Erva Do Gato: Tudo O Que Você Precisa Saber

Tempo de leitura: 4 minutos

Erva do gato: Tudo o que você precisa saber

Erva do gato: Tudo o que você precisa saber

Índice da matéria ‘Erva do gato: Tudo o que você precisa saber’:

  1. Efeitos do Catnip
  2. Catnip: Brinquedos e Treinamento
  3. Conclusão: Erva do Gato ou Catnip 

Catnip, catmint, catwort, erva do gato, bálsamo de campo – não importa por qual nome você conhece, leões, tigres, panteras e também o seu gato doméstico não parecem se cansar dessa erva perfumada.

Veja também: Como prolongar a vida do seu gato, e até dobrar.

Originalmente da Europa e da Ásia, a erva-cidreira, cítrica e potente – Nepeta cataria – tem sido associada a gatos há muito tempo.

Os gatos, grandes e pequenos, adoram essa famosa erva do gato. Mas por que eles gostam tanto de catnip? É seguro? E o que significa se o seu gato não gostar?

Efeitos do Catnip

É a genética que determina se o seu amigo felino se apaixona ou não por essa erva que é prima do manjericão e do orégano.

Cerca de um gato a cada dois gatos herda uma sensibilidade para a erva catnip. Mas você não vai saber se o seu gatinho é um deles até algum momento entre as idades de 3 e 6 meses.

O fascínio da Catnip está em seu óleo volátil, especificamente uma substância química nesse óleo – a nepetalactona.

Encontrada nas folhas, caules e sementes da erva do gato, basta um ou dois cheiros daquele óleo maravilhoso antes que os felinos suscetíveis estejam lambendo, mastigando e rolando de felicidade.

Erva Do Gato: Tudo O Que Você Precisa Saber

Embora intensa, essa felicidade é geralmente de curta duração, durando cerca de 10 minutos para a maioria dos gatos.

Para alguns, a euforia se traduz em brincadeira agressiva. Ao mesmo tempo, faz outros gatos ficarem suaves e calmos.

Mas não importa qual reação o seu gato tenha, uma vez que o prazer passe, é necessário cerca de duas horas antes que o gatinho responda à erva novamente.

Veja Também: Afinal, Qual é A Melhor Ração Para Gatos?

Catnip: Brinquedos e Treinamento

Por conta dos gatos responderem continuamente a erva do gato, o catnip pode ser um poderoso auxiliar de treinamento.

Quer manter o gatinho sem arranhar móveis? Esfregue catnip em um arranhador para torná-lo mais atraente. Comprou uma cama de gato nova? Polvilhe um pouco da erva do gato na almofada do gatinho para torná-la mais atraente para o seu amigo felino.

Você também pode fornecer enriquecimento ambiental para um gatinho, criando brinquedos e colocando catnip neles. Polvilhe um pouco da erva em uma meia velha, em seguida, dê um nó no topo ou coloque uma grande pitada de catnip em um pequeno saco de papel e esmague o saco em uma bola apertada.

Erva Do Gato: Tudo O Que Você Precisa Saber

A intensidade da resposta do gatinho aos brinquedos e ao treinamento será afetada pelo tipo de catnip que você usa.

Embora a maioria dos gatos aprecie a erva seca ou fresca, eles geralmente estão menos interessados em sprays de catnip, que geralmente não contêm nepetalactona suficiente para atrair a maioria dos felinos.

Felizmente para o gatinho, o catnip – que não é viciante e é seguro de comer – é fácil de plantar e crescer em uma janela ensolarada.

Você pode até ir longe ao ponto de criar seu próprio “jardim para gatinhos”, com um pote de catnip e um de trigo, aveia, centeio ou grama de cevada.

Se você plantar catnip diretamente no jardim, lembre-se que, como a maioria das balas, é um produto vigoroso, às vezes invasivo.

Erva do gato

A potência do Catnip não dura para sempre; os óleos essenciais rapidamente se dissipam. Então, se você comprar catnip seco para o seu amigo felino, armazene o que você não usa no freezer.

Veja Também: Como Adestrar Seu Gato

Conclusão: Erva do Gato ou Catnip

Erva do Gato ou Catnip é uma das melhores coisas que você pode oferecer para seu amigo, pode acalmá-lo e deixá-lo ainda mais feliz.

Erva Do Gato: Tudo O Que Você Precisa Saber

Se quiser outras dicas para deixar seu gato feliz, e ainda de quebra prevenir as doenças mais comuns em gatos, veja essa apresentação, para melhorar ainda mais a vida do seu gato.

Se você gostou desse artigo acompanhe nosso blog e compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar e ajudar mais gatinhos e seus donos.

Até amanhã.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *