O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio?

Tempo de leitura: 8 minutos

O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio

O que fazer para proteger quando seu gato sente frio? Existem várias maneiras, vamos apresentar as mais comuns.  

Índice da matéria ‘o que fazer para proteger quando seu gato sente frio?’:

  1. Uma das primeiras coisas a considerar é a situação específica do seu gato.
  2. A idade do seu gato também é importante ao protegê-lo do frio.
  3. A pele do seu gato é a sua principal defesa contra o frio.
  4. Monitorar sua dieta e escolher a melhor comida para eles.
  5. Use fontes externas de calor.
  6. Vista seu gato com roupas macias.
  7. Dicas adicionais sobre como cuidar de gatos no inverno
  8. Conclusão.

O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio

Se você mora com um gato, sabe que eles são muito sensíveis às mudanças de temperatura, especialmente ao frio.

Quando o tempo frio se aproxima, você começará a notar mudanças no comportamento do seu gatinho. Seu gato estará se preparando para melhor se sustentar durante esse período difícil.

Você quer ajudar seu filhinho peludo a se sentir melhor? Neste artigo explicaremos o que fazer para proteger quando seu gato sente frio.

Uma das primeiras coisas a considerar é a situação específica do seu gato

Se o seu gato está geralmente dentro casa, eles precisam de menos cuidados para serem protegidos do frio. Se o seu gato tem livre acesso a um quintal (o que não pode de jeito nenhum é seu gato poder ir para a rua sozinho) ou se você o adotou quando morava na rua, você deve tomar certas precauções.

Se seu gato é jovem, ou ainda um gatinho filhote, seu sistema imunológico não está desenvolvido e ele será mais vulnerável às doenças relacionadas a mudanças de temperatura.

No caso de gatos prematuros, eles precisarão de uma ingestão extra de calorias na dieta para ajudá-los a se manterem aquecidos. Eles também precisarão de fontes de calor externas e até mesmo de um cobertor para proteger seu corpo.

O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio?O que fazer para proteger quando seu gato sente frio? Quando mais jovem, de mais proteção eles precisam.

A idade do seu gato também é importante ao protegê-lo do frio

O sistema imunológico do seu gato começa a enfraquecer depois dos 7 anos. Eles ficam muito mais propensos a adoecer e são menos capazes de suportar o frio. Por esta razão, você deve prestar atenção se o seu gato é mais velho e mantê-lo aquecido durante as estações mais frias.

O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio?

Se seu animal de estimação tiver pelos curtos, como gatos siameses, ou nenhum pelo, como o  Sphynx, você deve tomar precauções especiais para protegê-lo do frio.

Você deve alimentá-lo com uma dieta abundante em calorias e sempre fornecer fontes de calor para mantê-los aquecidos nas estações mais frias. Se o seu gato tem um pelo curto, não os deixe sair para o quintal e nem passeie com ele pela rua quando estiver frio, pois eles podem desenvolver uma condição respiratória.

Você também deve tomar precauções especiais se seu gato estiver doente, pois suas defesas estarão enfraquecidas e eles serão mais suscetíveis a mudanças de temperatura.

Você deve prestar atenção especial aos problemas da osteoartrite, porque o frio piora a dor nas articulações. E você também tem que ser prudente e cuidadoso se o seu gato tiver doenças renais, como insuficiência renal, problemas respiratórios ou cardíacos, pois eles podem piorar com um resfriado.

Veja Também: 07 Doenças Que Os Donos Podem Causar Em Seus Gatos Sem Querer E Como Não Fazer Isso

A pele do seu gato é a sua principal defesa contra o frio

Com isso em mente, para manter seu gato com bastante saúde, você deve manter sua pelagem saudável para enfrentar o clima frio.

Normalmente, o pelo do seu gato vai engrossar durante as estações mais frias para mantê-los confortáveis no inverno. À medida que o verão se aproxima, o seu gato vai perder este “casaco de pelos”.

A pele do seu gato é muito importante, então você deve acostumar-se a escovar diariamente seu gato, como uma rotina de saúde e beleza, desde quando ele ainda for filhotinho.

Você deve dar uma ênfase especial se o seu gato tiver um pelo espesso e comprido, para evitar emaranhados que caiam nos olhos ou possam levar à dermatite.

Você também deve cuidar de sua pele para fornecer as condições corretas para a saúde ideal de seus pelos.

Leia também a matéria “Escova Para Gatos: Qual A Importância De Remover Os Pelos Do Gato?” para maiores informações desse tema em particular.

O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio?

O que fazer para proteger quando seu gato sente frio? Seu próprio pêlo pode ajudá-lo.

Monitorar sua dieta e escolher a melhor comida para eles

Isso vai depender da situação do seu companheiro peludo. Se o seu gato não sair de casa, você não precisará alterar sua dieta durante o tempo frio.

Se seu gato frequenta seu quintal (caso você more em uma casa), você terá que suplementar sua dieta com alimentos que fornecerão mais gordura e calorias, para melhor proteger seu gato do frio.

Mas lembre-se de que os gatos reduzem sua atividade física para manter uma alta carga calórica, por isso não alimente muito seu animal de estimação, pois ele pode acabar engordando demais.

Existem alguns veterinários que até recomendam que os gatos tomem vitaminas para fortalecer suas defesas.

No entanto, sempre procure aconselhamento do seu veterinário antes de fazer isso. Você deve consultar seu especialista de confiança para aconselhar sobre esse assunto.

Para saber mais sobre alimentação correta você também pode ser esses dois artigos abaixo:

Quantas Vezes Por Dia Devo Alimentar Meu Gato?

Alimentação Natural Para Gatos: Todas As Vantagens da Comida Natural Para Gatos

O que fazer para proteger quando seu gato sente frio

O que fazer para proteger quando seu gato sente frio? Uma comidinha que fornece energia para aquecer o corpo, cai bem.

Use fontes externas de calor

Fontes externas de calor são essenciais para ajudar seu animal a suportar melhor o frio.

Isso será particularmente útil à noite. Se o seu gato geralmente dorme perto do chão, tente levantar a cama para que fique longe da umidade e do frio.

Ou se o gato gosta de estar perto do chão, coloque algum isolamento, como por exemplo papelão ou papel abaixo de sua caminha.

Use cobertores térmicos e deixe uma garrafa de água quente em vários pontos da casa onde seu animal de estimação passa a maior parte do tempo descansando. Ocasionalmente monitore a temperatura, pois o superaquecimento pode ser tão prejudicial quanto o próprio frio.

O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio?

O que fazer para proteger quando seu gato sente frio? Que tal um tapete fofinho.

Vista seu gato com roupas macias

Se o seu gato estiver com muito frio e não sair de casa, você poderá vesti-lo com alguma roupa elástica, macia e confortável para que fique quente e confortável.

Se o seu gato vai para seu quintal, não o vista com roupas, pois ele pode ficar preso em árvores, ou mesmo em fios, o que pode ser perigoso.

Um fator importante a ter em mente é manter as janelas fechadas, bem como as portas, para evitar que uma corrente fria de ar passe pela casa.

O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio?

O que fazer para proteger quando seu gato sente frio? Um agasalho ou um cobertor, nesse friozinho cai bem até para os nossos gatinhos.

Dicas adicionais sobre como cuidar de gatos no inverno

Veja nesse vídeo abaixo algumas dicas adicionais sobre como cuidar de gatos no inverno:

(Links descritos no vídeo: Artigo completo e vídeo completo sobre cuidados com gatos)

Conteúdo VIP

O Que Fazer Para Proteger Quando Seu Gato Sente Frio?

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Conclusão

Seguindo essas dicas, seu felino ficará confortável e feliz durante o inverno. No entanto, lembre-se que os gatos são animais inteligentes e sabem se proteger do frio. Eles vão procurar os lugares mais quentes da casa, mas alguma ajuda dos tutores sempre será ótima.

Se quiser ler mais artigos parecidos com “o que fazer para proteger quando seu gato sente frio”, recomendamos que você veja essa apresentação e acompanhe o blog paixaoporgatos.com.

Peço por favor que compartilhe nas redes sociais, para melhorar a vida dos gatos, e que todos possam doar amor e ter cuidados com esses bichinhos lindos e amorosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *