Enriquecimento Ambiental Para Gatos: Tudo Que Você Precisa Saber

Enriquecimento Ambiental Para Gatos: Tudo Que Você Precisa Saber

Talvez você já tenha ouvido o termo enriquecimento ambiental para gatos, mas não tem exatamente certeza do que significa ou de como você pode implementar isso na prática aí na sua casa.

Todo mundo que tem gato em casa sabe que os bichanos são, em sua grande maioria, animais muito ativos, que gostam de  arranhar e escalar e subir em todo lugar que podem. 

Veja mais:

Nos momentos de corrida desenfreada pela casa e divertem alguns tutores, mas acabam expressando outros.

Mas, mesmo para quem tem animais mais calmos ou já idosos, que não têm a mesma energia de antes para correr pela casa,  o enriquecimento ambiental pode ajudar a diminuir o estresse, fazendo  o bichano se sentir mais confortável  e seguro em seu território.

Então, se você é tutor de gato, ou pensa em adotar seu primeiro felino, confira as dicas  sobre enriquecimento ambiental para gatos que preparamos para você hoje!

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Enriquecimento Ambiental Para Gatos: Tudo Que Você Precisa Saber

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

O que é o enriquecimento ambiental para gatos? 

Enriquecimento Ambiental Para Gatos: Tudo Que Você Precisa Saber

Enriquecimento ambiental nada mais é do que deixar o ambiente mais atrativo para seu gato. Ele se refere tanto a objetos essenciais como a famosa caixa de areia  até a escolha dos brinquedos, prateleiras e arranhadores.

Em outras palavras, o enriquecimento ambiental para gatos contempla todos os fatores que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os felinos.

Além disso, é popularmente chamado por muitas pessoas de “gatomização”. Ou seja, você vai  literalmente  “gatomizar” o ambiente da sua casa para tornar a vida do seu bichinho mais agradável.

Por que é importante fazer um enriquecimento ambiental para gatos?

Isso é importante porque, embora os gatos estejam no convívio humano a centenas de anos como animais domésticos, eles são considerados menos domesticados do que os cães. 

Por causa disso, muitas vezes eles podem ficar estressados em casas e apartamentos. Mas isso não precisa ser uma regra, conforme falamos nesse artigo sobre criar gato em apartamento.

E todo bom gateiro sabe que um gatinho estressado pode ter comportamentos como: urinar pela casa  para marcar território, ficar agressivo atacando pessoas e outros animais. 

Ele pode até mesmo ficar depressivo,  fator que pode acarretar uma série de problemas para saúde e bem estar do seu bichinho de estimação.

O enriquecimento ambiental para gatos  é especialmente útil se você tiver mais de um felino em casa. Isso vai ajudar a sanar problemas como o ciúme entre os gatinhos,  pois proporcionará eles um ambiente onde eles podem brincar, gastar a energia que possuem e se sentirem seguros cada um em seu próprio espaço, como em cima de prateleiras  e dentro de esconderijos.

Enriquecimento ambiental para gatos: o que não pode faltar?

Enriquecimento Ambiental Para Gatos: Tudo Que Você Precisa Saber

São 4 coisas essenciais que não podem faltar: 

  • um lugar estratégico para sua caixinha de areia; 
  • outro lugar estratégico para os potes de ração e água;
  • um bom lugar para dormir ; e
  • alguma forma de manter o seu gato  entretido para ele brincar e se divertir.

Gatos são animais muito higiênicos e, normalmente, quando escolhe um lugar para fazerem suas necessidades é no mesmo lugar.

Isso porque os bichanos são animais de hábitos, tanto é assim que mudanças  de ambiente  ou de rotina frequentemente  estressam os gatos.

O mais importante na hora de escolher lugar da sua caixa de areia  é escolher  aqueles lugares estratégicos da sua casa. Lugares que deixem a caixinha longe da água e da comida do bichinho,  mas que sejam lugares de fácil acesso para o gato e onde ele se sinta seguro para ir. 

E mais: a principal regra da caixa de areia é, tenha sempre uma caixa mais do que o seu número de gatos. Por exemplo, que você tem dois gatos  o ideal é ter três caixas de areia espalhadas pela casa.

Quanto aos potinhos de água e comida,  tenha o bastante para garantir a água fresca e ração disponível sempre para todos os seus gatos,  pois eles são animais que petiscam o dia inteiro. 

Aqui muitas pessoas também optam por ter uma fonte de água corrente, não é um item obrigatório, mas é  certo que os gatos  bebem mais água assim, ajudando a garantir que seu bichinho fique hidratado e diminuindo a probabilidade de  doenças do trato urinário,  problema comum em muitos felinos.

Se você tem um gatinho que gosta de beber água da torneira como eu com certeza sabe do que eu estou falando!

Enriquecimento ambiental para gatos: qual o melhor lugar para o meu bichinho dormir?

Enriquecimento Ambiental Para Gatos: Tudo Que Você Precisa Saber

Gatos gostam de dormir em lugares seguros, quentinhos e arejados. E o lugar seguro nem sempre é aquele que você pensa, então observe bem o comportamento do seu  gato  e veja em quais lugares da sua casa e se sente bem.

Preferencialmente, a caminha do seu gato deve ficar  no lugar que ele mais gostar.  Escolha uma cama acolchoada que seja quentinha e fofinha, grande o bastante para que o seu bichano possa se esticar e ficar confortável.

E não estranhe se ele não passar o dia todo dormindo lá! Muitas vezes o seu gato vai preferir ficar perto de você,  dormir na sua cama ou em outros lugares que você fique com mais frequência. 

Se você tiver mais de um gato é interessante ter mais de um lugar pela casa onde eles possam dormir de forma confortável e segura. E lembre-se de deixar a caminha do seu gato longe da caixa de areia e do lugar onde ele come.

Enriquecimento ambiental para gatos: brinquedos,  prateleiras  e arranhadores

Enriquecimento Ambiental Para Gatos: Tudo Que Você Precisa Saber

Gatos gostam de lugares altos.  Ver a vida lá de cima faz o seu bichano se sentindo mais seguro e no controle do seu próprio espaço pessoal.  Isso é especialmente útil se você tiver mais de um gato, ou estiver tentando fazer adaptação de um novo  gatinho  Em um ambiente que já tem outros gatos.

Então, uma boa ideia para sua casa é ter prateleiras,  estantes  ou suportes altos onde o seu gatinho possa subir se sentir seguro.  Se ele puder tirar uma soneca lá em cima é melhor ainda!

Outro item que não pode faltar ela arranhador. 

Não é segredo para nenhum gateiro que gatos adoram a  afiar as unhas.  Um arranhador  que o seu bichinho goste  vai garantir que seu gatinho  alivie o estresse  e provavelmente evitar que você encontre seu sofá,  suas cortinas vou até a sua cama arranhadas.

Enriquecimento ambiental para gatos: como escolher o brinquedo certo?

Enriquecimento Ambiental Para Gatos: Tudo Que Você Precisa Saber

Gatos adoram brincar,  seu instinto de  caçador faz com que eles brinquem desde pequenininhos. Depois de crescidos  podem ficar estressados se não tiverem uma oportunidade de gastar suas energias brincando. 

Portanto, escolher os brinquedos certos é muito  importante. E os melhores brinquedos são aqueles que têm movimento, que fazem algum som que chame atenção do gato.  Um que o seu bichinho possa rolar,  morder e carregar para lá e para cá.

Bolinhas macias  e  varas com penduricalhos são ótimas opções de brinquedos para gatos.

E não se esqueça de providenciar algumas trocas e esconderijos.  Gatos adoram brincar de se esconder, seu instinto natural também faz com que procure em lugares que servem como tocas, pois se sentem seguros nelas.  Essa é, inclusive, a principal razão pela qual os gatos adoram caixas de papelão!

Dicas finais

Lembre-se: o enriquecimento ambiental para gatos não precisa necessariamente ser feito com itens caros.  Às vezes algumas coisas que você já tem na sua casa já servem para  melhorar o ambiente do seu gatinho.

E se você ficou com vontade de fazer enriquecimento ambiental para gatos aí na sua casa,  mas não tenho muita grana para investir,  saiba que é perfeitamente possível fazer isso sem gastar muito.

Para saber mais  sobre como isso é possível é só dar uma olhada nesse nosso outro  artigo: As 07 Principais Medidas Para Cuidar Bem Do Seu Gato Enquanto Economiza


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi donde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *