Miado De Gato No Cio – O Que Fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

Miado de gato no cioMiado de Gato No Cio

Índice da Matéria

  1. Miado de gato no cio – o que fazer?
  2. Quando ocorre o cio?
  3. Dicas para acalmar os gatos miando no cio
  4. O Guia eficaz: O miado do gato e muito mais que isso

MIADO DE GATO NO CIO – O QUE FAZER?

O miado de gato no cio indica um  momento complicado, tanto para o bicho quanto para seus criadores, pois muitos se assuntam com o comportamento. É possível fazer algo para acalma-los nesse período? Como lidar com o miado do gato?

Gatos miando no cio é um comportamento natural, não é nenhum problema. Dependendo de onde more é que o miado do gato pode ser um transtorno. Pessoas que moram em apartamento, por exemplo, castram os gatos ainda filhotes.

Porém, os donos que preferem não optar pela castração (nós aqui indicamos a castração), terão que enfrentar o miado do gato e o comportamento agitado do período do cio.

Mas, existe no mundo pet algumas saídas que ajudam acalmar os gatos (machos e fêmeas) no cio. Vamos conhecer?

Quando ocorre o cio?

O miado do gato
O miado do gato

O cio nada mais é que o período fértil dos mamíferos. Nos gatos é comum a partir dos 5 meses despertarem o primeiro cio, normalmente entre primavera e verão. Dura em média 10 dias.

O miado de gato no cio é diferente do comum. Geralmente são altos e acompanham um comportamento agitado, podendo ser agressivo. As gatas, por exemplo, podem urinar em todas as partes da casa, esquecendo sua caixa de areia. (para saber como fazer o gato não urinar no sofá leia esse artigo aqui)

O miado do gato é sinal de manter atenção, os bichanos não se seguram e podem fugir para rua, a fim de acasalar. Muitos desaparecimentos acontecem nesse período, e os bichanos podem sofrer violência de outas pessoas. Caso o pior tenha acontecido e seu gatinho tenha fugido, clique aqui para saber como encontrar seu gato.

Então o que fazer em relação aos gatos miando no cio?

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

Dicas para acalmar os gatos miando no cio

gatos miando no cio
Gatos miando no cio

O miado de gato no cio é apenas o ciclo normal da natureza, se escolher não castrar seu bichano, terá que aprender a conviver com gatos miando no cio.

Mas, algumas coisas ajudam a minimizar o período, principalmente no comportamento das fêmeas. Vejamos:

1 – Mantenha a fêmea dentro de casa, não deixe janelas abertas. Caso ela veja um outro gato, será o suficiente para mudar o comportamento e querer sair.

2 – Existe uma erva chamada catnip. Ajuda a acalmar os gatos.

3 – Além de ervas, existem disponíveis no mercado medicamentos fitoterápicos de excelente eficácia. Consulte um veterinário, ele indicará o melhor para seu gato.

4 – Outra técnica muito usada é a do difusor de feromônios. Usa a mesma lógica dos equipamentos eletrônicos de inseticidas. Para o melhor efeito é recomendado que coloque na tomada no início um pouco antes da época do cio.

5 – Mantenha a caixa de areia do felino sempre limpa. Evitando que faça suas necessidades em outros lugares. A gata atrais os machos pelo odor da urina.

6 – Sempre que possível brinque com seu bichano, isso ajuda a tirar atenção e acabar com o miado de gato no cio.

Novamente sobre a castração, é interessante mencionar que não se trata de uma intervenção maléfica como alguns dizem, além de ajudar a acabar com a questão dos gatos miando no cio.

Trata-se de uma pequena incisão e pode ser uma boa saída para evitar o transtorno do período fértil dos gatos, dessa forma você não terá problemas com miado de gato no cio, além de evitar e prevenir diversos outros problemas.

O Guia eficaz: O miado do gato e muito mais que isso

miado do gato
Miado do gato

Para suprir suas dúvidas sobre como o miado do gato ou outras coisas relacionadas a eles, existe o Guia Para Um Gato de 14 Vidas. Um material repleto de informações necessárias para desenvolver com seu bichinho a melhor relação e fazer com que ele viva até o dobro da expectativa de vida esperada.

Clique aqui para saber mais sobre o guia, e entenda muito mais sobre o miado de gato, linguagem corporal e diversos outros comportamentos dos felinos.

E, claro, assine nossa lista exclusiva de e-mail logo abaixo. Lá nós damos diversas dicas só para quem é assinante que não estão aqui no site.

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

4 Comentários


  1. Minha gata entrou no cio a 1 semana, ontem ela estava com o miado meio rouco, e hoje já não tem miado mais. Está mais calma, mas fiquei preocupada por nao escutar os miados. O que devo fazer?

    Responder

  2. Bom dia.
    Eu tenho duas gatas, fêmeas, uma mais velha (Diana) e a outra mais nova (Luna).
    A mais velha teve seu primeiro cio no mês de Outubro de 2017, e desde então, vem tendo ciclos contínuos de cio entre 15 e 15 dias aproximadamente, alguns durando mais do que outros.
    A mais nova, teve seu primeiro cio no mês passado, exatamente no dia 20/07, durante 5 dias. Ontem, dia 09/08 ela voltou a entrar no cio num período menor que 10 dias.

    É normal? Ou pode existir algum problema hormonal nas gatas pelo fato de serem de apartamento?
    Obrigado desde já.

    Responder

    1. Olá, Felipe. Ciclos irregulares podem ser sinal de alguma coisa, mas pode não ser nada sério. De toda forma, o ideal é procurar o médico de confiança e também providenciar a castração, ok? Mas é muito importante você se informar como está fazendo, buscando o conhecimento. Informação é um dos 3 pilares da vida saudável dos gatos. É um pouco longo (eu sei), mas se quiser entender melhor, eu recomendo que veja esse vídeo, ok?

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *