Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?

Tempo de leitura: 4 minutos

gato com ferida abertaGato Com Ferida Aberta: Nesse artigo veremos como cuidar de feridas abertas em gatos.

Índice da Matéria ‘Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?’

  1. Gato com ferida aberta: o que preciso?
  2. Gato com ferida aberta: quanto tempo esperar?
  3. Como curar ferida aberta de gato?
  4. Como cuidar de feridas abertas em gatos

É natural que quando você possui um gato, ele pode acabar se machucando em alguma situação.

Tanto em momentos de brincadeiras ou até em brigas com outros animais, e em seus momentos de aventura como escalar em árvores e saltar.

Pode ser raro, mas os gatos podem correr o risco sim de se machucarem, isso acontece principalmente em momento de fuga, quando eles precisam correr de alguma situação perigosa.

E então, quando você menos espera você se pergunta: como curar ferida aberta de gato?

Obviamente nossos conselhos de hoje serão para feridas que não tenham uma gravidade alta. Porque, ir ao veterinário depende muito do grau de gravidade que a lesão apresenta, a profundidade e também se o seu gato está com dor ou não.

  • Por meio das dúvidas, se não estiver confiante e seguro em tentar realizar os primeiros socorros, leve o seu gato ao veterinário de sua confiança.

É muito importante observar o grau de evolução dessa ferida, se ela está cicatrizando ou não, e acima de tudo, se há sinais de infecção e dor no local.

Entretanto, sempre terá que vigiar de perto a evolução da recuperação e verificar se está produzindo alguma complicação ou se existe algum sinal de infecção do gato com ferida aberta.

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

Gato com ferida aberta: o que preciso?

como cuidar de feridas abertas em gatos

Como curar ferida aberta de gato: quais os itens necessários?

Antes de começar, você precisa separar o seu kit de emergência para cuidar do gato com ferida aberta, provavelmente você possui alguns desses produtos em casa.

Caso não tenha, eles são facilmente encontrados:

  • Soro fisiológico
  • Gaze – que de preferência estejam limpas, não use algodão!
  • Esparadrapo
  • Iodo
  • Pomada que atue em ferimentos e seja cicatrizante
  • Colar elisabetano

Esse é o kit básico de urgência que você necessita para realizar um curativo no seu gato.

Vale também lembrar de higienizar as suas mãos para realizar o curativo do gato com ferida aberta e também após o curativo.

Leia Também: 07 Doenças Que Você Pode Estar Causando Em Seu Gato Sem Querer Que Podem Matá-lo

Gato com ferida aberta: quanto tempo esperar?

Você precisa avaliar a gravidade da ferida, se ela é muito profunda a ponto de você conseguir observar outras estruturas.

Se o ferimento não está parando de sangrar. Se há presença de pus, porque as bactérias começam a invadir o local em 12 horas.

Como curar ferida aberta de gato?

como curar ferida aberta de gatoComo cuidar de feridas abertas em gatos: O que fazer se der para tratar em casa?

Se tudo estiver okay, a ferida for pequena e não for profunda, você deve iniciar todo o processo limpando a região.

Observe com atenção para ver se não tem nenhum corpo estranho aderido, como espinho, vidro, pedaços de madeira.

A limpeza deve ser feita de maneira delicada, utilizando o soro fisiológico e sem “esfregar” a região, apenas depositando a gaze limpa com o soro.

Após a limpeza, você deve utilizar o iodo, que pode ser diluído com água potável, a mistura tem que ficar amarelada. E então você pode aplicar na região afetada.

Quando o iodo estiver bem seco, você pode passar a pomada que comentamos acima, para auxiliar no processo de cicatrização.

E realizar um curativo, não apertado, na região. E caso o seu gato esteja se incomodando muito, tentando retirar, coloque o colar elisabetano.

  • Para aplicar a pomada lembre-se de utilizar luvas ou então um cotonete.

Lembrando sempre que se estiver em dúvida da gravidade ou não se sentir segura(o) sobre como curar ferida aberta de gato leve-o ao veterinário.

Como cuidar de feridas abertas em gatos

Por fim, se o gato está com uma ferida aberta, você deve ficar muito atendo com o processo de recuperação. E avaliar novamente, se o local está inchado, avermelhado, se a lesão está aumentando, se tem pus ou qualquer conteúdo estranho.

Nesses casos, não pense duas vezes, leve o seu gato ao veterinário para que o tratamento mais adequado seja realizado.

E caso você tenha mais dúvidas sobre cuidados com gatos, não deixe de conferir esse vídeo, onde falamos os 03 pilares da vida saudável dos gatos e o que você precisa fazer para que ele viva até 2 vezes mais tempo!

Espero que esse artigo sobre como cuidar de feridas abertas em gatos tenha ajudado você! Diga nos comentários o que mais você quer ver por aqui!

6 Comentários


  1. Meu gato foi mordido por outro gato, levei ao veterinário e estar usando o colar e já tem duas semanas o ferimento criou casca e gostaria de saber se já posso tirar o colar, ele já tá usando há duas semanas.

    Responder

  2. Só queria muito agradecer ao Felipe e a toda a equipe dele. Comprei e estou lendo meu guia para um gato de 14 vidas e estou amando demais! TUDO QUE ESTÁ LÁ FUNCIONA! A leitura é simples e até gostosa. Não enrola, vai direto ao ponto e nos ensina a cuidar de uma maneira que a gente nem imaginava. Parabéns e obrigada!

    Responder

  3. Minha gata apareceu com um machucado em sua cauda e ela não deixa ninguém colocar a mão esse machucado esta fundo e está transmitindo um cheiro Ruim e eu não sei o que fazer

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *