Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?

Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?Gato Com Ferida Aberta: Nesse artigo veremos como cuidar de feridas abertas em gatos.

Introdução

É natural que quando você possui um gato, ele pode acabar se machucando em alguma situação.

Tanto em momentos de brincadeiras ou até em brigas com outros animais, e em seus momentos de aventura como escalar em árvores e saltar.

Pode ser raro, mas os gatos podem correr o risco sim de se machucarem, isso acontece principalmente em momento de fuga, quando eles precisam correr de alguma situação perigosa.

E então, quando você menos espera você se pergunta: como curar ferida aberta de gato?

Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?

Obviamente nossos conselhos de hoje serão para feridas que não tenham uma gravidade alta. Porque, ir ao veterinário depende muito do grau de gravidade que a lesão apresenta, a profundidade e também se o seu gato está com dor ou não.

É muito importante observar o grau de evolução dessa ferida, se ela está cicatrizando ou não, e acima de tudo, se há sinais de infecção e dor no local.

Entretanto, sempre terá que vigiar de perto a evolução da recuperação e verificar se está produzindo alguma complicação ou se existe algum sinal de infecção do gato com ferida aberta.

Aliás, nunca é demais lembrar que nem tudo que é perigoso para o seu gato estará a amostra como uma ferida aberta. Doenças  podem ser silenciosas e fatais.

E o que a maioria dos tutores não sabe é que algumas dessas doenças são causadas por eles próprios! É um erro desconhecido, mas que a gente continua tentando levar ao conhecimento dos nossas gateiras e gateiros.

como cuidar de feridas abertas em gatos

Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?

Gato com ferida aberta: o que preciso?

como cuidar de feridas abertas em gatos

Como curar ferida aberta de gato: quais os itens necessários?

Antes de mais nada, muito cuidado com informações no mínimo duvidosas da Internet… Exatamente por isso eu sempre tirei as informações sobre cuidados com gatos do Guia Para Um Gato de 14 Vidas.

Para começar, você precisa separar o seu kit de emergência para cuidar do gato com ferida aberta, provavelmente você possui alguns desses produtos em casa.

Caso não tenha, eles são facilmente encontrados:

  • Soro fisiológico
  • Gaze – que de preferência estejam limpas, não use algodão!
  • Esparadrapo
  • Iodo
  • Pomada que atue em ferimentos e seja cicatrizante
  • Colar elisabetano

Esse é o kit básico de urgência que você necessita para realizar um curativo no seu gato.

Vale também lembrar de higienizar as suas mãos para realizar o curativo do gato com ferida aberta e também após o curativo.

Veja Também: 07 Doenças Que Você Pode Estar Causando Em Seu Gato Sem Querer Que Podem Matá-lo

Minuto do Gato: Dicas Rápidas em Vídeo

Clique Para Saber Mais

Gato com ferida aberta: quanto tempo esperar?

Você precisa avaliar a gravidade da ferida, se ela é muito profunda a ponto de você conseguir observar outras estruturas.

Se o ferimento não está parando de sangrar. Se há presença de pus, porque as bactérias começam a invadir o local em 12 horas.

(Quer aprender mais e receber informações escolhidas a dedo pra você? Então clique no botão abaixo e eu mando direto pra você!)

Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?

Como curar ferida aberta de gato?

como curar ferida aberta de gatoComo cuidar de feridas abertas em gatos: O que fazer se der para tratar em casa?

Se tudo estiver okay, a ferida for pequena e não for profunda, você deve iniciar todo o processo limpando a região.

Observe com atenção para ver se não tem nenhum corpo estranho aderido, como espinho, vidro, pedaços de madeira.

A limpeza deve ser feita de maneira delicada, utilizando o soro fisiológico e sem “esfregar” a região, apenas depositando a gaze limpa com o soro.

Após a limpeza, você deve utilizar o iodo, que pode ser diluído com água potável, a mistura tem que ficar amarelada. E então você pode aplicar na região afetada.

Quando o iodo estiver bem seco, você pode passar a pomada que comentamos acima, para auxiliar no processo de cicatrização.

E realizar um curativo, não apertado, na região. E caso o seu gato esteja se incomodando muito, tentando retirar, coloque o colar elisabetano.

  • Para aplicar a pomada lembre-se de utilizar luvas ou então um cotonete.

Lembrando sempre que se estiver em dúvida da gravidade ou não se sentir segura(o) sobre como curar ferida aberta de gato leve-o ao veterinário.

Mas, Felipe, infelizmente no momento não estou podendo pagar por uma consulta com veterinário. O que eu faço?

Você vai me ver repetir esse mesmo texto em vários dos meus artigos que falam sobre saúde. Mas eu não estou louco, rsrs.

A questão é que eu REALMENTE compreendo que muita gente quer cuidar bem dos seus gatos. Entretanto, naquele momento, não pode pagar um valor alto por uma consulta.

Primeiramente, eu quero deixar claro que o diagnóstico profissional é indispensável na saúde do seu gato.

Todavia, eu entendo que muitas vezes a gente passa por momentos de dificuldades financeiras. É normal.

O que fazer então? Você quer seu gatinho bem, mas não pode pagar (ou não pode pagar tanto). Fique tranquila(o) eu separei algumas dicas sobre o que fazer nesses casos.

1. Pesquise preço

Parece óbvio, mas eu fico impressionado com quantidade de gente que simplesmente tem vergonha de ligar nas clínicas.

Você quer um bom serviço, mas não tem orçamento ilimitado. Por que não ligar? Você não vai estar ofendendo ninguém.

Ao mesmo tempo pode ajudar a regular os preços da sua região. Afinal, se muita gente liga perguntando o preço, mas poucas pessoas vão se consultar, algo está errado, não?

DICA: Você também pode usar as redes sociais para ajudar na busca e acelerar o processo.

2. Procure Hospitais Universitários

Faculdades com o curso de veterinária quase sempre possuem um clínica acompanhada por um profissional experiente.

Isso ajuda no treinamento e aprendizado dos futuros médicos ao mesmo tempo que trata dos bichinhos de pessoas com menor condição financeira.

3. Baixe nosso Livro Digital Grátis

Essa é uma questão tão recorrente aqui no site e nas redes sociais que eu fiz um E-book 100% gratuito ensinando as melhores formas de conseguir tratamentos veterinários grátis ou a preços mais acessíveis.

As dicas que dei aqui estão no e-book de forma mais completa. Além de várias outras que vão te ajudar com isso. Garanto que vale a leitura!

Você pode baixá-lo (lembrando: é de graça!) clicando nesse link.

Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?

 Como cuidar de feridas abertas em gatos

3 mitos incomuns sobre gatos

Por fim, se o gato está com uma ferida aberta, você deve ficar muito atendo com o processo de recuperação. E avaliar novamente, se o local está inchado, avermelhado, se a lesão está aumentando, se tem pus ou qualquer conteúdo estranho.

Nesses casos, não pense duas vezes, leve o seu gato ao veterinário para que o tratamento mais adequado seja realizado.

E caso você tenha mais dúvidas sobre cuidados com gatos, não deixe de conferir esse vídeo, onde falamos os 03 pilares da vida saudável dos gatos e o que você precisa fazer para que ele tenha mais saúde e evite uma morte prematura!

Gato Com Ferida Aberta: Como Cuidar?

Esse artigo ajudou você? Se quiser saber um pouco mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que é de onde eu tiro as informações passadas aqui no site, pode clicar AQUI

14 Comentários


  1. Meu gato foi mordido por outro gato, levei ao veterinário e estar usando o colar e já tem duas semanas o ferimento criou casca e gostaria de saber se já posso tirar o colar, ele já tá usando há duas semanas.

    Responder

  2. Só queria muito agradecer ao Felipe e a toda a equipe dele. Comprei e estou lendo meu guia para um gato de 14 vidas e estou amando demais! TUDO QUE ESTÁ LÁ FUNCIONA! A leitura é simples e até gostosa. Não enrola, vai direto ao ponto e nos ensina a cuidar de uma maneira que a gente nem imaginava. Parabéns e obrigada!

    Responder

  3. Minha gata apareceu com um machucado em sua cauda e ela não deixa ninguém colocar a mão esse machucado esta fundo e está transmitindo um cheiro Ruim e eu não sei o que fazer

    Responder

  4. Oi o meu gato enrolou a pata nessa rede segurança para casa tomou choque mais sobreviveu mais a para que ficou enrolado ficou muito machuca e agoraele não para se lember ja esta dando no osso oque eu faço e bom tampa.para ver se ele para de lember

    Responder

  5. Apareceu uma ferida no meu gato q não sara, limpo e faço curativos todo dia, creio q ele só sente dor quando mexo. Estou colocando uma pasta de açafrão será q é lento mesmo a cicatrização?

    Responder

  6. Minha gatinha tá com 5 meses, apareceu um buraco no lombo próximo a calda, surgiu do dia pra noite, já lavei com soro limpei, e passei pomada, o que será?

    Responder

  7. Olá!
    Estou a quase 5 meses tratando minha gata com lesões na patas traseiras, apareceram após ela ter dado cria, já foi tratada inclusive com laser, antibiótico e antitérmicos e pouco está dando resultado, já não sei mais o que fazer…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *