Meu Gato Não Quer Ficar Perto De Mim: O Que Fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

Meu Gato Não Quer Ficar Perto De Mim: O Que Fazer?

Porque meu gato foge de mim? O que fazer nesses casos? Veja no decorrer desse artigo.  

Índice da matéria ‘Meu gato não quer ficar perto de mim: O que fazer?’

  1. Por que meu gato foge de mim?
  2. Construindo uma relação de confiança mútua
  3. Os gatos aprendem seus padrões, ensine os que você quer que eles aprendam
  4. Procure agir de forma simples para não cansar seus gatos de você
  5. Conclusão: Reveze com seu gato sobre suas escolhas

“Porque meu gato foge de mim?” é uma pergunta relativamente frequente que nos fazem.

Os Gatos são criaturas muitas vezes incompreendidas, mas são tão simples, e um dos segredos está em saber respeitar seu espaço. Logo se você respeita o espaço das pessoas aos seu redor, você certamente saberá respeitar o do seu felino.

Por que meu gato foge de mim?

Seu gato provavelmente não confia plenamente em você nesse caso.! Gatos são muito simples, mas se um gato foge toda vez que você tenta acariciá-lo ou chegar perto dele, na maioria das vezes, é a confiança que está faltando.

Mesmo que um gato saiba que é amado e ame você, ele pode fugir.

Há algumas coisas que podem ser feitas para restabelecer a confiança e para que seus gatos não fujam mais de você, continue lendo para entender o que fazer.

Meu Gato Não Quer Ficar Perto De Mim: O Que Fazer?

Porque meu gato foge de mim? A falta de confiança, é na maioria das vezes o motivo mais forte.

Construindo uma relação de confiança mútua

Uma maneira de impedir seu gato de fugir de você é construir uma relação de confiança mútua.

Muitas vezes as pessoas sentem que para passar um tempo com seu gato, elas devem sempre segurá-lo, e isso não é verdade.

Você deve respeitar o espaço do gato e acariciá-lo quando ele estiver disposto a isso.

Se você quiser ficar segurando seu gato sempre mesmo quando ele não quiser, seu gato provavelmente aprenderá isso, como também aprenderá a evitá-lo.

Você não precisa segurar o seu gato o tempo todo para dar amor a ele.

Para entender melhor seu gato e saber o que ele está tentando dizer a você, leia também esses artigos:

Comportamento e Linguagem dos Gatos – Como Saber Se Você Tem Um Gato Feliz

Onde Os Gatos Gostam De Carinho

Veja também: Como manter seu gato feliz num ambiente preparado para ele, como criar vínculos e como prevenir contra doenças”.

Os gatos aprendem seus padrões, ensine os que você quer que eles aprendam

Os gatos aprendem seus padrões sem você perceber. Então, ao invés de segurar o seu gato toda vez que você quiser vê-lo, reveze, permitindo que ele venha até você por conta própria.

Quando você chegar perto dele, em vez de pegá-lo sente-se ao lado dele. Então, se ele não correr, se abaixar ou piscar os olhos, talvez você possa estender a mão, e mesmo se ele se afastar, isso ajuda a mostrá-lo que você gosta de vê-lo enquanto ele faz as suas próprias coisas.

Então, depois que você o acariciar, uma vez que ele permitir e se acostumar a não ser pego no colo, em vez de fugir de você, ele virá até você, mesmo que você o pegue posteriormente.

Alguns gatos ganham fama por isso. É comum ouvir tutores de gatos dizendo que correm atrás dos seus gatos para pegá-los, mas alguns acabam se sentindo mal com isso porque seus gatos, na maior parte dos casos, fogem, se agacham e apertam os olhos.

No entanto, para manter a confiança total é preciso equilibrar as coisas permitindo que eles venham até você e você vá até eles.

Lembrando que é bom também dividir as suas vontades de pegá-lo (convenhamos, é difícil resistir…rs) e apenas amá-los respeitando suas vontades e esperando o momento que eles querem ser tocados.

Devemos entender o jeito dos nossos gatinhos, pois no final das contas eles acabam sendo uma espécie de criança e precisam de nós.

Meu Gato Não Quer Ficar Perto De Mim: O Que Fazer?

Porque meu gato foge de mim? Agora, já sei que devo ensiná-lo com bons padrões, que eles já observam.

Procure agir de forma simples para não cansar seus gatos de você

Os gatos são criaturas muito simples, então nunca complique demais suas ações, porque na maioria das vezes os gatos não têm interesse em ser bipolares ou complicados.

Saiba como fazer brincadeiras divertidas para seu gato ficar ainda mais próximo de você. Isso também faz parte do processo de aproximação e confiança com seu gatinho.

Procure deixar o gato ter seu próprio espaço, procure se informar sobre as verdadeiras necessidades e cuidados que os gatos precisam e repeite sua personalidade.

Se você tentar perseguir ou agarrar seu gato o tempo as coisas vão funcionar parecidas como em uma escola, trabalho ou um amigo que gosta de usar suas coisas o tempo todo, você aprende a evitá-lo.

Meu Gato Não Quer Ficar Perto De Mim: O Que Fazer?

Agora ja sei porque meu gato foge mim e o que fazer.

Conclusão: Reveze com seu gato sobre suas escolhas

Se você sempre se pergunta “porque meu gato foge de mim?” – eu posso dizer que a minha experiência pessoal não só com os gatos que tive, mas com todos os gatos, é que quando revertemos nossas objeções para mostrar afeição por eles e começamos a tentar mostrar a eles nosso interesse genuíno por estar perto deles sem receber nada de volta, eles então aprendem a ficar mais próximos de nós.

Um gato confiante lhe dará tudo se você devolver o mesmo e não complicar as suas atitudes. Se alguém diz a uma pessoa que os gatos são complicados, então esse alguém ainda não entendeu os pensamentos do seu gato.

Então, reveze com o seu gato, permitindo-lhe fazer algumas das suas próprias escolhas e permitindo-se apenas a amá-los, em vez de querer ele sempre no seu colo! É assim que você consegue acostumar um gato a ficar ao seu lado sempre.

gatos para adoção

Existem muito mais coisas que você pode fazer para seu gato não fugir de você, confira lendo o Guia Para um Gato de 14 Vidas. Com ele você terá todas essas informações e poderá usá-las para garantir uma boa relação entre você e seu gato, além de melhorar a saúde e a qualidade de vida dele.

Espero que você também tenha gostado da matéria! Se gostou, deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos que também amam gatos.

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

(Ahhhh! E Clique no botão nesse botão “Share” do Facebook aqui embaixo, e compartilhe essa matéria com outros amantes de gatos!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *