O Que é Dermatite Alérgica á Picada De Pulga Em Gatos?

O Que é Dermatite Alérgica á Picada De Pulga Em Gatos?

A dermatite alérgica à picada de pulga pode infelizmente afetar os gatinhos, por isso é aconselhável estar ciente dos sinais clínicos, porque essa situação é bastante desconfortável e pode estressar muito seu amigo.

Confira algumas informações abaixo para uma breve visão geral do que é dermatite alérgica a picada de pulga.

Antes de tudo, você precisa saber que sim, essa condição é provocada pela pulga, e é muito comum de que alguns gatos apresentem alergia a picada da pulga. 

Enquanto alguns gatos podem sentir um pouco de irritação na pele quando são picados pelas pulgas, outros podem ter reações bem diferentes. 

Alguns gatos podem ter um pouco de coceira mesmo que tenham algumas pulgas em seu corpo, ou que estejam convivendo em locais que possuem infestação de pulgas.

Enquanto outros podem acabar se coçando tanto que se tornam suscetíveis a infecções de pele, pelas lesões que acabam realizando. 

Para um gatinho alérgico a pulgas, apenas uma picada pode causar uma reação séria e desagradável.

Simplificando, os antígenos que estão presentes na saliva das pulgas são os culpados.

As pulgas mordem a pele para obter o sangue que desejam beber e, no processo, injetam parte de sua saliva na pele. 

Se uma pulga morde um gatinho que tem dermatite alérgica à pulga, essa saliva pode causar coceira e o desconforto pode durar alguns dias.

E, novamente, tudo pode acontecer com apenas uma pulga, um gato não precise ser infestado de pulgas para desenvolver essa reação alérgica.

É comum que na rotina clínica muitos tutores se irritem com essa informação, mas seu gato pode ter entrado em contato com apenas uma única pulga que entrou na sua casa.

É normal os animais terem pulgas!


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Sinais clínicos da dermatite alérgica à pulgas em gatos

O Que é Dermatite Alérgica á Picada De Pulga Em Gatos?
  • Comichão intensa
  • Coçar, mastigar e lamber a pele onde ocorrem as picadas de pulga
  • Queda da pelagem, geralmente ao redor do pescoço, cabeça e base da cauda
  • Feridas abertas na pele
  • Pequenas crostas na pele, principalmente ao redor da área da cabeça e pescoço
  • Infecção bacteriana secundária na pele

Muitas vezes, a área mais afetada pela dermatite alérgica à pulga é sobre a garupa do gatinho e na frente da cauda. 

No entanto, um gato com essa alergia também pode morder e lamber as pernas por causa da irritação também.

Veja Mais:

Tratamento para dermatite alérgica a picada de pulga em gatos

O Que é Dermatite Alérgica á Picada De Pulga Em Gatos?

A melhor forma de evitar toda essa situação, é com a prevenção!

Obviamente, que se o seu bichano estiver passando por um processo alérgico, o ideal é entrar em contato com o seu médico veterinário para aliviar esse desconforto, e também avaliar a gravidade das lesões para instituir o melhor tratamento.

Com tantos produtos de controle de pulgas no mercado, pode ser difícil escolher o que é certo para o seu gato, mas seu veterinário pode ajudar. 

Além disso, seu veterinário também pode lhe dar dicas sobre como se livrar de pulgas e ovos de pulgas que possam estar em sua casa, para que não possam pegar seu gato novamente.

Ao livrar-se das pulgas existentes e prevenir futuras infestações, você também pode se livrar da dermatite alérgica à pulga que faz o seu gato se sentir infeliz.

Se o seu gato causou bastante dano à pele, e se houver infecções secundárias, seu veterinário também pode oferecer tratamento. 

Seu gatinho pode precisar de medicamentos que reduzam a coceira e ajudem a evitar mais danos, ou antibióticos podem ser necessários para se livrar de uma infecção.

Novamente, qualquer gato pode se tornar alérgico a picadas de pulga, por isso é uma ótima ideia tomar precauções que ajudem a manter as pulgas longe do seu ambiente.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *