Gestação de Gatos: Qual O Tempo E os Cuidados Necessários?

Tempo de leitura: 3 minutos

gestação de gatos

Gestação de gatos: Descubra tudo que você precisa saber.  

Índice da Matéria ‘Gestação de gatos: qual o tempo e os cuidados necessários?’

  1. Gestação de gatos: qual o tempo e os cuidados necessários?
  2. Então… Quais os cuidados necessários durante a gestação?
  3. “Mas, Felipe, como é o parto?”
  4. Conclusão: O que você precisa saber

Gestação de gatos: qual o tempo e os cuidados necessários?

A gestação de gatos é um desafio e tanto para donos, mas com os conhecimentos corretos tudo pode ficar mais tranquilo.

A gestação regular de uma gatinha ocorre em um intervalo de dois meses, geralmente variando entre 57 e 63 dias até o momento do parto.

No entanto, os sintomas mais claros de gravidez aparecem no meio da gestação, o que destaca a importância de manter uma rotina de exames para descobrir com antecedência se o seu animal está gestante e qual a melhor forma de cuidar.

gestação de gatos

Gestação de gatos: É preciso ficar atento a sinais como febre.

Então… Quais os cuidados necessários durante a gestação?

A gestação de gatos, como a de outros mamíferos, causa mudanças hormonais e apresenta fortes sintomas da gravidez, como enjoos, vômitos, inchaço e mudanças em seu temperamento e, por consequência, em seu comportamento.

Já o aumento do abdômen começa a ser notado no início do segundo mês de gestação e alguns cuidados começam a ser necessários nesta fase.

É preciso ficar atento a sinais como febre, muita calmaria durante o parto e nenhum nascimento depois de cerca de 4 horas após as contrações.

Esses são sinais claros que a sua gata precisa ser encaminhada ao veterinário com urgência para tirar tratar impedimentos físicos em seu parto ou conter infecções que estão a impossibilitando de parir. Aqui, atenção e tempo são preciosos!

Veja também: A Importância da Prevenção – 7 sinais de Câncer em Gatos

“Mas, Felipe, como é o parto?”

O parto das gatas é simples se a saúde dela estiver equilibrada e não houver indícios de complicações nos exames de pré parto. Os momentos que antecedem o parto são marcados pelo incômodo do animal, que ganha volume no abdômen e, algumas vezes, é possível observar os filhotes se movendo por lá.

Para parir, ela vai tomar uma posição envergada, não se preocupe.

O parto todo pode alcançar até 24 horas de duração, mas geralmente é concluído em poucas horas. O primeiro filhote comumente nasce em cerca de meia hora e logo em seguida o segundo filhote vem ao mundo.

Os filhotes seguintes variam em sua chegada, atingindo períodos de horas entre o nascimento de um e outro, que se tornam mais confortáveis com o apoio humano.

O ideal é estar preparado para este momento junto com o seu pet: prepare um local confortável para a gata, forneça água fresca e um potinho com comida, para que a gata reponha suas energias sempre que achar necessário.

Além disso, preste atenção se ela está passando alguma dificuldade maior do que deveria ou se vai precisar de uma intervenção veterinária no parto.

gestação de gatos

Conclusão: O que você precisa saber

Ter uma gata grávida pode ser uma grande aventura para os tutores que vão passar por isso pela primeira vez ou ser um novo desafio para donos que já passaram por isso.

Mas é certo que, em qualquer uma dessas situações, o melhor é sempre estar informado sobre como agir e o Guia Para um Gato de 14 Vidas é o melhor material para quem quer ficar tranquilo!

Eu espero que você também tenha gostado da matéria! Se gostou, deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos que também amam gatos.

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Photo Credits: Joselito Tagarao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *