Escolhendo o Gato Para Adotar!

Escolhendo o Gato Para Adotar!

Índice da Matéria: "Escolhendo o Gato Para Adotar!"

Os gatos não requerem o mesmo nível de atenção ou atividade frequentemente exigido pelos cães. 

Isso os torna excelentes animais de estimação para pessoas com mobilidade reduzida, estilo de vida agitado ou espaço limitado (como moradores de apartamentos). 

No entanto, como nos cães, considere o temperamento, as características da raça, a idade e outros fatores ao decidir se adotar  um gato é ideal para você. Lembre-se que é uma decisão importante e uma vez que a tome ele será um membro de sua família.

É importante ter noção dessas características no processo para facilitar a sua escolha. Afinal, quando adotamos um bichano é normal que ele nos escolha e que ocorra uma conexão instantânea.

Iremos explicar alguns tópicos importantes, para que você escolha o gato certo para você!

Temperamento e Comunicação

Escolhendo o Gato Para Adotar!

Alguns gatos passam a maior parte do tempo sozinhos, enquanto outros vivem em grupos e passam a maior parte do tempo juntos.

Obviamente isso varia de acordo com a personalidade de cada gato, há bichanos que gostam de estar o tempo todo junto e outros que preferem ficar mais independentes.

  • Como os gatos costumam procurar atenção em seus próprios termos, algumas pessoas os percebem como distantes. 

Os gatos demonstram afeto ronronando e gostam de se esfregar com o corpo e rosto quando se sentem cativados pela pessoa.

Agressão e medo estão associados a costas arqueadas, cauda levantada e muitos até mostram os dentes.

Além do ronronar associado ao carinho, os gatos se comunicam fazendo outros tipos de vocalizações, podendo ser miados ou outros sons.

Raças

Escolhendo o Gato Para Adotar!

Existem muitas raças e tipos de gatos. Gatos de raças mistas são tipicamente classificadas pelo comprimento e cor do pelo.

Por exemplo, existem gatos domésticos de pelos curtos, médios e longos, com cores que incluem cinza, preto, marrom, branco e casca de tartaruga.

O comprimento do pelo é uma consideração importante na escolha de um gato, porque os gatos com pelos mais longos precisam de mais cuidados para prevenir que formem embaraçados ou caiam muitos pelos.

Além de serem mais propensos a formações de bolas de pelo.

Muitas raças de gatos têm características distintas. Por exemplo, o Abyssinian é uma raça ativa e de alta energia, enquanto os gatos Persa e Scottish Fold são geralmente mais calmos.

Gatos siameses são muito inteligentes, mas geralmente requerem mais atenção e tendem a miar alto quando ignorados.

E para descobrir mais sobre as raças, existem diversos livros e materiais que comentam sobre elas.

Essa informação é importante até para os gatos SRD, pois eles são uma mistura de várias raças, e comparando algumas delas dá para associar alguns comportamentos e características.

Gênero

Escolhendo o Gato Para Adotar!

Você também deve considerar se deseja um gato macho ou fêmea. Gatos machos que não foram castrados são mais agressivos e geralmente lutam por território.

Com isso, acabam tendo comportamentos de sair de casa e também de borrifar urina em superfícies da casa, como uma forma de dizer que aquele território pertence somente a ele.

Esse é um grande problema dos gatos que não são castrados, o fato de acabar saindo para rua. Isso pode ocasionar brigas, machucados, ingestão de veneno e acidentes!

Muitos desses comportamentos indesejáveis ​​podem ser reduzidos se castrando ou castrando quando o gato é jovem, embora alguns ainda possam pulverizar quando sentem que seu ambiente doméstico está sendo invadido por, por exemplo, novos gatos ou odores de gatos.

As fêmeas também precisam ser castradas, porque o período do cio é uma fase complicada, na qual elas ficam extremamente carentes e miando para chamar atenção de algum parceiro próximo.

Encontrando o gato certo

Escolhendo o Gato Para Adotar!

Gatos podem ser adotados de diversas maneiras, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Por exemplo, adotar um gatinho de um amigo ou criador pode oferecer uma boa oportunidade para obter informações sobre o ambiente doméstico, o estado de saúde e o comportamento.

Gatos jovens e idosos em abrigos de animais geralmente já são castrados ou castrados e vacinados. A adoção de um abrigo salva vidas de gatos que de outra forma não poderiam encontrar um bom lar. 

Alguns tutores optam por comprar um gato em uma loja de animais, nós não gostamos dessa opção aqui no site. Embora uma loja de animais possa fornecer registros de saúde ou documentos de registro, as condições em que o gato foi mantido ou criado antes de chegar à loja provavelmente não serão conhecidas. 

Esses são só alguns itens que você deve observar antes de adotar o seu filhinho peludo. Antes de tudo, claro, é importante que você saiba quais são os verdadeiros cuidados que um tutor deve ter com os felinos.

Para isso, assista a esse vídeo informativo sobre o assunto.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *