Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Tempo de leitura: 8 minutos

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Veja como se exercitar e brincar com um gato:

Índice da matéria ‘como se exercitar e brincar com um gato’:

  1. Por que exercitar seu gato?
  2. Quanto tempo o seu gato deve se exercitar?
  3. Como se exercitar e brincar com um gato – dicas para atividade criativa
  4. Conclusão: siga esses passos para exercitar e brincar com um gato

Você se preocupa que o seu gato doméstico não está fazendo exercício o suficiente? 

Mesmo que os gatos tenham um ótimo metabolismo para animais que passam tanto tempo dormindo (vida boa…rs =D), eles ainda precisam de alguma atividade física para mantê-los longe de uma vida sedentária e de uma eventual obesidade ou outros problemas de saúde.

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Ao contrário dos cães, a maioria dos gatos não passeiam de coleira na rua como forma de se exercitar (claro, embora não seja comum isso é possível, e aqui você pode ver umas dicas sobre como fazer isso).

Por conta disso pode ser que você precise usar um pouco de imaginação para encontrar maneiras de incentivar seu gato a ser mais ativo. Brincar com o seu gato pode ser uma ótima forma de fazer isso enquanto você aumenta seus laços com seu filhinho peludo. Só é preciso algumas ideias criativas para manter seu gato entretido e ativo!

Por que exercitar seu gato?

Atividades físicas fazem muito bem à saúde dos nossos animais de estimação, pois além de ajudar a manter um peso corporal saudável e os músculos tonificados e fortes, também mantém a mente de nossos gatinhos sempre ativa e alerta.

O exercício também é divertido para os gatos e nos oferece a oportunidade de fortalecer o relacionamento com nossos filhos peludos.

Há muitas maneiras de envolver seu gato em jogos e brincadeiras, e a maioria delas não gasta muito do seu tempo e nem mesmo seu dinheiro.

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Dependendo da idade, peso, temperamento e interesses do seu gato, você poderá criar uma área onde seu gato possa brincar e escalar.

Árvores de gato e arranhadores são ideais para este tipo de atividade. Se você é bom com ferramentas, você pode construir seus próprios itens de enriquecimento ambiental para gatos,caso contrário poderá adquirir em alguma pet shop próxima a sua casa ou on-line. Se o seu gato está relutante para brincar, você pode precisar se envolver mais nas brincadeiras.

Veja Também: 07 Doenças Que Os Tutores Causam Em Seus Gatos Sem Querer E Como Evitar Que isso Ocorra

Quanto tempo o seu gato deve se exercitar?

Você deve tentar gastar cerca de 10 a 15 minutos algumas vezes por dia engajando seu gato em alguma forma de atividade.

Gatos filhotes geralmente tomam a iniciativa de envolver você em brincadeiras, ou eles encontrarão seu próprio entretenimento. Gatos jovens tendem a se divertir com facilidade e provavelmente vão querer continuar a brincar mesmo depois de você já ter ficado cansada(o). rs

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Gatos mais velhos e com excesso de peso são um pouco mais difíceis de envolver em brincadeiras. Eles geralmente não possuem resistência para ficar um tempo prolongado de brincando e fazendo exercícios.

Nesse caso comece com alguns minutos de exercícios e brincadeiras de cada vez, algumas vezes por dia. Depois de encontrar algo que envolva o interesse do seu gato, experimente diferentes versões dessa atividade. Além disso, procure ir aumentando gradualmente o tempo gasto brincando.

Veja Também: Se Você Vir Seu Gato Fazendo Isso, Vá Para o Veterinário Imediatamente. Você Pode Provavelmente Salvar a Vida Dele

Como se exercitar e brincar com um gato – dicas para atividade criativa

As atividades que estimulam os instintos de caça naturais de um gato são geralmente a melhor aposta.

Ratos

Pequenos ratos peludos controlados por motor e movidos a bateria são ótimos para chamar a atenção de um gato. Até mesmo os ratos econômicos não motorizados são atraentes; você terá que fazer todos os movimentos simulados do rato usando uma corda anexada ao rato.

Brinquedos de plumas

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Os brinquedos de plumas são réplicas de pássaros, e muitas vezes estão presos ao final de um bastão ou corda para que você possa imitar os movimentos de um pássaro para seu gatinho.

Esse é um dos objetos favoritos de um gato para perseguição.

Atenção: seu gato nunca deve ter acesso a brinquedos de penas sem supervisão, uma vez que podem ser muito perigosos caso ingeridos.

Todo mundo sabe quanto os gatos filhotes adoram um simples pedaço de lã!

Um pedaço de fita grossa, cadarço ou fio pode ser mexido pelo chão ou por baixo de uma porta fechada – com você de um lado da porta e o gato do outro – fora do alcance do gato.

Vale lembrar que diversos gatos mais velhos que não foram acostumados a esses objetos podem acabar ignorando a brincadeira, mas ainda assim não faria mal tentar com o seu gatinho mais velho para ver como ele reage.

Apenas lembre-se de colocar a corda e as fitas longe do alcance do gato depois das brincadeiras. Muitos bloqueios intestinais de emergência poderiam ter sido evitados se a corda não tivesse sido deixada para o gato engolir.

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Raio de Luz

Outra das brincadeiras favoritas de um gato é o raio de luz. Se você já tem uma pequena lanterna, pode tentar fazer com que seu gato a persiga.

Os ponteiros laser são ainda melhores, já que o pequeno raio de luz parece ser um inseto, e os gatos gostam de caçar insetos.

Lembre-se também de ir com calma na brincadeira com a luz, ou você pode ter seu gato tentando subir nas prateleiras para pegá-la e acabar com objetos quebrados no chão. rs

Além disso, evite piscar o feixe diretamente nos olhos do seu gato e também não exagerar muito nessa brincadeira, uma vez que seu gato poderá ficar frustrado por nunca “pegar a luz”.

Caixas

Tente manter a casa divertida para o seu gato usando objetos que você já tenha em casa. E acho que você já sabe qual é o objeto mais clássico para um gato, não é verdade? rs

Sim! Caixas! =D

Caixas vazias com buracos cortados para o gato entrar tornam-se grandes “cavernas”, dependendo do tamanho ainda pode ter lá dentro brinquedos e arranhadores.

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Ah, e se quiser saber o porquê dos gatos amarem tanto caixas, dá uma lida nessa matéria também: Porque Gatos Amam Entrar em Caixas? 😉

Sacos de papel

Sacos de papel também são divertidos para engatinhar lá para dentro e se esconder, mas evite os sacos de plástico; você não quer arriscar que seu gato sufoque acidentalmente.

Além disso tome cuidado também com anéis de plástico, papel higiênico vazio, rolos de papel toalha, bichos de pelúcia, etc. Basta ter cuidado para que nenhum desses “brinquedos” caseiros possa se tornar um risco de asfixia para seu gatinho.

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Árvores de gato

Árvores de gato atraem gatos para escalar, e isso faz com que eles usem seus músculos, e de quebra naturalmente também desgasta as pontas de suas garras.

Obstáculos

Se você tiver espaço, monte um obstáculo para gatos em sua casa para que seu gato possa pular de um lugar para outro para chegar ao próximo poleiro. Existem sistemas de prateleiras pré-fabricados que você pode encontrar on-line, ou pode construir um sistema próprio, com prateleiras que vão do piso ao teto em um padrão de degraus.

Algumas pessoas vão adicionar uma prateleira de altura máxima para que seus gatos possam subir e pular até encontrar um bom local onde possam vigiar seu “reino felino”.

Se você tem um quintal pode construir ou comprar objetos de enriquecimento ambiental para que ele use ao ar livre, isso permitirá que seu gato esteja fora de casa e em contato com a natureza ao mesmo tempo que está sem os perigos da rua. Só acompanhe seu gato e certifique-se para que ele não fuja.

Rodas de exercício

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Finalmente, se seu gato realmente precisa perder algum peso, existem rodas de exercícios – como as rodas feitas para hamsters – mas feitas apenas para gatos. As rodas de exercício não ocupam muito espaço e permitem que os gatos corram e corram na “direção” de algum conteúdo que o agrada.

Veja Também: Afinal, Qual É A Melhor Ração Para Gatos?

Conclusão: siga esses passos para exercitar e brincar com um gato

Com alguma imaginação e o compromisso de gastar pelo menos um tempo todos os dias na atividade do seu gato, você descobrirá que você e seu filhinho peludo estarão desfrutando de uma vida cada vez mais saudável e alegre.

Como Se Exercitar E Brincar Com Um Gato

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Espero que você também tenha gostado da matéria! Se gostou, deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos que também amam gatos.

(Ahhhh! E Clique no botão nesse botão “Share” do Facebook, aqui embaixo, e compartilhe essa matéria com outros amantes de gatos!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *