O Que São Os Glóbulos Vermelhos Nos Gatos?

O Que São Os Glóbulos Vermelhos Nos Gatos?

É normal quando nosso bichano faz algum exame de sangue, o Médico Veterinário comentar a respeito de diversas células, e nós não entendemos a importância de muitas delas.

Para isso, a célula escolhida da vez, são os glóbulos vermelhos, também chamados de eritrócitos.

A principal função dos glóbulos vermelhos é transportar oxigênio para os tecidos, quem realiza esse transporte são as hemoglobinas.

E todo organismo precisa de oxigênio, porque ele irá produzir energia, para o corpo trabalhar melhor. 

Veja Mais:

O dióxido de carbono é deixado para trás como produto residual durante esse processo, ele é transportado para longe dos tecidos e de volta para os pulmões, lá nos pulmões, ele é exalado no momento de expiração.

Ufa, um pouco complexo né?

Todo metabolismo, de qualquer animal, tenta proteger ao máximo os glóbulos vermelhos e a hemoglobina de qualquer dano, porque qualquer função que ocorra de forma inadequada, vai prejudicar o sistema por inteiro, podendo desencadear uma série de doenças.

Quando o número de glóbulos vermelhos é muito baixo

O Que São Os Glóbulos Vermelhos Nos Gatos?

Isso é chamado de anemia. 

A anemia faz com que, o sangue carregue menos oxigênio, com isso, as mucosas acabam ficando mais pálidas, seu bichano irá se sentir fraco e muito cansado.

O inverso também pode acontecer, que é o aumento dos glóbulos vermelhos, essa condição é rara nos gatos, é chamada de policitemia.

Os bichanos ficam com o sangue muito espesso, acaba prejudicando a funcionalidade do coração e também, interfere na distribuição do oxigênio.

  • Os valores de referência, sempre estarão disponíveis nos exames de sangue do seu bichano.

Os glóbulos vermelhos são produzidos na medula óssea, e lá dentro da medula óssea, surgem todas as ouras células sanguíneas, e elas começam a partir de uma única célula, que é a célula tronco.

A célula-tronco se divide para produzir uma forma imatura de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou células produtoras de plaquetas.

Essa célula imatura faz outra divisão, amadurece ainda mais e, finalmente, torna-se uma célula ou plaqueta vermelha ou branca madura do sangue. 

O número total de células vermelhas permanece constante ao longo do tempo em gatos saudáveis.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Os glóbulos vermelhos maduros têm uma vida útil limitada

O Que São Os Glóbulos Vermelhos Nos Gatos?

Sua produção e destruição devem ser cuidadosamente equilibradas ou a doença se desenvolve.

A taxa de produção de células sanguíneas é determinada pelas necessidades do corpo.

A eritropoietina, é um hormônio muito importante produzido pelos rins, estimula o desenvolvimento de células vermelhas na medula óssea.

A eritropoietina aumenta se o corpo não tiver oxigênio (nós chamamos essa condição de hipóxia). 

Na maioria das espécies, o rim é o órgão sensor que determina a quantidade de oxigênio que os tecidos do corpo estão recebendo e o principal local da produção de eritropoietina;  insuficiência renal crônica leva à anemia. 

A eritropoietina desempenha um papel importante na determinação de quantas e com que rapidez são produzidos os glóbulos vermelhos. 

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

O Que São Os Glóbulos Vermelhos Nos Gatos?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Outros fatores que afetam a produção de glóbulos vermelhos

O Que São Os Glóbulos Vermelhos Nos Gatos?

São o fornecimento de nutrientes (como ferro e vitaminas), e as interações célula-célula de compostos que auxiliam em sua produção.

Causas da anemia:

  • Perda de sangue
  • Destruição de glóbulos vermelhos (hemólise)
  • Diminuição da produção de glóbulos vermelhos

Na anemia grave por perda de sangue, os glóbulos vermelhos são perdidos, mas a morte geralmente resulta da perda do volume total de sangue, por exemplo, quando ocorre um acidente e há uma hemorragia muito grave. 

A hemólise pode ser causada por toxinas, infecções, anormalidades presentes no nascimento ou anticorpos que atacam os glóbulos vermelhos. 

Certos medicamentos, também podem causar anemia hemolítica em gatos, por isso que é muito importante sempre consultar um Médico Veterinário antes de fornecer qualquer tipo de medicação para o seu bichano.

Já a diminuição da produção de glóbulos vermelhos pode resultar de doenças da medula óssea ou de outras causas, como infecção pelo vírus da leucemia felina, insuficiência renal, drogas, toxinas ou anticorpos direcionados ao desenvolvimento de glóbulos vermelhos.

É importante lembrar que a anemia é um sinal de doença, não um diagnóstico específico. 

As perspectivas e o tratamento dependem da causa subjacente.

Essas informações são bem básicas e muito importantes para quem deseja conhecer o metabolismo do seu bichano mais a fundo.

É muito importante tratar qualquer condição de desequilíbrio das células sanguíneas, elas são fundamentais para o funcionamento adequado do corpo.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *