Gato que não para de miar de madrugada: o que fazer?

Tempo de leitura: 3 minutos

Gato que não para de Miar da madrugada – Como eu faço?

Gato que não para de miar de madrugada

Índice da Matéria ‘Gato que não para de miar de madrugada: o que fazer?’

  1. Mas por que meu gato não para de miar de madrugada?
  2. Se o gato não para de miar de madrugada, é preciso mudar os hábitos do felino!
  3. Problemas acontecem, esteja preparado!

Se você leu o título e já pensou na quantidade de noites mal dormidas que você passou para poder cuidar de seu gato que não para de miar de madrugada, você está no artigo certo e prestes a deixar de sofrer com este problema. Entenda os motivos deste comportamento e como melhorar a convivência com seu bichano. 

Primeiro de tudo: não se assuste com o seu amigo, pois ele não é o único gato que não para de miar de madrugada. Este comportamento é comum e frequentemente é razão para cansaço dos donos e reclamações de vizinhos que têm o sono perturbado pelos miados durante toda a noite e suas tentativas de aquietar o gato.

Mas por que meu gato não para de miar de madrugada?

O miado é uma forma do gato chamar atenção quando sente que precisa de uma companhia para brincar, pedir água, comida ou até demonstrar sua insatisfação emocional com aquela situação. A vocalização é um dos métodos mais eficazes que os gatos têm para convencerem seus donos a mudarem sua postura.

Se o seu gato mia de madrugada e você responde a esse comportamento de alguma forma, seja oferecendo comida, brincando ou apenas olhando atenciosamente para ele, você está ajudando essa atitude a se perpetuar por todos os outros dias.

Se você pretende mudar isso, além de fazer o animal gastar muita energia para ficar com sono durante a madrugada, também é preciso ignorar os chamados do animal à noite, até que ele entenda que este tipo de atitude não vai impactar você e não vai trazer qualquer tipo de benefício a ele.

Veja Também: 07 Doenças Que Podem Levar Seu Gato A Morte Causadas Pelos Donos De Gatos Sem Querer E Como Evitá-las.

Se o gato não para de miar de madrugada, é preciso mudar os hábitos do felino

Boa parte dos gatos prefere ter longos descansos durante o dia e usar toda sua energia para explorar qualquer espaço disponível durante as noites. Este hábito enlouquece muitos donos já que, a maioria absoluta dos humanos utiliza o dia para trabalhar e realizar suas tarefas de rotina, deixando a noite para repousar.

Fato é que este costume dos gatos também pode ser moldado de acordo com o dia a dia do dono. Dessa forma, é importante proporcionar atividades ou objetos como arranhadores ou brinquedos que permitam que ele gaste sua energia durante o dia. Outra opção é cansar o animal com brincadeiras quando você chega do trabalho.

Problemas acontecem, esteja preparada!

Qualquer convivência com animais vai trazer inúmeros momentos de felicidade, mas como em qualquer outra relação, problemas vão acontecer e você terá que lidar com eles, mas tudo pode ser mais fácil se você já souber truques para resolvê-los.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como estar preparada(o) para os imprevistos e emergências recomendamos que leia o capítulo sobre emergências no Guia Para Um Gato de 14 Vidas. Lá você vai aprender (antes de precisar) como resolver as emergências mais comuns. Acredite, saber disso antecipadamente pode salvar a vida do seu gatinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *