Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Tempo de leitura: 10 minutos

Dicas para tirar as melhores fotos do seu gato

Confira dicas para tirar as melhores fotos do seu gato! 

Índice da matéria ‘Dicas para tirar as melhores fotos do seu gato’:

  1. A paciência é fundamental
  2. Tenha sua câmera pronta
  3. Procura de atenção
  4. Descer ao nível do seu gato
  5. Enquadre o seu gato
  6. Concentre-se nos olhos
  7. Iluminação para gatos
  8. Escolha da lente
  9. Gatos pretos e gatos brancos
  10. Dicas mais rápidas para quem não possui muita prática
  11. Por fim, tire muitas fotos

Para muitos de nós, os animais de estimação são uma parte tão importante de nossas vidas que os amamos como nossa própria vida, às vezes até mais!

É natural que a gente queira capturá-los na câmera e manter a memória perto do coração.

O problema é que tirar ótimas fotos de animais de estimação pode ser complicado, especialmente quando o animal é um gato obstinado.

Você pode ser apenas alguém que gosta de fotografar gatos no bairro. Seja qual for a sua história, vou te dar dicas para tirar as melhores fotos do seu gato.

A paciência é fundamental

Ao fotografar gatos, você deve esperar uma alta taxa de falhas. Quanto mais criterioso você se tornar como fotógrafo, mais esse é o caso.

Os gatos não são ideais para pessoas impacientes, já que eles não conseguem fazer poses por muito tempo.

No momento em que você finalmente conseguiu enquadrar a foto, é provável que eles andem até você e farejem a lente.

Se não isso, eles vão virar a cabeça no momento exato em que você soltar o botão para tirar a foto.

Adivinhar o que eles vão fazer a seguir é parte da diversão de tirar fotos de gatos. rs =D

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu GatoEle pode esconder os olhos e ficar ainda mais lindo parecendo estar com vergonha, assim você vai conseguir tirar as melhores fotos do seu gato!

Veja Também: Se Você Vir Seu Gato Fazendo Isso, Vá Para o Veterinário Imediatamente. Você Pode Provavelmente Salvar a Vida Dele

Tenha sua câmera pronta

Os gatos tendem a fazer poses engraçadas aleatoriamente, especialmente quando estão quase dormindo.

Para capturar esses momentos cômicos, é melhor ter sempre uma câmera à mão, mesmo que seja um celular.

Se você precisar ir até outro local pegar sua câmera antes de tirar uma foto, o gato provavelmente irá ouvir você e vai se mover.

Da mesma forma, se você está no quintal com seu gato, prepare sua câmera para algumas fotos do seu gatinho em ação ao ar livre. Você perderá ótimas fotos se primeiro precisar buscar seu equipamento em algum lugar, até mesmo na bolsa ou sacola.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Só com uma câmera em mãos, você conseguirá tirar as melhores fotos do seu gato, como essa.

Procura de atenção

Até agora, você saberá o quanto seu gato gosta de frustrar você em todas as suas tentativas de tirar fotos dele….rs

No entanto, existem táticas que você pode usar para obter as fotos que deseja.

Ao estar sozinho, aprenda a usar sua câmera com uma mão, mesmo que não seja uma “técnica de livro didático” quando o assunto é fotografia.

Configure tudo no modo automático para que você não precise mexer em configurações antes de tirar a foto.

Com a outra mão, você atrairá a atenção do seu gato, para assim tentar deixar mais fácil de tirar as fotos.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Os gatos também ficam intrigados com ruídos, então você pode fazer barulhos com um saco de papel para fazê-lo olhar para você.

Use um brinquedo de gato se você quiser uma imagem mais viva, mas a taxa de sucesso será menor.

Você tornará sua vida mais fácil se houver uma janela atrás ou ao seu lado, então muita luz natural cairá no rosto do seu gato.

Veja Também: Afinal, Qual é A Melhor Ração Para Gatos?

Descer ao nível do seu gato

Um erro comum cometido por fotógrafos de animais de estimação é que eles fotografam seu gato ou cão de uma altura humana. Isso raramente funciona bem.

Fotos de animais tiradas em seu próprio nível tendem a ter mais impacto e, mostram a personalidade do animal do ponto de vista de um igual.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Se você quiser capturar um gato no modo de caça, descer até o chão dá a sensação de ser a presa do gato e  ainda adiciona drama à foto.

Se for difícil adotar essas posições baixas, você conseguirá a mesma coisa usando uma câmera digital com tela giratória. Como os gatos gostam de escalar, você nem sempre terá que se inclinar para estar ao nível dos olhos.

Enquadre o seu gato

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Enquadrar seu gato na cena em um ambiente com grama alta, arbustos ou folhagens de árvores dá a foto mais profundidade.

Também cria a sensação de espiar o habitat natural do gato ou o seu mundo. É uma técnica que você costuma ver na fotografia da vida selvagem.

Dentro de casa você também pode enquadrar o seu gato, incluindo quaisquer cubículos ou esconderijos que os gatos geralmente gostam de ficar. Armários com toalhas confortáveis costumam ser um favorito frequente dos gatos.

Veja Também: Quantos Anos Vive Um Gato? Descubra O Tempo De Vida De Um Gato

Concentre-se nos olhos

Se você estiver tirando uma foto em close do seu gato, é importante ter certeza de que os olhos estão em foco.

Isso é surpreendentemente fácil de errar quando tiramos fotos de animais, já que é preciso apenas um pequeno descuido para se concentrar no nariz.

A câmera que você usa e o tamanho do sensor afetará a facilidade com que isso pode ocorrer.

Uma câmera de celular normalmente oferece muita profundidade de campo, por isso é difícil tirar os olhos do foco, enquanto uma SLR com um sensor maior, proporciona uma profundidade de campo menor e exige mais controle sobre a técnica.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Se você estiver tirando o retrato de um ângulo específico, tente focar o olho mais próximo, pois não parece natural ter apenas o olho mais distante. Esses mesmos princípios são geralmente aplicados a retratos humanos também. No entando, essas são apenas diretrizes, e você pode ignorá-los se quiser um efeito específico.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

O detalhe vai possilitar que você tira as melhores fotos do seu gato.

Veja Também: Como Adestrar Um Gato

Iluminação para gatos

Você provavelmente já viu fotos de pessoas tiradas à noite que exibem o efeito de olhos vermelhos.

Este é o resultado do uso de um flash. Vasos sanguíneos na parte de trás dos olhos humanos criam um reflexo vermelho.

Os gatos possuem uma camada reflexiva especial na parte de trás dos olhos que melhora a visão noturna. Isso faz com que uma variedade de cores seja devolvida quando um flash é direcionado a eles, mas normalmente será azul em um gatinho filhote e verde em um gato adulto.

Essas cores são mais atrativas do que vermelhas, mas ainda indesejáveis em sua foto.

Cobrir o flash com um softbox ajudará a evitar sombras fortes. Com a softbox você pode tirar fotos noturnas do seu gato sem esse “efeito demoníaco”. rs

A fotografia com flash de alta qualidade requer um investimento adicional em equipamentos, porém, não é estritamente necessária quando a luz da janela oferece uma alternativa fácil e eficaz.

Além disso, as câmeras digitais melhoraram muito em desempenho ISO elevado nos últimos anos, para que você possa tirar fotos com luz doméstica relativamente baixa e evitar ruídos excessivos na imagem.

A única desvantagem é que muitas vezes você será forçado a corrigir a cor criada pelas lâmpadas.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Tente fotografar seu gato do lado de fora quando o sol está baixo no céu.

Você conseguirá algumas fotos muito atraentes se a luz do sol pegar a pele do gato, o que exige que você fotografe em direção ao sol. Nessa situação, você pode, às vezes, usar um flash diretamente da sua câmera para obter um pouco de “flash de preenchimento”. O efeito de olho verde severo, que acontece à noite, não ocorre se o flash for diluído pela luz do dia. Isso evita que o próprio gato fique subexposto, o que é uma possibilidade quando se fotografa diretamente sob a luz do sol.

Escolha da lente

Uma lente de retrato em torno de 85-130 mm (ou equivalente) funciona bem com gatos, proporcionando distância suficiente para que eles não passem por você.

Se também for uma lente macro, como a clássica macro Tamron 90mm 1:1, você terá a opção de passar por algumas fotos de olhos de gatos ou até patas muito próximas.

Lentes mais largas, com cerca de 35mm, são boas para capturar fotos de corpo inteiro do seu gato. No outro extremo da escala, uma teleobjetiva longa permite uma maior distância, dessa forma você consegue ser mais seletivo em relação ao plano de fundo, pois terá um campo de visão mais estreito.

Você provavelmente usará uma lente menor em ambientes fechados, pois não precisará de muita luz para manter a foto nítida.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Câmeras compactas ou um celular normalmente permitem que você se aproxime do seu gato, mas saiba que essa proximidade distorce a perspectiva e os recursos. Apesar dessa desvantagem, as fotos resultantes costumam ser bastante agradáveis.

Gatos pretos e gatos brancos

Deixado os dispositivos trabalharem sozinhos, o medidor de exposição de sua câmera frequentemente subexporá um gato branco e, superexporá demais um gato preto, especialmente se ele ocupar uma grande parte da foto ou se tiver num fundo similarmente tonificado.

O gato branco parecerá cinza escuro e o preto perderá o brilho profundo de sua pele, com isso também parecerá acinzentado.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Você pode corrigir isso usando o recurso de compensação de exposição da câmera, discando uma ou duas paradas de superexposição para um gato branco ou subexposição para preto. Embora geralmente seja melhor fazer isso na câmera, você pode corrigir isso depois editando a foto no Photoshop, por exemplo.

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Perceba que você deve mesclar as dicas para tirar as melhores fotos do seu gato.

Dicas mais rápidas para quem não possui muita prática

Veja nesse vídeo algumas dicas mais rápidas para quem não possui muita prática:

(Link descrito no vídeo e grupo do facebook)

Por fim, tire muitas fotos

Se você também for um amante de gatos que ama seus filhinhos peludos, vai querer ter muitas fotos e lembranças do seu gatinho. Pense em sua personalidade e tente registrar seus vários traços na câmera. Tire muitas fotos, incluindo selfies de vocês juntos. Ame seu gato e comemore a vida!

Dicas Para Tirar As Melhores Fotos Do Seu Gato

Caso você queira que seu gato viva até o DOBRO da expectativa de vida esperada e fique mais tempo ao seu lado, para que vocês possam tirar ainda mais fotos juntos e aproveitar todo o amor que eles nos proporcionam, conheça o Guia para um gato de 14 vidas.

Clique aqui para saber mais.

Compartilhe as melhores fotos do seu gato com outras pessoas e clique em share e faça outras pessoas aprenderem essas dicas valiosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *