O que causa diarreia em gatos?

O que causa diarreia em gatos?

As fezes do seu gato podem revelar muito sobre a saúde dele. Por isso, é essencial ficar de olho na caixinha de areia, por mais nojento que isso possa parecer para alguns, já que essa é uma ferramenta para identificar se as fezes estão normais, ou então se o seu gato pode estar passando por um quadro de diarreia.

O que pode causar diarreia nos gatos? Nós vamos explicar alguns dos culpados por essa situação desconfortável.

É claro que se a diarreia estiver durando muitos dias, procure um veterinário o quanto antes, porque além de desconfortável, ela desgasta todo o organismo, fazendo com que ele fique totalmente desequilibrado.

Sempre falamos da importância de identificar comportamentos que nossos gatos indicam que devemos levá-lo ao veterinário. Às vezes algumas atitudes que os tutores fazem na melhor das intenções ou mesmo uma falta de atenção pode acabar custando a vida de nossos bichanos.

Por isso recomendo que também assista a esse vídeo. Lá falamos sobre 7 doenças causadas pelos tutores de gatos sem querer e como evitar que isso aconteça.

Mudança na dieta ou alergia alimentar

O que causa diarreia em gatos?

A diarreia do seu gato pode ser causada por uma mudança na dieta. Você mudou para um alimento diferente recentemente? Você ganhou uma amostra de ração e resolveu testar se o seu bichano gostava?

Se a mudança foi muito brusca, o organismo do seu gato não teve tempo para se ajustar com aquele alimento diferente, fazendo com que ocorra a diarreia ou fezes mais amolecidas.

  • Por esse motivo, os especialistas recomendam a transição lenta de um alimento para outro ao longo de vários dias, pois isso dá tempo para o corpo do gatinho se acostumar.

O seu gato pode também der alergia a determinado alimento, ou ter intolerância a algum ingrediente diferente, fazendo com que a diarreia seja o efeito colateral.

Com o auxílio do médico veterinário e uma dieta de exclusão, vocês terão o resultado de qual pode ser a causa da alergia, e olha, isso pode demorar um certo tempo, então é preciso ter muita paciência.

E vale a pena mencionar que um gato pode ter diarreia se comeu algo que não deveria, por exemplo, seu gato pode ter tido contato com algum conteúdo que estava na lixeira por acidente e acabou desenvolvendo o quadro de diarreia.

E por fim, muitas pessoas pensam que os gatos são apaixonados por tomar leite, mas tenha muito cuidado, alguns bichanos podem desenvolver diarreia com produtos lácteos.

Para saber mais sobre como alimentar melhor seu bichano assista a esse vídeo.

Parasitas ou infecções podem ser causa de diarreia em gatos

O que causa diarreia em gatos?

Parasitas, vermes, infecções virais e infecções bacterianas também podem ser a causa da diarreia.

Seu veterinário pode fazer um exame de fezes, para verificar se realmente tem algo alternado.

Da mesma forma, seu veterinário pode diagnosticar uma infecção e fornecer os medicamentos corretos para auxiliar o organismo do seu amigo, a voltar as condições normais.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

O que causa diarreia em gatos?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Quer saber como não envenenar seu gato? Além de saber o que causa diarreia em gatos esse e-book também possui informações importantíssimas para a saúde do seu bichano.

Alterações clínicas

O que causa diarreia em gatos?

Existem várias alterações clínicas que podem ter a diarreia como um sinal clínico, geralmente eles podem estar relacionados com:

  • Doença inflamatória intestinal
  • Distúrbios no pâncreas
  • Hipertireoidismo
  • Colite
  • Câncer

Por esse motivo, se seu gato está com diarreia com frequência ou não está cessando, é bom conversar com seu veterinário para descobrir a causa exata.

Quando ir ao veterinário no caso de diarreia em gatos?

O que causa diarreia em gatos?

É aconselhável ligar para o seu veterinário se o seu gato tiver diarreia que dura mais de um ou dois dias ou se a diarreia se repetir.

Também é válido anotar qual a frequência dessa diarreia, se ela está associada com outros sinais clínicos como:

  • Perda de peso
  • Perda do apetite
  • Vômito
  • Febre
  • Apatia

E se a diarreia estiver com sangue ou coloração diferente, entre em contato com seu veterinário imediatamente para marcar uma consulta com seu gato.

Calma, não entre em pânico com esse texto! A diarreia em gatos pode durar apenas um curto período de tempo e resolver por conta própria, como quando é causada por estresse, ou pode apontar para um problema subjacente mais sério.

Como vimos, existem motivos diversos para o que causa diarreia em gatos.

Não importa o quê, sempre confira a caixa de areia do seu bichano, se tiver algo alterado você pode tirar uma fotografia ou levar as fezes para auxiliar no diagnóstico do médico veterinário.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *