O Que é Acne Felina?

Você já encontrou uma bolinha no lábio do seu gato, e já se perguntou se era uma espinha?

Por incrível que parece, os gatos podem desenvolver acne, e elas acometem com mais frequência a região do lábio inferior e no queixo.

A acne felina não é nada preocupante, muitos gatinhos apresentam um episódio único e podem não desenvolver mais essa condição.

Porém, sempre existe o outro lado de gatinhos que podem continuar desenvolvendo ao longo da vida.

Assim, percebemos que cada gato é diferente, pode ter um gato com crises frequentes e outro com crises menos frequentes.

Dependendo de como for a sintomatologia de cada um, poderá ser avaliado se é extremamente grave ou não.

Então, compreender o que é a acne felina, ajudará você como tutor a reconhecer o quadro antes, e informar ao seu médico veterinário para seu bichano ter um tratamento adequado.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


O que causa acne felina?

O Que é Acne Felina?

Os gatos possuem folículos capilares ao longo do lábio inferior e também no queixo, esses folículos podem ficar obstruídos com sebo, provocando então a acne no gato.

Não somente isso causa a acne felina, alguns gatos podem desenvolvê-la por uma infecção bacteriana secundária, ou seja, o lugar já poderia estar lesionado antes, favorecendo o crescimento bacteriano.

Embora a causa não seja 100% exata do que pode causar a acne, existem alguns fatores que podem predispor ao seu desenvolvimento, como:

  • Hábitos de higiene inadequados
  • Sistema imunológico reprimido
  • Anormalidade na produção de óleo da pele
  • Problemas na superfície da pele – como folículos que não funcionam corretamente
  • Esfregar o queixo excessivamente nas superfícies
  • Dermatite de contato
  • Dermatite atópica
  • Estresse

Não estão inclusos como fatores de desenvolvimento, o gênero, raça e idade, infelizmente a acne felina pode acometer os gatinhos em qualquer momento da sua vida.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

O Que é Acne Felina?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Como é a acne felina?

O Que é Acne Felina?

A acne felina possui o aspecto semelhante a acne que nós, tutores conhecemos, elas podem resultar em espinhas ou cravos, crostas aquosas, queixo inchado e pequenas espinhas avermelhadas.

Quando o quadro já é mais grave, ocorrem crostas sanguinolentas, perda de pelo na região, pústulas, nódulos e vermelhidão local.

Nestas condições, os gatos acabam sentindo muita coceira, dor e desconforto.

Se você notar esses sinais clínicos, seu veterinário poderá diagnosticar o problema simplesmente por meio de um exame físico.

Embora, também possa realizar uma raspagem de pele ou biópsia para descartar outras condições, como sarna ou então tumores de pele.

Além disso, se seu veterinário suspeitar que há uma infecção bacteriana secundária afetando seu animal de estimação, uma cultura e teste de sensibilidade também podem ser usados.

Veja Mais:

Tratamento para Acne Felina

O Que é Acne Felina?

Vamos supor que o seu gatinho realmente foi diagnosticado com acne felina, o tratamento dependerá da causa e da gravidade do problema.

Produtos de limpeza antissépticos, xampus tópicos e antibióticos podem ser recomendados por seu veterinário para limpar completamente a área infectada e eliminar a acne.

Já, se o seu gato tem um problema recorrente de acne, o veterinário pode prescrever um plano de tratamento de longo prazo, para que a acne não apareça por um bom período de tempo.

E se houver uma infecção bacteriana secundária, ou uma grande quantidade de inflamação presente, o veterinário prescreverá os medicamentos apropriados, para reduzir a inflamação e também a infecção.

Em alguns casos, as tigelas que são muito rasas, ou de materiais que podem provocar alergia local, é melhor trocar esses materiais.

Escolha uma tigela com o fundo maior, que seja mais larga, assim a pele do gato não terá tanto contato com o material.

Finalmente, se o seu gatinho tem acne como resultado de hábitos inadequados de higiene, ou se o seu gato tem tendência a desenvolver acne, você pode ajudar limpando o queixo dele regularmente.

Você também pode iniciar um programa de limpeza para estender o tempo entre as recidivas, se o seu gato sofrer muito de acne.

  • A limpeza de pele adequada reduz muito o aparecimento da acne

Agora que você sabe um pouco sobre a acne felina, pode ficar de olho nos sinais de que seu gatinho pode estar lidando com essa condição.

Como há uma variedade de causas possíveis para esse problema de pele, converse com seu veterinário para descobrir exatamente o que você deve fazer para manter a pele do seu gato saudável.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *