O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

Seja bem-vinda(o) você que é amante dos nossos queridos peludos!

E se você chegou até aqui, é porque com certeza quer saber como pode melhorar a rotina com seu gato durante a quarentena.

Nossos bichanos estão acostumados com a rotina deles, ficar em casa, mas quando há qualquer alteração – isso inclui você tutor estando em casa; pode gerar algum tipo de estresse.

Esse super artigo completo tem o intuito de trazer medidas simples que você pode realizar diariamente com o seu gato, para reduzir qualquer estresse e também, te aproximar mais dele.

Como há muitas informações duvidosas pela internet, tentamos tirar boa parte das informações desse artigo do Guia Para Um Gato de 14 Vidas para garantir.

Antes de começarmos, vamos entender um pouco sobre estresse e ansiedade? Essas duas palavras serão muito importantes para darmos sequência no conteúdo.

Identificando o estresse e ansiedade em gatos

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

Se você observar seu gato diariamente, vai saber identificar quais comportamentos dele são normais e quais não são, fique muito atenta nisso!

Os gatos são especialistas em tentar disfarçar ao máximo quando algo errado está acontecendo e, por isso, tente identificar algumas alterações que se remetem a ansiedade e estresse como:

  • Redução ou aumento do apetite
  • Choros
  • Vocalização durante a noite
  • Agressividade
  • Automutilação
  • Isolamento
  • Fica escondido
  • Fica mais encolhido
  • Não sente vontade de brincar
  • Arranca ou lambe muito os pelos
  • Vocalizações em excesso – esse sinal é muito comum em gatos bem ansiosos, que acabam miando excessivamente

Não entre em pânico, tem como tratar os comportamentos de ansiedade e é normal que eles se manifestem nesse período de quarentena, porque nossos bichanos são bem sensíveis a alterações na rotina e conseguem captar muito a energia do ambiente.

Esses tópicos são importantes de serem observados, mas para diagnosticar se isso se trata de um quadro de ansiedade ou estresse, é preciso conversar com um médico veterinário ou um especialista em comportamento animal, ok?

Lembre-se que é muito importante saber os comportamentos naturais do seu gato e também quais os verdadeiros cuidados que os gatos necessitam.

Isso para você não acabar fazendo mal ao gatinho sem querer, mesmo com a melhor das intenções.

Para te ajudar com isso, após esse artigo assista ao vídeo onde falamos de 07 doenças que os tutores causam em seus gatos sem querer e como evitar que isso ocorra.

Terapias naturais para gatos

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

A gente sabe que muitos tutores usam medicações que são conhecidas como calmantes, algumas delas são naturais, que se encaixam como medicações homeopáticas.

Mas se você está em casa e não quer passar por uma consulta com urgência com um homeopata, aqui vão algumas dicas!

Os florais são ótimos para tranquilizar os bichanos, são popularmente conhecidos, acessíveis e naturais!

Os efeitos não são imediatos, demoram alguns dias, mas sua ação é sutil e ajuda com que seu bichano tenha suas emoções equilibradas novamente.

Você pode encontrar em petshops e lojas de conveniência de animais florais que já são prontos, ou então pedir uma receita para um veterinário.

Caso a opção do floral ainda seja difícil, você pode utilizar o poder das ervas. 

A camomila, lavanda, capim limão e alecrim são ótimos para acalmar!

E se você tiver em casa óleo essencial, é só pingar uma gotinha em um local que seu bichano fique muito, seja uma caminha, almofada, coberta…

O chá de camomila também pode ser utilizado. Aqui no caso você pode colocar na comida, receita de petiscos e até mesmo na água.

A camomila tem propriedades maravilhosas para os pelos, unhas e visão.

Yoga e pilates para gatos

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Yoga e Pilates Para Gatos

A Yoga e o pilates sempre foram uma prática maravilhosa, para melhorar o nosso equilíbrio, conexão com a terra, controlar a respiração e também alongar mais cada parte do nosso corpo.

Falando em alongar, os gatos são extremamente fãs de alongamento, e esse exercício é muito importante para ele, porque mantém toda a musculatura relaxada e aquecida para qualquer exercício.

Se você buscar no youtube como “yoga for pets” ou “pilates for pets”, alguns exercícios estarão disponíveis.

Esse é um momento muito importante para relaxar seu gato, aliviar o estresse e a ansiedade.

Vale lembrar, que qualquer ação nova deve ser feita com muito cuidado e paciência, pode ser que seu gato não goste de determinadas posições e tá tudo bem, não force-o a nada, deixe ele se sentir à vontade no tempo dele.

Os pets tem uma dificuldade maior para se concentrarem, os gatos principalmente, porque estão atentos há qualquer movimento e som diferentes!

Então foque em uma aula com poucos exercícios e forneça petiscos como recompensa, assim, ele se sentirá mais a vontade e animado para as próximas aulas.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Enriquecimento ambiental para gatos

Os gatos são apaixonados pelas alturas e existe uma palavra que define todo esse contexto: arborícolas.

Isso quer dizer que eles amam estar em cima das árvores, como seus primos felinos que vivem nas selvas e florestas.

Eles utilizam as árvores para descansar e se sentirem seguros, além de terem controle de tudo que está acontecendo abaixo deles.

Se você tiver árvores em casa ou no jardim do seu apartamento, é uma ótima opção, estimule com que ele escale, cheire e descubra!

Caso você não se sinta seguro em realizar isso, pode colocar uma guia e deixar ele curtir alguns minutinhos ao ar livre. Afinal, ninguém quer que ocorra aquelas cenas dos desenhos animados de chamar o bombeiro para resgatar o gato.

  • Faça isso no quintal da sua casa, nunca na rua, porque em árvores ou troncos velhos, podem ficar abrigados alguns tipos de fungos, como o que causa a esporotricose e não queremos que seu gato se machuque nesse período.

A segunda opção é investir com força no enriquecimento ambiental, isso pode ser promovido em qualquer cômodo da sua casa – se for em vários, melhor ainda; seja com prateleiras, esteiras, playgrounds,  tocas, pontes, redes como você preferir, isso é o enriquecimento vertical.

Caso queira saber mais sobre enriquecimento ambiental você também pode ler esse artigo.

Vale lembrar que todas as coisas que ficam no alto precisam de precaução, se for próximo de uma janela, a mesma deve estar protegida, se você investir em prateleiras, ela tem que ter um espaço para seu gato circular e deitar, além de ter outras prateleiras próximas.

E isso é muito importante não só de ser utilizado na quarentena, mas para o resto da vida.

Os gatos se sentem muito seguros quando estão nas alturas, eles conseguem observar o ambiente melhor, além de que também é uma diversão, forma de se alongar e praticar exercícios.

E como eles amam olhar o movimento, que tal investir em algo próximo a uma janela bem movimentada? E até mesmo, caso pesquise bem, você pode encontrar pontes que ficam fixas no teto.

Estimule o seu gato a escalar e amar todo o enriquecimento vertical nesse período.

Passeios com guia para gatos

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Passeios com guia para gatos

Tem tantas pessoas compartilhando todas as coisas novas que estão aprendendo durante a quarentena, e eu gostaria de lançar uma pra você amante dos bichanos, por que não ensinar o seu gato a andar na guia?

Os gatos podem sim andar na guia, e não é uma missão impossível.

Obviamente que esse processo é diferente dos cães. Quando o gato é mais novo isso tudo é mais fácil, mas não desista, porque os gatos adultos também aprendem a andar.

Ah, fica a dica, se o seu gato é muito medroso, ele pode ter mais dificuldade para conseguir aprender.

Lembre-se de ter um peitoral que encaixe no corpo do seu gato e dê preferência para peitorais que são mais finos e não causam tanto peso, o seu gato irá se sentir mais confortável.

E se puder, escolha uma que fique presa no abdômen e também no pescoço, elas são mais seguras, ok?

Você deve estar se perguntando, como conseguir realizar isso? Faça sempre associações positivas, se o seu gato tem um petisco favorito é hora de colocar ele em ação!

Tente oferecer o petisco e também colocar a guia durante o processo, sem muita agitação ou pressão, faça isso devagar e no tempo do gato, se ele tiver uma reação boa, coloque toda a guia.

Espere alguns minutos, deixe ele se acostumar com a guia e distraia a atenção dele para alguma brincadeira, carinho ou algo que ele goste muito de fazer.

E prontinho!

Repita esse processo de dar petisco, colocar a guia e algo positivo que ele goste depois por mais alguns minutos, faça isso por alguns dias, até que você perceba que o seu gato não está mais se sentindo estranho ao colocar a guia.

A próxima etapa então, é realizar o passeio!

O passeio com guia para o gato pode começar nos corredores e em locais pequenos, lembre-se de fazer tudo no tempo do seu bichano, gradativamente e sem pressa, porque queremos que ele tenha uma experiência legal e tranquila durante todo o processo.

Brincadeiras ativas para os gatinhos

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Brincadeiras ativas para gatos durante a quarentena

Os nossos bichanos são ótimos caçadores, se eles estivessem junto com seus amigos tigres, leões, onças e outros felinos, eles caçariam muito e diversas vezes ao dia.

E isso é muito importante, todo esse comportamento de caça, porque estimula que o gato encontre, persiga e ataque uma presa.

Obviamente, que aqui no caso a presa deve algum brinquedo ou até mesmo um petisco que ele goste muito.

Apenas tenha muito cuidado com as canetas laser, é muito fofo ver o gato tentando pegar a luz, porém se ele não consegue atingir o seu objetivo final, que é pegar a presa, pode gerar ansiedade, depressão além de muita frustração.

Como você pode desenvolver esse tipo de brincadeira?

É bem simples, invista em brinquedos que fiquem suspensos, como varinhas – de diversos formatos e você até pode criar uma!

Faça movimentos ativos com a varinha, corra junto com ela pela casa, faça com que ele se exercite e, é claro, deixe ele pegar a “presa”.

Você pode fazer essa brincadeira no mínimo 2 vezes ao dia por 15 minutos, aproveite esse momento, ainda mais que estamos em quarentena, invista em brincadeiras assim, elas são ótimas para aliviar o estresse e ansiedade.

Vai ser bem legal tanto para você quanto para seu gatinho fazer com que ele se exercite com brincadeiras!

Massagem para gatos

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Massagem para gatos

A massagem para gatos tem vários efeitos benéficos, relaxar a musculatura, aumentar a amplitude de movimento, aliviar a dor e a tensão, além de que aliviar muito o estresse.

Para você criar essa conexão que a massagem proporciona com o seu bichano basta apenas ter paciência, ligar uma música tranquila e fazer movimentos leves.

O seu gato precisa estar se sentindo confortável no ambiente, caso ele fique tenso, a massagem não terá nenhum efeito positivo.

Então tente colocá-lo em um local que ele fica com frequência, pode ser no sofá, almofada ou na própria caminha.

E comece a massagear onde o seu gato mais gosta de receber carinho, aos poucos, siga os movimentos para as outras partes do corpo, você pode fazer movimentos com a mão aberta e quando chegar nos membros, pode apertá-los delicadamente.

Se o seu gato expressar qualquer sinal de desaprovação, volte a massagear o local que ele estava gostando.

Geralmente a massagem é feita nas patinhas, cinco minutos em cada uma e por toda extensão da coluna, cinco minutos também. Você pode fazer todos os dias e quantas vezes quiser durante o dia, os efeitos dela são maravilhosos.

Para os gatos idosos a massagem é muito importante! Porque ela ajuda a lubrificar as articulações e reduz a tensão que a musculatura produz, pela baixa da atividade física.

Música para relaxar

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Musicas para os gatos relaxarem

Ouvir música não é uma tarefa difícil, nós sempre estamos conectados com o mundo musical.

Nossos pets também podem ser inseridos nesse mundo, para animais ansiosos as músicas calmas são excelentes para relaxar, então aposte nas músicas clássicas, músicas para relaxamento e meditação.

Elas auxiliam a reduzir o estresse, ansiedade e agitação. Afinal, esse período de quarentena também tem sido estressante para eles.

Vale lembrar, a música não precisa ser colocada na última altura, eles escutam melhor do que a gente, então deixe o volume como música ambiente! Caso contrário seu gato terá todos os eventos revertidos dos benefícios.

Há diversas playlists no youtube e também em plataformas de streaming. E aposto que até você vai relaxar ouvindo essas músicas.

Se você não quiser ouvir nenhuma música, pode ligar sons da natureza, tem sons com canto dos pássaros, barulho do mar, cachoeira, vento, chuva, tem todos os barulhos de natureza possíveis no youtube, escolha um vídeo que tenha algumas horas e deixe a mágica acontecer.

Catflix

Já imaginou seu gato vendo vídeos especiais para entreter ele?

Isso é possível e foi apelidado carinhosamente pelos tutores de catflix.

No caso, se você fizer uma busca no youtube com “videos for cat to watch”, aparecem diversos vídeos e com diversas horas para manter o seu gato entretido.

Deve-se ter um cuidado extra aqui, porque o fato de seu bichano não conseguir caçar o que está na tela pode gerar frustração, então deixe que ele se divirta um pouco e depois realize uma brincadeira ativa, ok?

Comedouro lento para gatos

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

Sabe aquela caixa de ovo que ficou sobrando? Não joga ela no lixo!

Lave bem e coloque ração nos buraquinhos que vão os ovos. Essa caixa de ovo, seja ela de plástico ou papelão, funciona como um comedouro lento para os bichanos, além de ser uma alternativa super acessível, né?

Os gatos amam novidades e se você oferecer a comida em um local diferente, já vai chamar muito a atenção dele. Já estará valendo para ativar a característica de explorar.

Para os gatos é extremamente importante “dificultar” a alimentação, porque como eles são caçadores, quanto mais desafiador é, mais eles gostam.

Afinal, na natureza não é nada fácil capturar uma presa, né?

Brinquedos para gatos que podem ser feitos em casa

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Brinquedos para gatos que podem ser feitos em casa durante a quarentena

Com sacola de papel

Às vezes os brinquedos mais simples são aqueles que dão mais certo.

Se você tem uma sacola de papel sobrando em casa, é hora de utilizá-la – se você não tiver, uma caixa também está valendo.

Faça alguns buracos e dentro deles, coloque fitas, brinquedos, bolinhas e prontinho.

O seu gato ficará tentando pegar o que tem dentro dos buracos e você até pode colocar algum petisco por ali, para ele ficar mais interessado e passar um tempo de divertindo com o brinquedo improvisado.

Brinquedo com caixa de papelão

Corte a caixa de papelão como se fosse formar uma tela de uma televisão. Nela, você pode pendurar pedaços de fios de lã ou barbante, fitas coloridas, sininhos, botões, tudo que a sua criatividade permitir, para seu gato ficar encostando em todos os materiais e brincando com eles.

Brinquedo com rolo de papel higiênico

Quem disse que o rolo do papel higiênico nunca seria tão útil nesse período?

Após o uso, quando estiver só no papelão, você tem duas opções de brinquedo: uma você pode colocar objetos que façam barulho dentro dele e costumar com um pano em volta, para ficar um rolinho que faz som.

A outra opção é perfurar o rolo com canudos de plástico e deixar com que seu gato se divirta! Vale lembrar, que para essas opção é preciso ter cuidado, para que seu gato não coma o canudo.

Brinquedo com garrafa pet

Perfure a garrafa pet, coloque ração ou petiscos dentro e ela também servirá como um comedouro lento, e é ótimo caso o seu gato coma muito rápido, ele vai rolar a garrafa e os grãos de ração cairão aos poucos!

Mantenha os itens essenciais em dia

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Mantenha os itens essenciais para o gato em dia

A melhor coisa que você pode fazer é manter a rotina do seu gato o mais natural possível.

Para isso, é preciso que ele tenha acesso a todos os seus itens essenciais, que seriam ter acesso a comida, potinhos com água e petiscos.

Evite estocar os alimentos para o seu bichano, porque os gatos não comem muito e uma ração guardada em um armário por muito tempo, pode acabar estragando.

E o que fazer caso a ração acabe e você não queira sair para comprar?

Comece a pensar em alternativas com alimentação natural com coisas que você já possui na sua casa, os gatos adoram os seguintes alimentos:

  • Carne moída
  • Abóbora
  • Peixe
  • Cenoura
  • Ovo cozido
  • Frutas
  • Gelo saborizado

No nosso blog tem várias dicas a respeito da alimentação natural!

Ela pode ser uma alternativa muito interessante de ser introduzida nesse período de quarentena, mas faça tudo com calma, para seu gato não estranhar a mudança.

Como introduzir a alimentação natural para gatos na quarentena

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Como introduzir alimentação natural para gatos durante a quarentena

Essa dica também vale se o seu bichano já se alimenta de Alimentação Natural.

Ah, e vale lembrar que talvez a variedade nesse período não seja tão grande, porque o preço de muitos alimentos aumentou. Não há nenhum problema em realizar receitas mais básicas, ok?

Por sinal, há empresas que produzem alimentação natural para os bichanos, quem sabe você não encontra alguma na sua cidade e acaba auxiliando no comércio local?

Tenha cuidado com os petiscos, eles devem ser apenas 10% do total da alimentação, não abuse nesse período, esses petiscos podem ser saudáveis como frutinhas, vegetais, ovo cozinho, iogurte ou qualquer coisa que o seu gato ame comer.

E como estamos de quarentena, não deixe a comida simplesmente disponível, as refeições em brinquedos ocos são grandes estímulos para fazer o tempo passar e tornar a alimentação mais divertida, assim como gelos saborizados, que podem ser feitos com caldo de ossos, melancia batida com água, água de coco, iogurte com água, ou carne moída com água!

Mas fica a dica, não comece a alimentação natural de repente, é preciso uma transição da ração para a alimentação e esse processo deve levar 7 dias, pelo menos.

Caso queira saber mais sobre como alimentar melhor seu gato e ainda economizar, dá uma olhada nesse artigo.

Algumas receitinhas simples de alimentação natural para gatos que você pode fazer

Para te auxiliar a introduzir a alimentação natural, separamos algumas receitas bem fáceis pra você fazer e com certeza você possui esses ingredientes na sua casa.

Se não tiver, quando for ao mercado, compre! Mas se não tiver, não tem problema ok?

Caldo de ossos

O caldo de ossos é excelente de ser feito, porque ele é rico em cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Ele também tem substâncias que melhoram a digestão, protege e nutre todo o sistema digestivo, melhora o crescimento de pelos e unhas, atua na prevenção de dores e inflamações nas articulações.

Algumas receitas indicam o uso de vinagre de maçã. Porém, alguns gatos acabam ficando com dores no estômago por conta do vinagre, então não vamos utilizar nessa receita, use apenas se o seu gato já teve contato com a ingestão do vinagre e não teve problemas.

  • 1 kg de ossos
  • 3 litros de água

Deixe tudo ferver por no mínimo quatro horas na panela de pressão, sempre confira se ainda tem água ou não, para que o osso não grude no fundo da panela.

Quando você vir que a água está bem pigmentada é só peneirar e fornecer para o seu bichano!

Pode ser no formato de gelo ou até mesmo colocado para ele beber um pouco. E você pode colocar o caldo para congelar que ele dura bastante tempo.

Petisco de gelatina natural

Isso mesmo, a gelatina é uma grande aliada na alimentação, ela também tem poderes mágicos como efeito anti-inflamatório e protege todo o sistema neurológico.

Vale lembrar, ela é indicada para os bichanos que são mais idosos, que possuem problemas ortopédicos ou neurológicos.

E é claro, a gelatina é cheia de colágeno, que tem funções maravilhosas para o organismo, melhorando o funcionamento das articulações, melhora o brilho dos pelos, fortalece as garras e melhora muito a pele.

E a melhor notícia? ele não tem nenhuma gordura! Quer saber como fazer?

½ Xícara de gelatina sem sabor

½ Xícara de caldo de carne – É só ferver um pouquinho de carne com água e esperar a cor da água mudar.

1 ½ Xícara de caldo ou água fervendo

No modo de preparo, coloque a gelatina sem sabor, cubra-a com ½ xícara de um líquido frio e espere 1 minuto, para que ela comece a amolecer, depois é só colocar todo o caldo quente, que demora em média 5 minutos.

Se você quer que o petisco fique mais duro é só colocar mais gelatina, você pode colocar tudo em forminhas e levar pra geladeira.

Os bichanos que possuam até 5kg podem comer 1 colher de café 2 vezes ao dia, os que possuem mais peso podem comer 1 colher e meia de café 2 vezes ao dia.

Conteúdo VIP

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

(Mais de 150 mil Mamães de Gato Já Participam)

Dê lugares para seu gato se esconder

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?
Dê lugares para seu gato se esconder

O isolamento é um conceito totalmente diferente para nós. Porém, para seu gato, ele é muito importante. Principalmente agora que estamos mais tempo em casa.

Às vezes o nosso amigo felino precisa de um lugar para ficar distante dos humanos ou de outros pets na casa.

Com certeza você deseja que o seu gato não se esconda em locais que sejam perigosos dentro da sua casa, como em sacolas plásticas ou em garagens. Lugares perigosos podem causar riscos sérios a vida do seu bichano.

Para evitar isso invista em caminhas que o seu bichano possa se esconder e que tenha saídas de ar, até mesmo você pode forrar uma caixa de papelão com uma coberta e abrir locais de ventilação.

Zoofarmacognosia

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

Zoofarmaco o que?

A zoofarmacognosia é a habilidade do seu pet conhecer plantas que possuem substâncias farmacêuticas, aquelas plantas que podem corrigir desequilíbrios e suprir alguma deficiência que ele esteja tendo.

Você já deve ter visto cenas de cães indo passear e comendo matinhos né? Até mesmo seu gato deve ser apaixonado por alguma plantinha e vive comendo ela.

Esse comportamento é totalmente normal, porque os pets buscam determinadas plantas que possam aliviar alguns dos sinais de desconforto que eles estão sentindo.

Como nossos bichanos não tem acesso a tantas plantas, eles acabam sentindo essa carência, então você pode inserir na sua casa alguns vasinhos com:

  • Melissa
  • Hortelã
  • Dente-de-leão
  • Erva-doce
  • Orégano

Só tenha cuidado para o vaso não ficar totalmente livre, porque seu bichano pode se animar e comer tudo de uma vez.

Você pode fazer com que ele se familiarize com a planta fornecendo pequenos pedaços ou então, inserindo durante as refeições.

Estímulos mentais e físicos para os gatos

O Que Fazer Com Os Gatos Durante A Quarentena?

Os gatos amam ser estimulados, principalmente quando é uma novidade!

Eles amam atividades que têm interações, como atacar e perseguir. Isso ajuda o seu instinto natural a se manter ativo com esse tipo de brincadeira.

Então faça brincadeiras assim, ou crie estruturas que tenham esse tipo de estímulo. Ajuda a aliviar o estresse e dá um ótimo gás na saúde mental.

Alguns exemplos são torres para escalar com arranhadores, brinquedos pendurados, playgrounds felinos ou túneis.

Vale lembrar que toda novidade para brincadeiras sempre é bem recebida pelos bichanos.

Ensine as crianças sobre o comportamento dos gatos

Se você tem crianças em casa, essa dica é muito importante!

As crianças também estão tendo dificuldades em lidar com a quarentena, e quando elas são muito pequenas não entendem tão bem a linguagem dos gatos.

Agora é um ótimo momento para reforçar a etiqueta e mostrar para suas crianças como é a linguagem deles, com certeza pode ser muito divertido elas aprenderem mais um pouco sobre isso.

Inclusive os bichanos conseguem ensinar muitas coisas para as crianças, que estão sempre em aprendizado, até mesmo encorajando-as, sendo companheiros e estimulando em brincadeiras.

Veja também esse vídeo abaixo dá as dicas e cuidados necessários para a convivência entre gatos e bebês.

Considerações finais sobre gatos e quarentena

Todos esses estímulos são muito interessantes de serem feitos durante e após a quarentena também!

Só vale reforçar que você não deve exagerar na quantidade de vezes que faz os estímulos ou colocar todos eles juntos, porque os gatos são apaixonados por novidades e quando ficam enjoados de algo dificilmente voltarão a se interessar.

Faça tudo com calma e de pouco em pouco que com certeza a quarentena dele será muito mais animada.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *