Seu Gato Com Ferida Na Boca? Principais Causas De Ferida Na Boca Do Gato

Tempo de leitura: 4 minutos

ferida na boca do gatoFerida na boca do gato é uma preocupação comum entre vários donos. Seja ferida na boca de gato persa ou qualquer outra raça, é sempre motivo de preocupação. Por isso vamos tratar de tudo sobre gato com ferida na boca.

Você costuma parar um pouco e observar a boca do seu gato?

Não apenas no lado de fora, mas por dentro também. Isso é algo muito importante e que poucos responsáveis realizam, porque pode ocorrer de encontrar feridas na boca do gato.

A ferida na boca do gato pode ter diversas explicações, como um simples corte em alguma brincadeira ou então, o sinal clínico de alguma doença.

Caso você não tenha o costume de observar a boca do seu gato, fique atento a alguns sinais clínicos que ele pode manifestar:

  • Dificuldade para se alimentar
  • Dificuldade para ingerir água
  • Limpar a boca usando os membros
  • Esfregar a boca em superfícies
  • Inchaço na região
  • Aumento da salivação

Esses sinais clínicos são os mais comuns de aparecerem e são compatíveis com infecções, alergias e doenças. Nós vamos comentar sobre algumas doenças que ocasionam feridas na boca do gato.

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

Na lista VIP você terá diversas outras informações exclusivas além dessas de ferida na boca do gato.

Gato com ferida na boca – Doenças

ferida na boca de gato, gato com ferida na boca, gato persaFerida na boca de gato é algo que preocupa os donos. Ferida na boca de gato, seja gato SRD ou mesmo persa, pode ser sinal de alguma doença que veremos a seguir. Veja as principais doenças sobre gato com ferida na boca.

Granuloma eosinofílico

A primeira doença que pode causar ferida na boca do gato é o granuloma eosinofílico, a sua principal causa é a alergia, fazendo com que apareça uma região inchada nos lábios ou dentro da boca do gato.

  • Mentoniano – aparece na região do queixo
  • Oral – o gato apresenta desconforto e as lesões ficam dentro da cavidade oral e na língua

Calcivírus

O calcivírus é transmitido pelo contato entre gatos que estão com o vírus, ou até mesmo pelos objetos de contato que eles utilizaram, como potinhos, camas e caixa de areia.

A doença apresenta diversos sinais, como respiratórios e muitos responsáveis dizem que o quadro é bem semelhante com uma gripe.

As feridas na boca do gato, na língua, no céu da boca também estão presentes.

Carcinoma espinocelular

O carcinoma espinocelular atinge principalmente a região da boca e os tumores tendem a ser bem invasivos.

Além de provocar feridas na boca do gato, ele pode atingir ossos da face, a língua, dificultando a respiração e alimentação.

  • Os quadros de tumores tendem a ser bem invasivos e complicados, quanto mais cedo o tratamento for realizado, melhor será para o bem-estar do gato.

Veja Também: Os 3 Pilares da Saúde do Gato Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até os 30 Anos de Idade

Esporotricose

A esporotricose que é ocasionado por um fungo, também ocasiona lesões muito importantes na pele, e essas lesões podem estar presentes na boca também. O quadro da doença também é bastante agressivo e quanto antes o tratamento for estabelecido, melhor.

E por fim temos o herpes vírus felino que tem uma série de sinais clínicos e também é uma doença bastante perigosa, atingindo principalmente gatos mais velhos.

Diversos sinais clínicos estão presentes, como espirros em excesso, redução da alimentação, febre, conjuntivite, excesso de salivação e aftas na boca.

Todas as feridas na boca do gato possuem tratamento e eles devem ser realizados pelo médico veterinário. Por isso, se você identificar algum sinal suspeito no seu gato, não hesite em levá-lo ao veterinário, afinal, ele merece estar bem também.

Estar atento às doenças que podem afetar a saúde do seu gato é sempre importante. Por isso também separamos essa lista de 07 doenças que podem matar seu gatinho que os próprios donos causam em seus gatos sem querer, mesmo com as melhores das intenções ,e como evitar que isso ocorra.

Espero que você que tenha chegado a esse artigo, seja pesquisando por “ferida na boca do gato”, “ferida na boca de gato” “gato com ferida na boca” ou mesmo “ferida boca gato persa” tenha tido todas as suas dúvidas esclarecidas.

E caso você queira saber sobre mais doenças ou como ter um gato saudável, temos uma série de artigos que abordam esses temas aqui no blog.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *