O Que Gato Pode Comer – Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde

Tempo de leitura: 14 minutos

O que gato pode comerO que gato pode comer – Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde: quer saber o que pode e o que não pode na alimentação dos gatos? Veja nessa matéria alimentos proibidos para gatos e os recomendados

Índice da Matéria ‘O Que Gato Pode Comer – Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde’

  1. Alimentação do Gato: O que gato pode comer
  2. O que gato pode comer: Dietas caseiras para gatos (alimentação do gato saudável)
  3. Alimentação do gato: E as carnes? Entram na lista sobre o que gato pode comer?
  4. Alimentação do gato: alimentos proibidos para gatos
  5. Alimentação dos gatos: Hidrate seu gato
  6. O que gato pode comer: Receitas naturais para a alimentação do gato
  7. Entenda seu gato e seja mais próximo dele

Os gatos são animais de personalidade forte mas de saúde delicada. A quantidade de alimentos contraindicados confunde e assusta os donos, que passam a alimentar seus felinos somente com ração ou oferecem diversas refeições nocivas ao pet.

Daí que surge uma dúvida muito comum: “Afinal, o que gato pode comer?”.

Assim como a gente, cada gato tem suas características físicas e biológicas únicas, demandando uma rotina e um tratamento próprios para suas condições e momento de vida, inclusive na alimentação.

Mesmo com a grande variedade de rações disponíveis, é difícil para os donos escolherem aquela que atenda a 100% das necessidades do seu animalzinho sem a ajuda de um veterinário ou especialistas em rações.

Mas não se preocupe, você não está sozinho: muitos donos desconhecem a função de cada ração, os diferentes efeitos que causam e como deve ou não ser oferecida conforme o gato vai amadurecendo.

Para ajudar nesse assunto também temos um outro artigo aqui no site que você deve ler logo após esse artigo, segue o link: “Afinal, Qual é A Melhor Ração Para Gatos?“.

Em nossa lista VIP de e-mails há diversas dicas sobre alimentação dos gatos que milhares de dona(o)s já estão aproveitando. Para assinar só colocar o e-mail abaixo:

Conteúdo VIP

O Que Gato Pode Comer - Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Então vamos agora a uma lista sobre o que gato pode comer?

Alimentação do Gato: O que gato pode comer

Há uma vasta gama de alimentos que o seu gato pode comer além da ração felina e cada um deles têm benefícios diferentes. Veja a lista:

  1. Ovo cozido

O ovo é rico em proteínas que proporcionam fortalecimento do organismo dos felinos e deve ser servido cozido. Lembre-se que o alimento será preparado para o seu gato, portanto qualquer tipo de tempero é desnecessário e em alguns casos, prejudicial.

  1. Cenoura

Super nutritiva, a cenoura conta com uma série de vitaminas, com destaque para a vitamina A que estimula o bom funcionamento do organismo, o fortalecimento da pelagem e dos olhos. Ela também deve ser servida pura e pode ser cozida.

  1. Beterraba

Também bastante nutritiva, a beterraba traz benefícios como equilíbrio da pressão arterial, relaxamento de músculos e facilitação da circulação sanguínea.

  1. Peixes

Os peixes possuem grande quantidade de ômega3, substância que promove o desenvolvimento saudável da pelagem, do cérebro, aumenta a imunidade e promove melhorias cardiovasculares.

Um bom exemplo é a sardinha, mas saiba que a sardinha para gato não deve ser aquela enlatada que consumimos.

Os nossos gatinhos devem consumir o próprio peixe, de preferência fresco e cozido.

Também é importante limpar o peixe, retirando qualquer parte não comestível e prestando atenção para eliminar toda a espinha.

  1. Arroz

O grão é benéfico para o funcionamento do sistema digestivo e muito bem aceito pelos felinos.

Mas tenha em mente que quem vai comer será um gato, portanto tempero algum deve fazer parte do cozimento do arroz ou de qualquer outro preparo para eles.

Veja Também: 07 Doenças Que Podem Levar Seu Gato A Morte Causadas Pelos Donos De Gatos Sem Querer E Como Evitá-las.

  1. Frutas

As mais indicadas são a maçã e a banana, que são bastante apetitosas para os gatos, fáceis de ser encontradas e com alto volume de vitaminas e minerais que favorecem o metabolismo dos gatos.

  1. Abóbora

A abóbora bem cozida é fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico de felinos,

Além disso, o cheiro e o sabor da abóbora são especialmente chamativos para os gatos.

É importante notar que para alimentos à base de leite você deve consultar o veterinário do seu gato sobre as restrições do seu pet, com ênfase na intolerância à lactose.

Depois de desmamar, eles não consomem mais leite na natureza, por isso fique sempre de olhos nas reações do corpo dele.

Com relação a alimentação dos gatos também temos um outro artigo aqui no site com 15 alimentos que gatos podem comer. Você pode ler clicando aqui.

alimentação do gatoO que gato pode comer – Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde: essa é uma lista de itens recomendáveis na alimentação dos gatos. Também veremos quais são os alimentos proibidos para gatos.

O que gato pode comer: Dietas caseiras para gatos (alimentação do gato saudável)

 Também é possível optar por cozinhar todas as refeições do seu gato em casa e mantê-lo sob dieta caseira.

As receitas são as mais diversas e é até possível fabricar rações em casa. Normalmente, são feitas de modo que haja boas porções de proteínas, acompanhadas de ingredientes com muitas vitaminas e minerais, além de ter cheiro muito atrativo.

As receitas caseiras podem trazer alguns proveitos como o frescor do alimento, a redução de intolerâncias, melhora no hálito, diminuição de chances de formação de tumores e também da ingestão de sódio pelo animal. O custo também é menor.

O preparo das refeições deve seguir as regras em detalhes, já que qualquer alteração pode gerar problemas nutritivos para seu gato.

Portando é necessário fazer comidas específicas para gatos, lembre-se de se comprometer com essa rotina para a melhor saúde do seu gato.

Seja consciente e responsável com o preparo das refeições. Fique atento ao prazo de validade dos alimentos e dê preferência aos frescos.

Jamais cogite dar restos de refeições humanas para eles, pois temperos e traços de saliva são muito prejudiciais.

Seja cauteloso também com a quantidade. Ao querer agradar o gatinho, é normal que algumas pessoas sirvam verdadeiros banquetes, o que é muito desvantajoso para sua saúde. Sirva porções adequadas, elas farão ainda mais agrados à vida do gato.

Para saber em detalhes sobre o assunto leia esses dois artigos:

Como Alimentar Melhor Seu Gato E Ainda Economizar

Alimentação Natural Para Gatos: Todas As Vantagens da Comida Natural Para Gatos

alimentos proibidos para gatosO que gato pode comer – Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde: A dieta caseira, além de não estar na lista de alimentos proibidos para gatos, é altamente recomendável na alimentação dos gatos.

Alimentação do gato: E as carnes? Entram na lista sobre o que gato pode comer?

A carne, apesar de causar receio em muitos donos, é o tipo de alimento mais essencial para os felinos.

Na vida selvagem, é fácil perceber que os grandes felinos, como tigres, leões e panteras gastam a maioria de seu tempo atrás de caças.

Mas os gatos domésticos apenas se mantém firme na curiosidade de atacar o que parece interessante de ser caçado, já que a necessidade de alimentação e sobrevivência é suprida diariamente sem qualquer esforço por parte do bichano.

Mesmo sendo a melhor opção, os gatos domésticos estão acostumados a comer ração e devem receber porções equilibradas de cada item, afim de manter sua saúde em dia e garantir que estejam acostumados a algo que pode ser rapidamente ofertado.

O preparo de carne para gato requer cuidados redobrados, já que o produto estraga com facilidade e pode ter variadas contaminações que não são tão visíveis.

Cada uma delas deve obedecer à algumas regras.

Cada tipo de carne deve ser armazenado e disponibilizado de uma forma, assim você garante que o seu gato vai aproveitar o máximo de nutrientes de cada corte e não terá qualquer tipo de interferência negativa em sua saúde.

A carne de vaca deve ser armazenada no congelador e separada em pequenas porções.

Assim você descongela apenas o que irá cozinhar para o seu gato, evitando descongelamento desnecessário da peça inteira.

Cozinhe bem e sirva cortada em pequenos pedaços para facilitar a mastigação e digestão do bichano.

A carne de porco precisa ser guardada sem os pedaços não comestíveis em sacos plásticos e seguir para o congelamento.

Ela deve ser dada ao gato em menor frequência, por ser muito gordurosa. Deve também estar sempre cozida, para evitar a contaminação por parasitas que podem habitá-la e não somos capazes de ver.

E a Carne de Frango?

A carne de frango também pode ser congelada e deve seguir a regra de não passar pelo processo de congelamento várias vezes. Lembre que este alimento precisa ser limpo: todas as peles, ossos e partes não comestíveis devem ser retiradas.

As carnes para gatos também são encontradas em formato processado, em embalagens de sachê, molho, papinha e outros. Faça testes e descubra qual delas é a preferida do seu gato e se não há nenhum contratempo quando ele a ingere.

A carne para gatos em forma de petiscos e outros alimentos industrializados são produzidos em formato e formulação específicas para felinos.

Sendo assim, não há problema em dar esses snacks, apenas preste atenção nas contraindicações que podem afetar alguns animais com restrições alimentares.

Seja também moderado com essas opções de sabor muito atrativo, pois o excesso desses alimentos pode causar prejuízo no organismo e o seu gato pode perder o interesse por outras comidas menos apelativas no sabor, como a própria ração.

É extremamente necessário lembrar que qualquer mudança na alimentação do seu gato deve ser orientada por um veterinário, o qual pode fornecer informações específicas sobre cada alimento, o preparo deles, a quantidade e as restrições que o seu bichinho apresenta.

alimentação dos gatosO que gato pode comer – Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde: As carnes não só não estão dentro da lista de alimentos proibidos para gatos, como são a opção mais adequada na alimentação dos gatos, seria o que comeriam na natureza.

Alimentação do gato: alimentos proibidos para gatos

Alguns gatos gostam de frutas e legumes, mas não são todas saudáveis para eles.

A uva, por exemplo, pode causar insuficiência ou até falência dos rins, mesmo quando ingerida em pequenas quantidades.

Há outros itens que são muito nocivos para seu gato e podem causar complicações intensas ou até levá-lo à morte. Por isso veremos uma lista de alimentos proibidos para gatos, preste atenção:

Alimentos como nozes e castanhas são perigosos para a saúde do gato por conter muitas gorduras, o que pode causar desde desconforto intestinal até complicações no pâncreas. Já os cítricos devem ser banidos porque o ácido cítrico causa irritações e prejudica o sistema nervoso.

Outro erro feio que deve ser fortemente eliminado é a oferta de comida humana para os gatos. Bebidas, salgados, doces, guloseimas, comidas industrializadas ou refeições mais robustas devem continuar apenas presentes no prato das pessoas.

Para saber mais sobre alimentos proibidos para gatos também temos esse artigo para você:

15 Alimentos Que Você Não Deve Dar Para O Seu Gato (O 7º É Uma Surpresa!)

Ali você tem uma lista de 15 alimentos proibidos para gatos, vale a leitura para seu gatinho.

alimentacao do gatoO que gato pode comer – Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde: Aqui foi dado um apanhado geral na lista de alimentos proibidos para gatos. Não deixe de conferir o outro artigo completo para melhor entendimento da alimentação dos gatos.

Alimentação dos gatos: Hidrate seu gato

Lembre que qualquer um dos hábitos de refeição deve ser acompanhado de muita água.

Às vezes, o costume de ingerir muita água não está presente na vida dos gatos que se desinteressam facilmente se a água não está numa boa temperatura ou fresca.

O papel do dono é testar diversas maneiras de oferecer água ao seu bicho, seja em potes, pequenas fontes de água corrente, tubos dispensadores de água em que o próprio gato pode ativar ou invenções caseiras.

Aqui vale de tudo para hidratar!

Nao é ideal que se insira água através de seringas em seu gato todos os dias. O jato pode acabar deixando a garganta dele sensível ou machucá-lo, além de apresentar a ele um hábito desprazeroso que estará ligado a você e o fará se isolar.

Apesar disso, alguns dias são extremamente quentes e a desidratação pode ser grave. Nesse caso, tenha cuidado e faça com que seu gato tenha maior ingestão de água. Seja carinhoso e atencioso para não feri-lo.

alimentacao dos gatosO que gato pode comer – Dicas Sobre Alimentação dos Gatos E Saúde: Hidratar o gato também é importante!

O que gato pode comer: Receitas naturais para a alimentação do gato

Com relação a alimentação do gato o preparo de receitas naturais é uma grande dúvida para os donos, tanto com relação ao o que gato pode comer tanto com relação a quantidade de cada item.

Para facilitar fizemos um artigo que já contém uma dessas receitas que podem estar na alimentação dos gatos.

Para saber mais e também preparar essa receita você pode clicar aqui para ler o artigo específico.

O Que Gato Pode Comer - Dicas Sobre Alimentação do Gato E SaúdeO que gato pode comer – Dicas Sobre Alimentação do Gato E Saúde: receitas naturais devem fazer parte da alimentação dos gatos. O dono deve se atentar somente aos alimentos proibidos para gatos e ao modo de preparo específico

Entenda seu gato e seja mais próximo dele

Entender a dieta e a rotina dos gatos demanda tempo e estudo.

Você deve observar cada um deles de forma particular e entender seu estilo de vida.

Para aprimorar, estudar nunca é demais: apoie suas atitudes em artigos, matérias e livros sobre gatos domésticos. Você vai se surpreender com tantos detalhes!

Saber com mais profundidade como o seu gato vive é também uma chance única de se aproximar mais dele a cada dia.

Apesar de mais independentes e reservados, os gatos criam laços muito fortes com humanos e a satisfação e o amor são mútuos.

Todo tutor sabe que o amor pelo seu gato é demonstrado através de ações do dia a dia e a alimentação perfeita é um dos maiores cuidados que se pode oferecer.

O melhor de tudo isso é que você poder encontrar tudo isso no Guia Para Um Gato de 14 Vidas para tirar todas as suas dúvidas e se informar sobre o que gato pode comer.

Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *