Dicas Para Acalmar Um Gato Durante Uma Tempestade

Tempo de leitura: 5 minutos

Dicas Para Acalmar Um Gato Durante Uma Tempestade

Essas são as melhores dicas para acalmar um gato durante uma tempestade! 

Índice da matéria ‘Dicas para acalmar um gato durante uma tempestade’:

  1. Dicas para acalmar um gato durante uma tempestade
  2. Mantenha seu gato dentro de casa
  3. Esteja ciente da sua linguagem corporal
  4. Fornecer esconderijos para o seu gato
  5. Bloqueie Ruído e Luz
  6. Terapia de Feromona para Gatos
  7. Suplementos Naturais
  8. Não force a interação
  9. Qual a conclusão que podemos tirar de tudo isso?

Dicas para acalmar um gato durante uma tempestade

Trovoadas podem ser muito inquietantes para os gatos.

Normalmente, quando se trata de nossos animais de estimação, a maior parte das pessoas pensa nos cães como os animais que ficam com medo durante uma tempestade, mas muitos gatos também ficam nervosos.

Se tempestades causarem ansiedade ao seu gato, aqui estão dicas para acalmar um gato durante uma tempestade.

Mantenha seu gato dentro de casa

Se o seu gato normalmente pode sair para seu quintal (no caso de você morar em uma casa e seu quintal for seguro para o bichano e sem risco de fugas) e você sabe que uma tempestade está se aproximando, leve-o para dentro de casa.

O lugar mais aterrorizante para um gato é estar bem no meio de uma tempestade. Por segurança, é aconselhável treinar seu gato para vir quando ele for chamado.
Eu recomendo isso para todos os gatos, mesmo os que só ficam dentro de apartamentos, mas se você mora em casa e seu gato tem acesso ao quintal, é especialmente importante.

Aproveite o tempo para ensinar seu gato a responder ao seu nome, usar petiscos é uma maneira fácil de ensinar um gato a vir quando chamado.

Veja aqui como adestrar seu gato e outras dicas.

Dicas Para Acalmar Um Gato Durante Uma Tempestade

Veja Também: Como Proteger Seu Gato Dos Fogos de Artifício

Esteja ciente da sua linguagem corporal

Se a tempestade te deixa nervoso, é provável que seu gato perceba essa ansiedade.

Os gatos são mestres em ler a linguagem corporal, sabem quando não estamos nos comportando e nos movendo de forma habitual como fazemos normalmente.

Seja consciente de seus movimentos e faça o seu melhor para retratar um comportamento calmo a seu gato.

Se o seu gato quer ficar com você, certifique-se de que seu comportamento esteja normal e descontraído. Você pode até mesmo distraí-lo com um pouco de tempo para brincadeiras, mas não force caso seu gato não queira.

Se você também quiser saber mais sobre a linguagem corporal do gatinho em si para entendê-lo melhor também recomendo a leitura desse artigo: Comportamento e Linguagem dos Gatos – Como Saber Se Você Tem Um Gato Feliz.

Dicas Para Acalmar Um Gato Durante Uma Tempestade

Fornecer esconderijos para o seu gato

O lugar mais reconfortante para o seu gato durante uma tempestade pode ser permanecer encolhido e escondido.

Por isso é importante fornecer várias opções de refúgio aconchegantes para ele.

Um “quarto seguro” ou uma cama estilo iglu pode fornecer a quantidade certa de conforto e segurança para um gato ansioso.

Dicas Para Acalmar Um Gato Durante Uma TempestadeAlguns gatos podem precisar de mais de um esconderijo, como um armário.

Se o seu gatinho quiser se esconder lá, providencie um pequeno refúgio dentro do armário ou coloque uma caixa por lá forrada com uma toalha.

Bloqueie Ruído e Luz

Embora seja impossível bloquear todas as batidas do trovão e brilhos de relâmpagos, tente reduzir o efeito colocando seu gato em uma sala sem janelas ou, pelo menos, certifique-se de que cortinas ou persianas estejam fechadas.

Tocar música suave pode ajudar a amortecer alguns dos sons assustadores.

Dicas Para Acalmar Um Gato Durante Uma Tempestade

Terapia de Feromona para Gatos

Os produtos de feromonas sintéticos imitam os feromônios naturais calmantes que os gatos possuem.

Algumas pessoas acham que os produtos funcionam bem com seus gatos, mas outros não. Se você quiser experimentá-lo, compre um desses em sua loja local de produtos para animais de estimação ou on-line.

Os feromônios sintéticos também vêm em forma de spray e você pode borrifar a cama ou a área que seu gato costuma ficar cerca de 20 minutos antes.

Veja com seu veterinário se ele possui recomendações.

Veja também: Como proteger seus gatos de 7 doenças que são causados pelos próprios donos. 

Suplementos Naturais

Se seu gato não se acalmar durante as tempestades, não importa o que você tenha tentado, converse com seu veterinário perguntando se um suplemento natural contendo L-teanina seria benéfico.

Claro, seu veterinário também pode dar alguma outra solução mais relevante e específica para o caso do seu gatinho, somente ele poderá dizer com certeza.

Não force a interação

Não force seu gato a sair de um esconderijo ou force-o a estar em seus braços. Isso fará com que ele se sinta ainda mais aterrorizado.

Deixe-o determinar onde ele está mais confortável. Crie um ambiente calmo, mas dê ao seu gato a escolha de onde ele quer estar.

Alguns gatos podem se distrair com uma brincadeira, mas outros podem querer nada mais do que se enroscar no canto do armário.

Dicas Para Acalmar Um Gato Durante Uma Tempestade

Qual a conclusão que podemos tirar de tudo isso?

Essas são as melhores dicas para acalmar um gato durante uma tempestade. São eficientes e podem ser aplicadas em qualquer gato.

Portanto, essas dicas somadas ao amor que você tem pelo seu gato farão com que ele fique calmo e feliz, mesmo durante uma tempestade.

Se quiser aprender mais dicas como essa e prolongar a saúde e vida do seu gato, conheça o Guia para Um Gato de 14 vidas.

Espero que tenha gostado desse artigo e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *