Mundo dos gatos: o que se passa na cabeça desses bichanos?
Todo apaixonado por felinos é curioso para descobrir o que estes animais tão especiais pensam e como é o mundo dos gatos. [no_toc]
Qual dono de gato nunca se pegou refletindo sobre o que o seu bichano poderia estar pensando? O mesmo acontece com quase todos os donos de animais, mas o comportamento único dos felinos acaba aguçando a curiosidade humana a desvendar o mundo dos gatos.
Mas não são só os donos que tiveram essa vontade de descobrir um pouco mais sobre estes animais fascinantes: alguns cientistas também focaram seus estudos no comportamento dos gatos domésticos e acabaram descobrindo fatos incríveis sobre o mundo dos gatos.
Conteúdo VIP
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!
Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!
Gatos possuem noção de tempo
Esta habilidade cognitiva sobre a percepção do tempo e suas mudanças pode não ser só uma característica humana. Isto porque alguns testes realizados com grupos de gatos mostraram que os bichanos conseguem identificar a diferença entre pequenos intervalos de tempo.
O seu gato provavelmente sincroniza o comportamento dele com o seu
Pesquisas ao longo dos anos vêm mostrando que os gatos, assim como os cães, conseguem perceber a mudança de humor ou emocional de um humano e acabam se adaptando àquela condição, acabando por se aproximar ou se afastar de humanos em determinados momentos.
Se você está em um dia difícil, por exemplo, é fácil notar que o seu animal irá permanecer mais próximo de você de forma solidária e com o intuito de cuidar do seu bem estar ou melhorar o seu humor.
Gatos aprendem a ser dramáticos e usam isso para te manipular
Gatos aprendem, com o passar do tempo, quais são as fraquezas do seu dono e passam a entender quais os tipos de comportamento humano das pessoas que estão mais propícias a dar carinho, brincar e principalmente oferecer comida e petiscos para eles.
Esta característica é mais notada em gatos que vivem sozinhos com apenas um humano, os quais tendem a miar mais, “chorar” histericamente e se aproximar carinhosamente quando querem algum benefício e os humanos, sem perceber, cedem e reforçam este comportamento deles.
Ao contrário do que pensam, gatos são extremamente sociáveis
Muita gente usa o argumento de que cães são amigos de verdade, enquanto gatos são solitários e interesseiros. Mas a ciência já provou que gatos são muito sociáveis, vivem bem e até preferem andar em grandes bandos, além de gostar de ter e cultivar relações com seres humanos.
Gatos podem contar
Em alguns testes, gatos mostraram capacidade cognitiva para diferenciar figuras que apresentavam dois ou três pontos, indicando que eles entendem a diferença entre quantidades. Esta percepção felina também os permite entender é mais vantajoso receber mais petiscos.
Há muito o que saber sobre o mundo dos gatos
E se você descobrisse cada vez mais características sobre o mundo dos gatos? No Guia Para um Gato de 14 Vidas você encontra curiosidades, dicas e boas práticas para cuidar se seu felino, proporcionando uma vida feliz e confortável ao seu bichano, fazendo inclusive com que possa viver até o dobro da expectativa esperada!