mesmo tempo.

Eles podem fazer isso quando estão brincando uns com os outros, com algum brinquedo e também com a pessoa que está brincando. 

Se um gato parece feliz e não está exibindo outros sinais de agressão, dor, mostrar os dentes ou rosnar, você provavelmente pode assumir que as costas arqueadas estão relacionadas apenas ao momento da brincadeira.

Portanto, não será necessário fazer questão de manter distância. Você pode até participar da sessão de brincadeiras para que seu animal de estimação possa se defender.

Arquear a coluna também é um alongamento

O Que Significa Quando os Gatos Ficam Com as Costas Arqueadas?

Arquear a coluna serve como uma ótima forma de alongamento, que ajuda os gatos a manter o corpo agradável e flexível.

Afinal, os gatos são extremamente elásticos e gostam muito de se alongar. Um ótimo exemplo é logo após seu gato tirar uma soneca, ele pode levantar e esticar o corpo inteiro, até mesmo arquear a coluna.

Quando o gato arqueia a coluna apenas para se alongar, você notará que ele está totalmente à vontade, para que não haja sinais de agressão ou defesa.

Claro, você não precisará manter distância, e seu gatinho pode até pedir para ser acariciado naquele momento.

Gatos dizem muito através de sua linguagem corporal. Muitas vezes é sutil, como a posição das orelhas e bigodes, enquanto outras vezes é mais óbvio, como a coluna arqueada.

Então, da próxima vez que seu gatinho a arquear, você será capaz de descobrir o que ele está sentindo e saberá como proceder.

Esse é só um dos sinais que seu gato dá quando quer se comunicar com você. Caso queira saber tudo sobre o seu gato, veja também o Guia Para Um Gato de 14 Vidas

Lá você saberá sempre tudo o que seu gato quer dizer e todas  as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *