Meu Gato Parou de Miar: O Que Pode Ser?

Meu Gato Parou de Miar: O Que Pode Ser?

“Meu gato gostava muito de miar e conversava muito comigo, porém, uma semana atrás, ele simplesmente parou, ele abria a boca para miar, mas o som não saia. Tudo está normal com ele, apenas esse problema, eu não sei o que está ocorrendo”.

Esse foi um dos depoimentos que uma das veterinárias colaboradoras do site recebeu durante um atendimento no hospital de sua faculdade.

O gato é capaz de produzir sons, isso porque eles possuem as cordas vocais, igual nós humanos. Porém, se há um problema nas cordas vocais eles não serão capazes de emitir o som.

O que pode estar acontecendo no sentido comportamental quando o gato para de miar?

Meu Gato Parou de Miar: O Que Pode Ser?
Meu Gato Parou de Miar: O Que Pode Ser? Pode Ser Uma Questão Comportamental.

Talvez pode ser que o seu gato não esteja se sentindo à vontade para conversar. Até nós temos nossos dias que não queremos muita conversa com ninguém. E sim, isso pode acontecer com nossos gatos também.

  • O seu gato pode ter brincado tanto que achou melhor reduzir o ritmo para não forçar demais sua voz
  • O seu gato está ficando velho e pode reduzir os miados

O frio também deixa os gatos mais caladinhos, talvez isso esteja deixando ele estressado, tenha sempre cobertas a disposição e caso seu gato goste de usar roupinhas, coloque uma quando você estiver com ele.

A rotina que o seu gato tem pode estar estressando ele? Os gatos são bem conhecidos por ficarem estressados com facilidade, se alguma coisa já sai da rotina drasticamente, já é um ponto de partida para reduzir comportamentos comuns, por exemplo:

  • Um novo integrante na família – seja animal ou humano
  • Um novo objeto ou móvel em um cômodo que ele gosta
  • Mudanças drásticas na alimentação

Nesse caso, é ideal que ele se acostume com a nova rotina aos poucos e com certeza ele encontrará meios novos para se adaptar as novidades.

Quando os gatos ficam doentes eles tendem a ficarem em silêncio, por uma questão da sua própria natureza, um animal quando fica calado, não chama a atenção do seu predador.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Meu Gato Parou de Miar: O Que Pode Ser?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

O que pode estar acontecendo clinicamente quando o gato para de miar?

Meu Gato Parou de Miar: O Que Pode Ser?
Meu Gato Parou de Miar: O Que Pode Ser? Pode Ser Uma Questão Clínica

Pode haver diversas razões para o seu gato ter parado de miar, principalmente pela questão ambiental.

Ele pode estar com medo ou ansioso com alguma coisa – isso pode ser até com o ambiente de caso ou com algo externo que está incomodando.

Em alguns casos, os gatos podem até perder a “voz” de tanto que miaram, mas esses casos são bastante extremos e devem ser analisados com bastante cuidado.

  • Quando comento dessa questão, imagine que você ficou conversando o dia inteiro com diversas pessoas. No final do dia ou até mesmo no dia seguinte você já vai estar sem voz ou com dificuldade para falar.

Outra explicação para a parada dos miados pode ser uma inflamação na garganta, essa inflamação pode ser ocasionada por infecção bacteriana ou um vírus.

Tudo que causa inflamação também gera dor, dificultando as cordas vocais de vibrarem e emitirem o som.

As infecções podem acontecer por mordidas na região do pescoço e até por determinados vírus, como o herpes vírus ou calicivírus, o que gera infecção no trato respiratório.

Os corpos estranhos também podem ser responsáveis, sendo eles engolidos acidentalmente, por isso que é tão importante evitar fornecer pedaços e ossos ou brinquedos que quebrem com facilidade e sejam afiados.

Tumores na garganta também podem dificultar e até ausentar os miados, porque eles atrapalham a vibração das cordas vocais.

Além dos tumores, pode ser mais raro de ocorrer um problema no nervo ligado a caixa vocal – esse problema pode ser congênito ou adquirido, ocasionando a paralisia das cordas vocais.

Há diversas causas que podem estar ocasionando a pausa dos miados do seu gato, não é?

Portanto, é essencial que você fique sempre atento no comportamento normal do seu gato e saiba qual é o comportamento que ele tem quando quer indicar que as coisas não estão bem.

Fica a dica de leva-lo ao médico veterinário para realizar uma consulta de rotina ou até mais detalhada para tentar identificar por qual motivo o seu gato parou de miar. 

Se nenhum dos motivos se encaixam na questão comportamental ou se você não sabe da condição clínica do seu gato, chegou a ora de levá-lo ao veterinário.


Você já sabia tudo que falamos aqui sobre o tópico “Meu Gato Parou de Miar”? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *