Gato Assustado: Como Acalmar E O Que Fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

gato assustado como acalmarVocê tem as dúvidas “Gato assustado: como acalmar” ou “gato assustado: o que pode ser“? Para você que tem gatos assustados com barulho ou qualquer outra coisa, quer saber o que pode ser e o que fazer, então leia esse artigo!

Índice da Matéria ‘Gato assustado: como acalmar?’

  1. Gato assustado: o que pode ser? Comportamentos do gato assustado
  2. Gato assustado: o que fazer? Converse com o gato
  3. Gato assustado: o que fazer? Ambiente e música
  4. Gato assustado: como acalmar? Existem produtos para isso?
  5. Gatos assustados com barulho. Como acalmar?
  6. Meu gato está assustado: Observações finais

Você pode ter achado esse artigo de diversas maneiras (seja muito bem vinda(o), à propósito!), talvez você tenha pesquisado algo como “gato assustado: o que fazer?” ou mesmo “gato assustado: como acalmar?” em algum site de busca.

Mas o fato é que se você está aqui significa que você faz parte de um grupo de donas(os) de gatos amorosos e responsáveis que se preocupam com o bem estar do seu bichano.

Todos nós temos medo de alguma coisa não é? E isso não é diferente com os nossos amigos felinos, é normal que eles tenham algum tipo de medo e se assustem com isso, podendo ser de chuva, moto, som alto ou algo que remeta a uma experiência traumática.

Ninguém deseja ver ou ter que lidar com um gato aflito, porque é uma situação que nos deixa angustiados até e sem saber o que fazer. Hoje nós vamos dar algumas dicas de no caso de gatos assustados o que fazer e como acalmar.

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

Se você quer saber como acalmar gatos assustados com barulho também vai gostar das outras dicas exclusivas de cuidados com gatos em nossa lista VIP!

Gato assustado: o que pode ser? Comportamentos do gato assustado

gato assustado o que fazerGato assustado: o que pode ser? No caso da frase “meu gato está assustado” também é importante saber os comportamentos para saber o que pode ser e como acalmar.

Antes de darmos as dicas é importante você saber qual é o comportamento que um gato assustado tem. Quando a situação estressante ou assustadora acontece, ele pode ter as seguintes ações:

  • Miar de maneira estranha
  • Correr pela casa
  • Tentar se esconder
  • Ficar um pouco nervoso
  • Fazer grunhidos

Gato assustado: o que fazer? Converse com o gato

meu gato esta assustadoGato assustado: o que fazer? No caso de gatos assustados o que fazer é uma questão comum e conversar com ele pode ser uma opção quando seu gato está assustado.

É muito comum as pessoas perguntarem “Meu gato está assustado, o que devo fazer?”, acima de tudo, você deve se acalmar também.

Porque se você mostrar que está com medo ou inseguro com a situação, irá transmitir isso para o seu gato e ele vai achar que você está com medo da ameaça também.

Você deve conversar com o seu gato, em um tom de voz calmo e passar tranquilidade para o seu filhinho de 4 patas, podendo ser com mensagens positivas, dizendo para ele se acalmar e que está tudo bem.

Não pense que é bobagem conversar com o seu gato, porque eles entendem algumas palavras e fazem associações positivas e negativas.

  • Outra alternativa semelhante com a conversa é cantar alguma música baixa e até pode ser animada, para ele conseguir se acalmar.
  • Faça carinho em um lugar que ele goste bastante enquanto estiver conversando também.

Gato assustado: o que fazer? Ambiente e música

gatos assustados com barulhoGato assustado: como acalmar? Separar um local tranquilo na casa pode ser uma alternativa

No caso de gatos assustados outra boa alternativa é separar um local tranquilo.

Se tiver algum lugar tranquilo na sua casa e que o seu gato gosta de ficar, leve ele pra lá. Assim ele vai se sentir mais confortável e também mais sossegado.

  • Se ele ficar estressado com outros animais ali próximos, tente deixar ele sozinho mesmo no ambiente. Até mesmo as crianças podem acabar atrapalhando.

O seu gato pode ouvir música clássica, desde que seja em um volume baixo e uma música tranquila. Ela é capaz de deixar o seu gato mais calmo e até mesmo dormir enquanto a música está tocando.

Gato assustado: como acalmar? Existem produtos para isso?

gato assustado o que pode serGato assustado: como acalmar? Feromônios podem ser a resposta para o problema “meu gato está assustado”

Uma alternativa é usar produtos, sendo eles os feromônios ou até mesmo os florais para ele se acalmar.

No caso, os feromônios são substâncias secretadas por outros gatos, que servem como um meio de comunicação.

Alguns gatos conseguem ficar mais tranquilos quando sentem esse tipo de cheiro.

Já os florais, são substâncias naturais retiradas das próprias flores. Existem diversas combinações que possuem efeitos diferentes. E muitos responsáveis aprovam o efeito que essa alternativa natural tem, é incrível!

  • Obviamente nem todos os gatos podem acabar respondendo de maneira positiva para essas duas alternativas. Para isso, é preciso fazer um período de teste e ver se dá certo.

Veja Como Fazer Seu Gato Viver Até o Dobro Da Expectativa Esperada

Gatos assustados com barulho. Como acalmar?

gatos assustadosGato assustado: como acalmar? No caso de gatos assustados com barulho você pode ligar alguma música para acalmar, isso pode resolver quando você pensa “meu gato está assustado”

Barulho em excesso é algo que estressa demais qualquer um, principalmente no período de festas quando soltam muitos fogos ou até quando há tempestades.

Nesse momento, você deve também acalmar o seu gato conversando ou até ligando algum tipo de música.

O correto, é fazer com que o seu gato se acostume com esses barulhos desde filhote. Você deve apenas procurar esses sons para ligar, e estimular o seu gato com brincadeiras ou até petiscos, para ele se manter distraído e ir se acostumando com eles.

Meu gato está assustado: Observações finais

gato assustadoGato assustado: o que pode ser? Para gatos assustados com barulho temos outro artigo que pode ajudar. No caso gatos assustados o que fazer na hora dos fogos é o tema do outro artigo.

É essencial descobrir qual estímulo está ocasionando esse estresse para o seu gato. Caso nenhuma das medidas acima tenha funcionado para acalmar o seu gato, você pode procurar um médico veterinário e avaliar que outras medidas você pode ter para acalmar seu pet.

Temos uma outra matéria aqui no site que também deve te ajudar com esse assunto, vale a pena ler também para complementar:

Como Proteger Seu Gato Dos Fogos de Artifício

E, claro, além de tudo isso também é importante manter todos os cuidados essenciais que os gatos necessitam.

Para isso recomendo que assista a esse vídeo, onde damos 3 dicas essenciais de cuidados com gatos que podem fazer com que seu gato chegue até aos 30 anos de idade, além de comentarmos sobre um erro terrível cometido sem querer por donos de gatos que pode estar associado a morte de diversos bichanos.

Nesse artigo procuramos responder dúvidas como “gato assustado: o que fazer?“, “gato assustado: o que pode ser?” ou “gato assustado: como acalmar?“. Caso tenha restado qualquer dúvida sobre o que fazer no caso de gatos assustados pode nos mandar uma mensagem, ok? 😉

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *