Gato Transmite Doença? Mitos e Verdades Sobre Doenças Transmitidas Por Gatos

Tempo de leitura: 7 minutos

Índice da Matéria ‘Gato Transmite Doença? Mitos e Verdades Sobre Doenças Transmitidas Por Gatos’

  1. Gato Transmite Doença?
  2. Doença da arranhadura do gato
  3. Esporotricose
  4. Raiva
  5. Gato Transmite Doença? – Informações extras e links importantes

Gato transmite doença

Gato Transmite Doença? Informe-se sobre algumas doenças transmitidas por gatos e como preveni-las.

shadow-ornament

IMPORTANTE: Infelizmente, ainda vemos muita informação trocada e perigosa pela internet... Exatamente por isso que todas as informações do nosso site são baseadas no Guia Para Um Gato de 14 Vidas, só assim a gente garante a qualidade do conteúdo passado para nossas leitoras.

shadow-ornament

Eu não sei como você chegou à essa matéria (seja muito bem vinda(o), à propósito!), talvez você tenha digitado "doenças transmitidas por gatos?" no google, talvez você faça parte do nosso grupo no facebook ou curta nossa fã page também na rede social.

O mais importante disso é que se você chegou até aqui é um sinal de que você está querendo se informar e ISSO é muito importante. Só através da informação a gente vai conseguir acabar com os preconceitos!

Qualquer que seja o motivo, eu quero aproveitar sua preocupação e te convidar a fazer parte da nossa lista VIP de emails. Você não paga nada e recebe dicas VALIOSAS direto na sua caixa de entrada. Ah! E pode ficar despreocupada(o), nós também odiamos SPAM e só vamos enviar coisas do seu interesse.

Conteúdo VIP

Gato Transmite Doença? Mitos e Verdades Sobre Doenças Transmitidas Por Gatos

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Na lista VIP você terá muitas outras informações além de saber se Gato transmite doença e Doenças transmitidas por gatos.

doença transmitida pelo gato

Doença transmitida pelo gato? Até onde tudo que dizem é verdade?

Mas para responder a sua dúvida...

Gato Transmite Doença?

Estatisticamente falando, você tem mais de 10 vezes mais chance de pegar alguma doença do seu colega de trabalho do que do seu peludo, mas sim, eles transmitem algumas doenças. Por isso vamos falar um pouco das doenças transmitidas por gatos.

A maioria das doenças transmitidas por gatos afetam apenas a eles, algumas podem passar para nós. Doenças desse tipo são chamadas de Zoonoses. Elas são passadas através da saliva, do contato com as fezes ou pulgas e/ou carrapatos do gato infectado.

Devemos ter um cuidado todo especial porque, ainda que seja raro ver uma doença transmitida pelo gato para um humano, pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pessoas em tratamento de quimioterapia, idosos já debilitados e pessoas que recebam medicamentos que alterem o sistema imunológico, podem acabar sendo alvo de infecções.

Com o intuito de informar e prevenir, vamos falar de algumas dessas doenças transmitidas por gatos.

gato transmite doença

O Gato transmite doença, mas você tem 10 vezes mais chance de adquirir algo de humanos do que uma uma doença transmitida pelo gato.

Doença da arranhadura do gato

Trata-se de uma doença transmitida pelo gato, que causa infecção bacteriana. Filhotes, que têm as unhas especialmente afiadas, podem passar a doença com mais facilidade. É difícil de identificar, porque os gatos não demonstram sintomas.

Já em humanos pode formar uma marca, com cascas na região do arranhão. Alguns outros sintomas como febre e dores de cabeça são comuns na existência da doença no organismo, além da falta de apetite.

Como na maioria das doenças transmitidas por gatos, os sintomas vão desaparecer, o problema maior é que isso pode demorar até 5 meses para acontecer. Nesse período analgésicos e, em alguns casos, antibióticos vão ser necessários para combater a doença, mas a maioria das pessoas se recupera das Zoonoses completamente.

Mas isso tudo pode ser prevenido evitando irritar seu peludo, especialmente as crianças pequenas podem apertar mais do que eles permitem ou botar a mão em lugares que eles não gostam, então é bom já ensinar respeito aos pequenos desde cedo.

gato transmite doença

Gato Transmite doença? Descubra como lidar com cada doença transmitida pelo gato.

Esporotricose

É um tipo de micose causada por um fungo e está entre as doenças transmitidas por gatos, que podem atacar humanos, ou seja, está na lista das Zoonoses. afeta a pele e os vasos linfáticos próximos a ela, mas pode também afetar ossos, pulmão e articulações.

Os sintomas da esporotricose algumas vezes não aparecem, mas quando surgem é em forma de nódulos que podem ter a presença de pus, geralmente em lugares como os braços, mãos ou no rosto, que são os locais que mais se aproximam dos gatos.

O tratamento geralmente envolve o itraconazol, por trazer menos efeitos colaterais que as alternativas, tanto em humanos como em felinos. Essa é uma doença transmitida pelo gato, mas se a gente fizer a nossa parte e proibir as voltinhas isso melhora MUITO.

A prevenção, na medida do possível, é evitar o contato com gatos contaminados e usar luvas para administrar a medicação neles, especialmente nos mais esquentadinhos. E a higiene também é importante no dia a dia, lavando as mãos depois das brincadeiras ou pegar os gatinhos no colo, por exemplo. Não há vacina, então cabe a nós evitar o contágio.

doença transmitida pelo gato

A esporotricose está entre as zoonoses, ou seja, é uma doença transmitida pelo gato, mais perigosas

Raiva

Quando o gato transmite doença, a gente precisa avaliar de que tipo se trata e procurar nos informar sobre ela. A raiva também está entre as Zoonoses mais graves, podendo afetar o cérebro e outras áreas.

O que geralmente acontece é que essa doença transmitida pelo gato vem a infectar outros animais e o portador, geralmente um de rua, fica carregando o vírus na sua saliva. Isso quer dizer que geralmente a transmissão acontece através de mordeduras. Mesmo que seja mais comum em cães do que em gatos, é importante prestar atenção.

Os sintomas podem demorar até 2 meses para aparecerem e variam de uma pessoa para a outra e parecem com o de uma gripe simples: dor de garganta, de cabeça, febre, vômitos e é fatal em animais e humanos.

Felizmente, a raiva está entre as doenças transmitidas por gatos que possuem vacina para prevenir. Mesmo se um humano for mordido por um animal infectado é possível que não desenvolva a raiva, desde que procure tratamento antes que os sintomas apareçam.

doença transmitida pelo gato

A Raiva também é uma doença transmitida pelo gato, além de outros animais. Ela é uma das Zoonoses que é fatal em animais e humanos.

Gato Transmite Doença? - Informações extras e links importantes

Bom, é raro, mas sim o gato transmite doença. A questão é que se formos donos preocupados e ficarmos de olho em mudanças de comportamento, cuidar da higiene (deles e nossa) 99% das doenças transmitidas por gatos não tem como passar adiante, ok?

É indispensável manter a vacinação RIGOROSAMENTE EM DIA para evitar não só as zoonoses, mas também as doenças que só afetam os peludos. Mantenha seu cartão de vacinação em um lugar onde possa ser facilmente consultado.

A prevenção de uma doença transmitida pelo gato é bem simples. Evitar contato direto com as fezes ou com a areia da caixinha, usar luvas ao administrar medicamentos e lavar bem as mãos. Além disso, as crianças devem ser ensinadas a não maltratar os peludos para evitar arranhões.

Nessa matéria tentamos responder a algumas perguntas mais comuns, como "Gato transmite doença?", além de abordar um pouco algumas zoonoses, que como vimos são doenças transmitidas por gatos. Além disso, explicamos como evitar cada doença transmitida pelo gato, de acordo com seu tipo.

Tem alguma coisa que gostaria de ler aqui no site além de saber sobre doença transmitida pelo gato? Deixe nos comentários.

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, clique AQUI

Photo Credits: K-nekoTR

6 Comentários


  1. Excelente matéria, como sempre! É realmente importante ter noção do que é verdade e do que não é. Infelizmente muitos sites passam muita coisa errada pra a gente que é dona…

    Bastante coisa eu já sabia Graças ao meu Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que eu comprei no ano passado e eu recomendo MUITO! Fiquei meio preocupada de usar meu cartão na internet, mas o pessoal foi super paciente me explicando como funcionava passo a passo e sobre a garantia de 30 dias que eu tinha para ter a devolução total do dinheiro, caso eu não gostasse dos livros, que foi o que me convenceu de vez, rsrs. Os livros são INCRÍVEIS eu tô amando e tá me ajudando muito, abriu meus olhos para muita coisa. Recomendo muito!

    Beijos para o Felipe e para toda a equipe.

    Responder

    1. Poxa, Bianca, esse tipo de comentário faz tudo valer a pena. Fico especialmente feliz quando é direcionado também à equipe, porque sem eles eu não conseguiria sair do zero! Que bom que está gostando do Guia. Lembre-se que você vai ter acesso a TODAS as atualizações de forma gratuita PARA SEMPRE. Pode ter certeza de que até acabar de ler todos você vai aprender ainda mais!

      Agradeço de verdade pela confiança e pelo carinho.
      Abraços, Felipe.

      Responder

  2. Nossa não sei bem como explica pode ser patético…
    Temos um abastecimento de água no galão grande e ele por deslize meu ficou aberto, minha gata vive pegando rato no quintal peguei ela essa manhã bebendo a água desse galão . Depois disso tomámos banho com essa água devo me preocupar com alguma doença???

    Responder

  3. Meus pais e família vive me falando pra não ficar tão apegado ao meu gato, porque “gato transmite doença” aí vim parar aqui neste site buscar informação porque quase discuti “ que mamães de pet no fica bravo quando vem falar de doar seu animal”
    Não consigo nem que me pague. Mas enfim a minha pergunta é…
    Meu gato não sai do apartamento, nem pé varanda. Toma todas as injeções, toma banho uma vez por mês. Mesmo assim ele tem chance de transmitir doença?

    Responder

    1. Excelente pergunta, Cíntia. A resposta é simples e direta: Não! Pelo contrário, há estudos que mostram que ter um gato em casa ajuda a aumentar a imunidade de crianças contra doenças respiratórias, por exemplo. É muito importante se informar, como você está fazendo!! O caminho é a informação e ela é um dos 3 pilares da vida saudável dos gatos. É um pouco longo (eu sei), mas se quiser entender melhor, eu recomendo que veja esse vídeo, ok?

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *