Doenças Felinas: Principais Doenças de Felinos Domésticos

Tempo de leitura: 8 minutos

Doenças FelinasDoenças Felinas: Muitos donos se perguntam se seu gato está com alguma doença felina. Veja os principais tópicos sobre doenças em felinos.

Índice da Matéria ‘Doenças Felinas: Principais Doenças de Felinos Domésticos’

  1. Doenças de felinos domésticos: Esporotricose
  2. Doenças de felinos domésticos: Dermatite eosinofilica
  3. Doenças de felinos domésticos: Hipertireoidismo
  4. Doenças de felinos domésticos: Doença inflamatória intestinal
  5. Doenças de felinos domésticos: Insuficiência renal crônica
  6. Doenças de felinos domésticos: Peritonite infecciosa felina
  7. Doenças de felinos domésticos: Principais doenças felinas que são causadas pelos próprios donos sem querer
  8. Doenças Felinas: Como saber se meu gato está doente?
  9. Doenças Felinas: Informação e prevenção

Quando se trata em ter cuidado com a saúde dos nossos bichanos nós devemos ter a maior atenção possível. Você não deve ficar se deixando levar pelo ditado popular que os gatos possuem sete vidas e por isso nunca vão ao veterinário. Muito pelo contrário, os gatos têm o comportamento de não mostrar que estão doentes, para não ficarem vulneráveis.

E existem uma série de doenças felinas, que podem acometer o seu bichano.

Para isso, separamos algumas delas para você ter conhecimento, e vale lembrar que estamos comentando apenas sobre doenças de felinos domésticos.

Conteúdo VIP

Doenças Felinas: Principais Doenças de Felinos Domésticos

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Doenças de felinos domésticos: Esporotricose

A esporotricose é uma zoonose (afeta humanos também), ocasionada por um fungo, que se implanta no tecido subcutâneo por arranhaduras ou mordidas. Ela é uma das doenças em felinos comum de ocorrer em áreas com o clima mais quente e em gatos de rua.

  • Os machos não castrados são os mais acometidos por realizarem a disputa de território.

Sinais clínicos da esporotricose

  • Crostas na pele
  • Perde de pelos
  • Nódulos que ulceram

Doenças de felinos domésticos: Dermatite eosinofilica

A dermatite é uma doença felina ocasionada principalmente por conta de uma reação alérgica, é necessário identificar qual agente está ocasionando esse tipo de reação. O gato acaba formando uma resposta alérgica exagerada, quando por exemplo, é picado por algum inseto.

Sinais clínicos da dermatite eosinofilica

  • Excesso de coceira e formação de crostas – Dermatite miliar
  • Úlcera no lábio superior ou próximo ao canino – Úlcera eosinofílica
  • Pápulas que coçam e ficam muito vermelhas – Placa eosinofilica
  • Formação de granuloma – Granuloma eosinofílico

Doenças de felinos domésticos: Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma doença felina caracterizada pelo excesso de produção dos hormônios tireoidianos, o T3 e T4, em muitos casos, pode ter o aumento da tireóide pelo excesso de produção hormonal. A causa da doença ainda é desconhecida, mas é muito comum de ocorrer.

Sinais clínicos do hipertireoidismo

  • Perda de peso
  • Aumento da alimentação
  • Excesso de atividade
  • Aumento do volume de urina
  • Aumento da ingestão de água
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Alteração na pelagem
  • Vômito
  • Diarreia
  • Temperatura aumentada

Doenças de felinos domésticos: Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal também é uma doença felina que possui a causa desconhecida.

Ocorrem diversas afecções no trato gastrointestinal, que contém células inflamatórias no local. Acredita-se que ocorre uma resposta exagerada do organismo que provoca a doença.

Sinais clínicos da doença inflamatória intestinal

  • Vômito
  • Diarreia
  • Perda de peso
  • Baixa disposição
  • Alterações alimentares como falta de interesse pela comida ou comer demais
  • Muco ou sangue nas fezes
  • Dificuldade para defecar
  • Desidratação
  • Flatulência

Doenças de felinos domésticos: Insuficiência renal crônica

É considerada uma das doenças de felinos mais conhecidas, ela acaba afetando a região dos rins, fazendo com que os seus néfrons (estruturas do rim) vão perdendo a sua função.

Ela é uma das doenças em felinos mais comuns de aparecer em gatos mais idosos e não tem cura.

Sinais clínicos da doença renal crônica

  • Aumento da ingestão de água
  • Urinar com mais frequência e em grandes volumes
  • Vômito
  • Emagrecimento
  • Perda do apetite

Sem dúvida é a doença felina mais comum nos gatos. Para evitar isso escolha a ração correta para seu gato e faça uma alimentação adequada.

Doenças de felinos domésticos: Peritonite infecciosa felina

Mais conhecida como PIF ela é também uma doença felina bastante preocupante, ela é ocasionada por um vírus que pode atingir diversas partes do corpo do felino. A doença é muito perigosa e infelizmente não há nenhum tipo de tratamento.

  • Formação de abcessos
  • Anemia
  • Perda do apetite
  • Diarreia
  • Emagrecimento rápido
  • Aumento da temperatura

Doenças de felinos domésticos: Principais doenças felinas que são causadas pelos próprios donos sem querer

doenças de felinos domésticos

Existem muitas doenças de felinos domésticos que são inevitáveis. Porém, existem algumas doenças felinas que são causadas pelos próprios donos.

Claro que ninguém causa uma doença felina em seu gatinho de propósito. Os donos querem dar o melhor tratamento a seus felinos, e às vezes dão determinado tratamento pensando que estão fazendo isso.

Mas muitas vezes o que o dono ACHA que é melhor para o gato nem sempre é o que realmente faz bem a ele.

Isso infelizmente pode levar o gato a ter doenças felinas que podem inclusive levá-los a morte.

Separamos 07 das principais doenças de felinos domésticos que um dos principais motivos são os cuidados errados que os donos dão.

Para saber quais são essas doenças em felinos e como evitar que você faça seu gato contrair alguma dessas doenças felinas assista a ESSE VÍDEO que fizemos para você.

Nesse vídeo falamos sobre essas doenças em felinos domésticos e o que você deve fazer para não deixar seu gatinho doente.

Doenças Felinas: Como saber se meu gato está doente?

doença felina

Como você pode ver, existem diversas doenças felinas que podem afetar o seu gato, principalmente se ele passa parte do tempo na rua.

A principal forma de identificar qualquer doença é levar o seu bichano para o veterinário, nunca tente fazer um diagnóstico em casa e tratar dele sem a ajuda de um especialista, esse tipo de atitude pode só piorar o caso.

Para saber se o seu gato está doente, o mais importante é prestar atenção nos sintomas, por isso um conhecimento básico das principais doenças felinas é essencial.

Tanto os felinos domésticos quanto os de rua costumam ter bastantes doenças que são ligadas com o trato urinário, por isso procure por sintomas como: urinar constantemente, sangue na urina e miados agonizantes durante o uso da caixa de areia.

Da mesma forma, o melhor jeito de evitar as doenças em felinos que aparecem com o avanço da idade em bichanos é administrar uma dieta que tenha bastante líquidos. Além de sempre deixar água fresca disponível, procure dar rações molhadas com frequência.

Agora, as doenças em felinos mais graves costumam ser mais pesadas para o corpo do animal e envolvem sintomas mais  explícitos e incomuns.

Fique especialmente atento para: perda de peso repentina, comportamentos estranhos (ficar sozinho, não interagir, não brincar, etc), vômito constante, diarréias de longa duração, cor estranha da urina e miados de dor. Esses costumam ser os sintomas que aparecem nas doenças graves, especialmente a perda de peso.

Caso seu pet apresente qualquer um dos sintomas anteriores, o mais importante é que você leve ele imediatamente para um veterinário, sendo que para alguns casos graves (como intoxicação) algumas horas podem fazer toda a diferença entre a vida e a morte.

O trabalho de um veterinário é essencial para identificar exatamente o que está acontecendo e informar você como cuidar do gato doente.

Repetimos, procure por um especialista sempre que puder!

Doenças Felinas: Informação e prevenção

doenças de felinos e doenças em felinos

Ainda existem muitas outras doenças que podem acometer os nossos bichanos, e para isso, sempre devemos observar o nosso amigo para identificar se ele precisa de alguma coisa.

Assim como sempre devemos levá-lo ao Médico Veterinário e fazer check-ups para verificar se está tudo bem.

Como são muitas as questões que envolvem os gatos e a saúde felina,  resolvemos fazer um vídeo que recomendamos muito para você se informar.

Com uma boa duração e cheio de dicas que vão desde as causas mais comuns de doenças felinas, até os sintomas, como cuidar de um gato doente, como garantir que seu animalzinho tem uma dieta balanceada e até como poupar dinheiro cuidando dele, o vídeo é cheio de informações de valor.

Para assistir e se informar mais sobre doenças em felinos é só clicar aqui.

 

2 Comentários


  1. Olá, meu nome Júlia Maria e eu gostaria d saber algumas coisas sobre os felinos. Eu encontrei um gatinho filhote na rua e o adotei. Ele é um siamês + vira-latas. E des d q peguei ele, comecei a dar ração, porém ele deu uma diarreia q não passa, já troquei a ração mas nao adiantou. Notei q mesmo com a diarreia, ele engordou e até cresceu um pouquinho. Ele é muito brincalhão e comilão, mas as vezes ele faz suas necessidades parece q até sem ver. Ele está comigo a mais ou menos um mês, e eu gostaria d saber o porquê, e como acabar com essa diarreia. Eu também queria castra-lo. Alguém pode me ajudar com essa questão?

    Responder

    1. Olá, Júlia. Diarreia que não passa não é uma coisa normal e, mesmo que ele esteja engordando, isso pode ser sinal de algo um pouco mais sério. Procure um veterinário assim que puder e explique a situação. Ele deve passar alguns exames e alguns remédios para controlar no meio tempo. Mas é importante que vá na primeira oportunidade, ok?

      Abraços,
      Felipe.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *