Meu Gato É Mais Esperto Que Eu?

Tempo de leitura: 4 minutos

Meu Gato É Mais Esperto Que Eu?

Meu Gato É Mais Esperto Que Eu?

Sabemos que os cães podem encontrar pessoas que estão perdidas, farejar traficantes de drogas na fronteira e manter um rebanho de ovelhas na linha, mas nunca ouvimos falar de gatos realizando tais tarefas. Então, como gatos poderiam ser mais espertos que os humanos?

Veja também: Um Guia Para Um Gato de 14 Vidas.

Bem, qualquer dono de gato pode dizer a você, com um sorriso astuto e sábio, que os gatos são de fato capazes de fazer algo que a maioria dos cães não pode: usar uma caixa de areia.

Quem é mais esperto, um gato ou um cachorro?

É bem verdade que a maioria das pessoas pensam que os cães são mais espertos do que os gatos. Isto é em grande parte devido a um estudo que saiu na década de 1970, onde os pesquisadores realizaram um teste para ver qual dos dois animais iria puxar uma corda para conseguir comida. Os cães se saíram muito bem. Mas os gatos falharam miseravelmente. Eles preferiam brincar com a corda em vez de usá-la como um meio para um final saboroso.

Meu Gato É Mais Esperto Que Eu?

Este estudo serve como um bom exemplo da dificuldade inerente em comparar a inteligência desses dois animais. Como os cães não gostam muito de brincar com cordas, mas os gatos adoram, um teste dessa natureza está longe de ser definitivo para determinar qual das duas espécies é mais inteligente.

Desde a década de 1970, foram realizados outros testes que revelam que cães e gatos têm um nível similar de inteligência, apesar dos gatos terem o dobro de neurônios do que cães, o que, tecnicamente, deve facilitar a resolução de problemas mais complexos.

Antes de continuar gostaria de te convidar pra nossa lista VIP e, como prêmio, te dar um e-book sobre cuidados com gatos GRÁTIS! Nem precisa botar e-mail, você recebe tudo que precisa. É só clicar em ‘Assinar Para Receber Atualizações’.

 

A natureza independente dos gatos

Muitas pessoas dirão que é possível treinar um gato para buscar um bastão, mas a verdade é que provavelmente seria mais fácil ensinar o bastão a se recuperar. No entanto, a inteligência do gato não é o problema aqui. É a técnica de treinamento.

Por vários anos – e alguns até hoje, infelizmente – os treinadores de cães usavam a punição como técnica de treinamento quando os cães desobedeciam. O uso de uma gargantilha é um caso em questão.

Meu Gato É Mais Esperto Que Eu?

Felizmente, esta abordagem provou ser ineficaz e não funciona com os gatos, pois eles não veem nenhum benefício em realizar uma tarefa que é desagradável. Como resultado, os pesquisadores concluíram que os gatos são impossíveis de treinar.

Com o advento das técnicas de reforço positivo. Descobrimos que você pode, de fato, treinar um gato para fazer quase qualquer coisa que um cão possa fazer.

Então caso queira saber mais sobre técnicas de adestramento para gatos leia os artigos a seguir:

Como Adestrar Um Gato

5 Dicas de Como Adestrar Gatos Domésticos.

Gatos, seu território e seu amor pela rotina

Estamos longe de ver o dia em que os gatos ficarão passeando no aeroporto cheirando a nossa bagagem. Isso não é porque os gatos não são tão espertos quanto os cães, mas sim que eles são mais territoriais e voltados para a rotina. Tirar os gatos de suas zonas de conforto e suas rotinas diárias é um assunto complicado. (Veja aqui as melhores dicas para viajar com seu gato, caso seja necessário.)

Meu Gato É Mais Esperto Que Eu?

Além do mais, não é fácil encontrar formas de motivar os gatos de forma eficaz. Os cachorros ficam felizes com um tapinha nas costas e uma massagem na barriga, mas os gatos tendem a ser motivados principalmente por uma coisa: comida.

Se um gato não está com fome ou se está com medo, fazê-lo “executar algo” está praticamente fora de questão.

Percebendo a inteligência do seu gato… E meu gato é mais esperto que eu

Você não acha que a inteligência do seu gato é mais visível quando ele quer algo de você? rs

Apenas pense nas noites em que você ignora os miados do seu gato e ele começa a empurrar os enfeites para fora das prateleiras sabendo muito bem que, antes de quebrar algo, você vai ceder às suas exigências.

Quando isso acontece, quem é o mais esperto? O gato conseguiu o que queria e o dono que foi levado pelo gato sem nem perceber!

Meu Gato É Mais Esperto Que Eu?

Nossos gatinhos são espertos e muito amados. Então, mamães e papais de gatos, cliquem aqui para ajudar seu gato a viver mais com algumas dicas exclusivas encontradas nesse vídeo.

Além disso, lembre-se de compartilhar esse post para informar melhor outros apaixonados por gatos.

Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *