Lesão ou Machucado Na Cauda Dos Gatos

Lesão ou Machucado Na Cauda Dos Gatos

A cauda nos felinos desempenha um papel importante, como manifestar alterações no comportamento, humor e auxilia no equilíbrio. Por isso, você como tutor precisa saber sobre alguns fatores que podem ocasionar lesão na cauda do gato.

Antes de tudo, é preciso entender que a cauda é uma extensão da coluna vertebral. Ela tem músculos, ossos, vasos sanguíneos e nervos.

E, como comentamos, ela é importante para manifestar seus sentimentos e auxilia no equilíbrio. Quaisquer sinais fora da normalidade já indicam que pode ter algo errado na região.

Nós separamos alguns exemplos de lesão na causa do gato que podem acontecer, mas vale lembrar que somente quem pode diagnosticar é o médico veterinário, para avaliar se ela está ferida, quebrada ou infeccionada.

As mamães que conhecem o Guia Para Um Gato de 14 Vidas ou que estão em nossa Lista VIP já sabem da importância de conhecer o comportamento natural do seu gato para saber quando há algo de errado. Caso queira fazer parte dessa comunidade de tutores responsáveis só se cadastrar abaixo:

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Lesão ou Machucado Na Cauda Dos Gatos

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Fraturas ou luxação

Lesão ou Machucado Na Cauda Dos Gatos
Fraturas ou luxações são alguns exemplos de lesão ou machucados na cauda dos gatos

A cauda tem ossos, então ela também está predisposta a ter fraturas como em qualquer outro osso no corpo, assim como sofrer um deslocamento. Essas lesões podem acontecer nas seguintes situações:

  • O gato caiu e não aterrissou corretamente
  • O gato prendeu a cauda em algum local
  • O gato foi atropelado
  • O gato teve alguma lesão por briga

As fraturas podem acontecer em diversos locais, dependendo da localização influencia na gravidade. Se a fratura ocorrer na base da cauda, o gato pode ter alguma lesão nervosa. Já na ponta da cauda, não é tão preocupante ,desde que receba todos os cuidados obviamente.

Alguns dos sinais clínicos inclusos para lesões da cauda incluem:

  • Cauda caída
  • Sangue no local
  • Região inchada

Não é possível diagnosticar somente com esses sinais, é preciso fazer uma radiografia e entender se há mais locais acometidos ou não. E dessa forma, o veterinário escolhe o melhor tratamento.

Abrasões, lacerações e feridas de mordida

Lesão ou Machucado Na Cauda Dos Gatos
Abrasão, em caso de inchaço, é um exemplo de lesão na cauda do gato que você deve ir ao veterinário para cuidados mais específicos

A lesão de abrasão é quando o gato acaba raspando a cauda em alguma superfície que pode machucar, ou quando acaba prendendo a cauda em alguma coisa. Quando essa lesão é pequena, o Veterinário pode sugerir de monitorar o bichano em casa. O que você precisa fazer:

  • Limpe o local suavemente com sabão neutro e água morna

O seu médico veterinário pode sugerir o uso de alguma pomada com antibiótico e realizar um curativo.

Mas fique atento, se tiver muito inchaço, sangramento e a cor da pele estiver diferente, é ideal levá-lo ao veterinário. Porque pode ter ocorrido uma lesão na musculatura, pele ou infecção.

Já a laceração é um pouco mais grave que um abrasão, porque é mais profunda e tem envolvimento muscular e ósseo.

Essa lesão possui o risco de infecção muito alto e pode ser que o seu gato precise colocar pontos no local para cicatrizar corretamente. Dependendo de como estiver o sangramento, você pode precisar fazer pressão com uma toalha.

As mordidas infelizmente são causas bem comuns de lesões na cauda, independente de ela ser grande ou pequena, a boca de qualquer animal é muito contaminada, então já se instala uma infecção no momento da mordida. Além disso o gato apresenta sinais como:

  • Dor
  • Inflamação
  • Região fica avermelhada

O diagnóstico e tratamento sempre irão depender da gravidade da ferida, lembre-se que se for uma ferida muito séria, ela precisa ser limpa e tratada corretamente.

Danos nervosos

Lesão ou Machucado Na Cauda Dos Gatos
Sempre é melhor consultar o veterinário nos casos de machucado na cauda do gato

Se a cauda do seu gato receber uma pressão diferente, os nervos do local podem esticar, rasgar ou romper-se, tendo sinais clínicos como:

  • Cauda fica pendurada
  • Gato não consegue mover a cauda
  • Cauda extremamente mole

Se a lesão na base da cauda for muito grave, pode atingir nervos responsáveis pelo controle das necessidades fisiológicas, o gatinho pode ficar incontinente.

Sendo assim, tenha noção de que uma lesão nervosa requer um cuidado muito detalhado, porque algumas das lesões podem ser irreversíveis.

Infecções de pele

Lesão ou Machucado Na Cauda Dos Gatos
machucado na cauda do gato e infecções no rabo do bichano devem ser tratadas

 A infecção pode ser uma complicação de uma lesão primária, caso a infecção não seja secundária, alguns gatos podem desenvolver reação alérgica ou dermatite alérgica a picada de pulga. Alguns dos sinais clínicos são:

  • Coceira no local
  • A região fica vermelha
  • Inflamação
  • Presença de crostas

O melhor a se fazer, é entrar em contato com o veterinário para definir o tratamento adequado e entender o que pode ter provocado a alergia ou infecção.

Automutilação também é um exemplo de lesão na causa do gato

Lesão ou Machucado Na Cauda Dos Gatos
Cuide sempre de machucados ou lesões no rabo do seu gatinho

Quando um bichano está passando por uma situação muito estressante ele pode se automutilar, ou esse processo também pode acontecer devido a uma condição alérgica.

Se você perceber que o seu gato coça demais e morde muito a cauda, converse com o seu veterinário para diagnosticarem mais a fundo o que está acontecendo, além de promover o alívio para seu bichano.

Conclusão: Converse com seu veterinário sobre lesões ou machucados na cauda do gato

Agora que você já sabe um pouco a respeito das lesões que podem acontecer na cauda do gato, evite apenas tratar o problema em casa, porque ele pode evoluir de uma maneira bem séria e, nós como tutores, precisamos evitar com que o nosso bichano sinta desconforto. Sendo assim, o tratamento correto é a melhor medida para evitar qualquer complicação e solucionar o problema.


Você já sabia tudo que falamos aqui sobre lesão na cauda do gato? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *